Exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais”, em cartaz no Instituto CPFL, aproxima o Brasil de uma das civilizações mais tradicionais do mundo

A partir de 5 de setembro, Campinas recebe a exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais”, uma experiência imersiva e sensorial que aproxima o público brasileiro de uma das civilizações mais antigas e fascinantes do mundo. A mostra, que estará em cartaz na sede do Instituto CPFL e faz parte da programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, valoriza a conexão entre pessoas, o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento dos laços culturais entre Brasil-China.

Com ambientações temáticas, recursos de realidade aumentada e atividades interativas, a exibição inédita convida visitantes de todas as idades a conhecerem os mitos, lendas e festivais tradicionais que moldaram a cultura chinesa ao longo dos séculos. “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais” tem assinatura e produção da YDreams Global.

“Para nós, é motivo de orgulho apresentar uma exposição que conecta o público brasileiro a uma das civilizações mais antigas e fascinantes do mundo. É uma verdadeira celebração da sabedoria ancestral chinesa e um exemplo de como a arte e a cultura têm o poder de aproximar países. A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China tem justamente a missão de fomentar esses encontros e promover o intercâmbio de ideias, histórias e valores que ampliam o olhar sobre o mundo e celebram a amizade entre os dois países”, observa Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

“A exposição China Milenar é um convite à descoberta de uma das culturas mais antigas e fascinantes da humanidade. Ao transformar mitos, festivais e símbolos tradicionais em uma experiência imersiva, buscamos despertar o encantamento e o respeito pela sabedoria ancestral chinesa. Esta mostra especialmente desenhada para o Instituto CPFL em Campinas é também uma forma de fortalecer os laços culturais entre os dois países”, reforça Karina Israel, CEO da YDreams Global.

Da origem do universo ao Panda: descubra os destaques da exposição

Logo na entrada, o visitante é conduzido ao fascinante universo da Cosmogonia Chinesa, nome dado ao conjunto de narrativas míticas sobre a origem do universo segundo determinada cultura. O percurso tem início com vídeo que apresenta a lenda de Pangu, o ser primordial que, com o seu machado, rompeu o “ovo cósmico”, separando o céu e a terra. A partir desse enredo, são introduzidos os elementos pesados (yin) e leves (yang), que deram origem ao universo como o conhecemos, revelando as bases da antiga compreensão chinesa sobre a formação do universo e a criação dos cinco elementos — madeira, fogo, terra, metal e água — que, em movimento circular, simbolizam o ciclo da vida.

Na sequência, o público mergulha no mundo dos quatro guardiões celestiais: Dragão Azul, Tigre Branco, Pássaro Vermelho e Tartaruga Negra – figuras centrais em rituais e celebrações. Aqui os visitantes descobrem a origem dessas criaturas, suas histórias e suas conexões com a mitologia e os grandes eventos da cultura chinesa. E ainda podem, por meio de realidade aumentada, vivenciar uma experiência para compartilhar.

O caminho leva, então, a uma área dedicada ao Ano Novo Chinês, celebração de 15 dias que festeja o início do ano novo lunar. Ele tem origem na lenda de Nian (Ano), uma besta feroz que aterrorizava os vilarejos. A cenografia recria uma vila tradicional, onde os visitantes são convidados a interagir com uma projeção da criatura mitológica e “expulsá-la” utilizando lanternas virtuais vermelhas, cor que o monstro abomina.

Encerrando as celebrações do Ano Novo Chinês, o Festival das Lanternas simboliza renovação e esperança. Esta área destaca a beleza das lanternas iluminadas que enchem os céus da China e a tradicional Dança dos Dragões, que marca o fim do ciclo lunar. Os visitantes participam de uma experiência imersiva entrando em uma sala de espelhos com lanternas brilhantes suspensas, recriando o espetáculo mágico desse festival. Antes de entrar na sala os visitantes veem imagens sobre o festival. Na etapa seguinte, o Festival da Lua é apresentado em um ambiente que remete à colheita e ao encontro familiar. Considerado o maior feriado outonal chinês, ocorre quando a lua está em seu auge, reunindo famílias para agradecer pela abundância e compartilhar o tradicional bolinho da lua, símbolo de união e prosperidade.

A celebração se conecta à lenda da Deusa Chang’e, que habita a lua e é reverenciada por sua relação com a longevidade e a fartura. E com telescópios contemplam a história de amor de Chang’e e como chegou à lua e conheceu o coelho Jade, que faz o elixir sagrado. Para encerrar a jornada, a última área da exposição é dedicada ao Panda, ícone do equilíbrio entre homem e natureza na cultura chinesa. Em meio a uma floresta com cerca de 30 elementos da fauna, flora e mitologia chinesa, as crianças podem colorir pandas digitais e ver suas criações ganharem vida nas paredes do espaço, ao lado de um animatrônico interativo que representa o animal.

Serviço

Exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais”

  • Quando: de 5 de setembro a 8 de novembro
  • Horários: 9h às 18h | Sábados: 10h às 16h
  • Entrada: gratuita
  • Local: Instituto CPFL
  • Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, nº 1632, Chácara Primavera, Campinas-SP.

Agendamento para visitas guiadas:
E-mail: agendamento@ydreams.com.br
Telefone: Larissa Fernandes – 11 97841-4558

Instituto CPFL

Desde 2003, o Instituto CPFL (ICPFL) é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, desenvolvendo projetos nas áreas de esporte e cultura como instrumentos estratégicos de transformação social nas comunidades onde o grupo atua. Alinhados à Estratégia ESG do Grupo CPFL, nosso objetivo é gerar impactos positivos e duradouros e construir um futuro promissor para a sociedade por meio de cinco frentes de atuação: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais e Café Filosófico CPFL. O Instituto CPFL tem sido referência no setor, aplicando com excelência as leis governamentais de incentivo às ações sociais e culturais. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

YDreams Global

A YDreams Global é referência internacional em experiências imersivas, interativas e multissensoriais que unem tecnologia sensorial, design imersivo e storytelling para transformar espaços físicos em vivências impactantes. Pioneira no desenvolvimento de ambientes phygital — que integram os mundos físico e digital —, a empresa cria exposições sensoriais, instalações interativas e centros de experiência que emocionam, engajam e conectam pessoas a marcas, conteúdos e causas. Com sede em São Paulo e Rio de Janeiro, atua há mais de duas décadas cocriando soluções inovadoras para museus, shopping centers, instituições culturais e empresas como Nubank, Embraer, Bradesco e Natura. Seu portfólio inclui exposições permanentes, como o Museu Olímpico do Rio e o Museu de Arte e Ciência de Campina Grande; projetos imersivos com inteligência artificial, como Eu, Ayrton Senna da Silva (com uso pioneiro de IA); e grandes mostras culturais em espaços de alto fluxo, como Tarsila para Crianças, Paisagens de Van Gogh e Bob Esponja – A Experiência. São mais de 6 mil experiências entregues em 1.700 projetos realizados em 30 países.

Related posts

Coletivo Zagut do Fashion Mall recebe exposição “Cidade Maravilhosa 2026”

Aruane Garzedin apresenta exposição individual no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

”Cartografia Pictórica da Memória” ocupa o Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João