Cachaça Tellura

Exportação de cachaça cresce quase 30% e indica retomada após pandemia

por Redação

Após dois anos de pandemia e recessão mundial, a exportação da cachaça, denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, voltou a crescer e ganhar destaque fora do país.

Segundo o balanço do setor no Anuário da Cachaça 2021, divulgado na última quinta-feira (13/10), a exportação brasileira de cachaça experimentou uma significativa recuperação em 2021 frente ao cenário de 2020, com um crescimento de 29,5% no volume exportado. No ano passado, a cachaça foi exportada para 67 países, sendo o Paraguai, a Alemanha e os Estados Unidos os principais destinos. 

Cachaça Tellura, produzida no interior do Rio de Janeiro, é uma das cachaçarias brasileiras que começou recentemente a exportar a bebida para países como França e Portugal e já prepara uma nova expansão para a Europa no próximo ano.  

Cachaça Tellura

Cachaça Tellura (Foto: Filico)

“Iniciamos a exportação da nossa cachaça para a Europa em 2020 e a expectativa é ampliar ainda mais a participação da Tellura no mercado internacional, especialmente nesse momento de retomada da economia, após os reflexos da pandemia mundial”, ressalta Carlos Alberto Correa, Diretor da Cachaça Tellura e Vice-Presidente da Associação de Produtores de Cachaças do Estado do Rio (Apacerj). 

Atualmente, a França é o país europeu com maior número de vendas da Cachaça Tellura e, com a retomada do setor após a pandemia, a Tellura dará início a sua exportação também para a Espanha, em 2023. 

Entre as preferências do mercado de exportação está o rótulo da Tellura Amburana, armazenado por 3 anos em tonéis de Amburana e Jequitibá, que ganhou destaque internacional com o prêmio ‘Revelação Spirits Selection’ e a grande medalha de ouro do Concurso Mundial de Bruxelas deste ano. A bebida concorreu com rótulos de mais de 60 países e foi julgada por um painel internacional com 120 especialistas – representando 34 nacionalidades.  

Ainda de acordo com o Anuário da Cachaça 2021, no que se refere ao valor da mercadoria exportada, a Europa se destaca com sete países entre os dez principais parceiros econômicos na compra de cachaça. O continente foi responsável por um mercado de US$ 6.238.439. 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via