Exposição “bab_ado” ocupa a Queerioca e inaugura a nova residência de artes visuais do espaço

Fernando Codeço - Pesca fantasma

A Queerioca, centro cultural dedicado à resistência e à celebração da arte e da cultura LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro, inaugura no próximo dia 14 de dezembro, às 17h, a exposição coletiva “bab_ado“, reunindo os trabalhos dos participantes da última residência artística da Bienal Anual de Bûzios (bab). Com curadoria do artista visual Armando Mattos, a mostra em cartaz até junho de 2025 apresenta obras inéditas e peças do acervo da bab, conectando os 15 anos de trajetória do projeto ao público carioca.

“Pela primeira vez em 15 anos, a bab bienal apresenta a experiência de seus participantes numa mostra fora de seu espaço de atividades. Esse convite da Queerioca é um desafio, pois abre espaço para uma nova experiência do Projeto, antes circunscrita à prática e discussão de situações artísticas experimentais, para apresentar o resultado dessa pesquisa a um público mais amplo, no Rio de Janeiro”,  explica Armando Mattos, também coordenador do Núcleo Educativo e Pesquisa do Instituto Gilberto Chateaubriand.

Arte, território e hospitalidade

Com 25 obras, a mostra reúne produções inéditas da 16ª edição da bab, bienal  anual búzios, realizada em 2024, além de destaques de edições anteriores. São trabalhos de artistas consagrados que exploram temas como deslocamento, meio ambiente e convivência. “O projeto bab sempre buscou ir além da criação de objetos. É sobre experimentação e convivência sensível entre artistas, público e a natureza, permitindo que esses encontros afetem suas produções”, comenta Mattos. 

Trazendo ao Rio uma seleção de processos criativos e produções vivenciadas na sede da bienal, “bab_ado” expande a ideia de hospitalidade, oferecendo ao público da Queerioca um olhar único sobre as relações entre arte, afeto e espaço. “Esses elementos orientaram todas as edições do projeto desde sua estreia, em 2008, com a participação de Anna Bella Geiger, Artur Barrio e Ivald Granato (in memoriam)”, ressalta o curador.

Desde o fim da pandemia, a bab bienal conta com sede própria em Búzios (RJ), que opera como residência artística, promovendo encontros entre artistas, críticos e curadores. As atividades incluem mapeamentos culturais e imersões na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Registros desses processos estão disponíveis no site da Bab Bienal (www.babbienal.com) e na revista Babel Art Mag (www.babelartmag.com).

Diversidade artística 

A 16ª edição da Bab Bienal inaugurou um modelo de curadoria compartilhada com os artistas Daniel Toledo, Felippe Moraes e a curadora Amanda Abi Khalil, cujas práticas dialogam com os temas centrais da bienal, como hospitalidade, abrigo e meio ambiente.

Redimensionada por Armando Mattos para o público da Queerioca, esta versão da exposição valoriza registros documentais de experiências efêmeras, performances e ensaios artísticos. Entre os destaques estão:

  • Kika Moraes (fotografia e objetos)

  • Rodolfo Viana (fotografia)

  • Fernando Codeço (instalação/print)

  • Rafaela Rocha (foto/vídeo)

  • Paula Scamparini (fotografia)

  • Camila Rocha (desenho de observação)

  • Karola Braga (instalação olfativa)

  • Bernardo Backer (fotografia)

  • Raphael Medeiros (objeto)

  • Edu Barros (pintura)

  • Armando Mattos (escultura)

  • Felippe Moraes (objeto)

  • Daniel Toledo (fotografia)

  • Andy Villela (desenho)

Além disso, o acervo do projeto traz para o espaço LGBTQIAPN+ carioca algumas das obras de nomes como Anna Bella Geiger, Panmela Castro, Laura Lima, Opavivará!, Marcos Bonisson, Luciano Bogado e Brigida Baltar (in memoriam), entre outros.

Debates e lançamento da revista Babel Art Mag

A programação desta nova residência de artes visuais na Queerioca inclui debates e rodas de conversa com artistas, curadores e críticos que participaram da bab bienal, abordando temas como deslocamento, memória e os desafios da arte contemporânea para expor questões do meio ambiente natural e urbano. Durante a abertura, será lançada a última edição da revista babEL Art Mag, que registra as obras da edição de 2023 da Bienal.

bab_ado residência 

inéditos, reativações, acervo

  1. anna bella geiger 

  2. laura lima

  3. andy villela 

  4. edu barros 

  5. raphael medeiros 

  6. brigida baltar

  7. kika motta

  8. rafaela rocha 

  9. daniel toledo 

  10. rodolfo viana 

  11. marcos bonisson 

  12. karola braga

  13. felippe moraes 

  14. fernando codeço 

  15. suely farhi 

  16. opavivará!

  17. camila rocha 

  18. andre sheik

  19. paula scamparine 

  20. panmela castro

  21. bernardo ramalho 

  22. armando mattos

  23. amanda abi khalil

  24. mariana leme

  25. isadhora muller 

  • Exposição
  • Vídeo
  • Palestra
  • Revista

Serviço:

Exposição ”bab_ado” [Gratuito] 

Abertura: 14 de dezembro de 2024 às 17h

Inauguração da nova residência de artes visuais com mostra coletiva reunindo obras de 25 artistas contemporâneos participantes da Bienal Anual de Búzios (bab), sob curadoria de Armando Mattos. Fotografias, pinturas, esculturas objetos de nomes como Kika Moraes, Felippe Moraes, Daniel Toledo, Raphael Medeiros, Paula Scamparini, Edu Barros, Anna Bella Geiger, Marcos Bonisson, Laura Lima, Andy Villela, Opavivará!, entre outros. Em cartaz até junho de 2025.

Queerioca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro

Capacidade: 200 lugares

Horário de funcionamento:  

Terça a sexta: das 14h às 22h

Sábado: das 10h à meia-noite

Domingo: das 18h às 22h

E-mail para contato:  queerioca@queerioca.com

Instagram: @queerioca

Site: www.queerioca.com

Assessoria de comunicação:

Rafael Millon: rafaelmillon.cultura@gmail.com I 21 98558-9849

Felipe Maciel: fmaciel.comunicacao@gmail.com  I 21 98158-4599

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!