Exposição “Coisas da China” estreia com sucesso e emociona público no Aeroporto Santos Dumont

Na última quarta-feira (10), o Aeroporto Santos Dumont foi palco de uma noite inesquecível com a inauguração da exposição “Coisas da China”. O evento atraiu um grande público, que prestigiou apresentações artísticas e momentos de integração cultural.

A abertura foi marcada pela participação de crianças da Escola Chinesa Internacional e dos projetos sociais Recriando Raízes, de Costa Barros, e Crianças Felizes, do Complexo do Alemão.

“Foi muito marcante ver o Luciano, do projeto Crianças Felizes, conduzindo o Recriando Raízes e promovendo esse intercâmbio entre as comunidades. A imagem deles juntos, a menina tocando, a troca de bandeiras, depois a belíssima apresentação do Recriando e, em seguida, as crianças da escola chinesa batendo palmas e aplaudindo, mostrou exatamente a força desse encontro cultural. E ainda tivemos a contribuição da Camila, da escola Villa Lobos, que também foi especial nesse momento cantando duas músicas em mandarim”, conta Aline Miranda, organizadora do evento.

A música trouxe ainda mais emoção: crianças dos projetos sociais cantaram canções brasileiras, reforçando o espírito de integração.

A noite foi encerrada com um coquetel aberto ao público, que promoveu a integração entre artistas, educadores, autoridades e convidados em clima de celebração.

A exposição

“Coisas da China” é uma mostra fotográfica imersiva que combina inteligência artificial e tecnologia interativa para revelar uma China onde tradição e inovação caminham lado a lado. Nas 13 obras apresentadas, o fotógrafo Rafael Vaz, do estúdio United Brains, utiliza ferramentas de IA para criar uma narrativa visual que rompe estereótipos e destaca tanto a força humana quanto o protagonismo tecnológico do chamado “grande dragão”.

A exposição também traz as esculturas Corações Bomba, do artista visual Z’. Inspiradas nos princípios do Chi Kung (Qigong) — prática milenar chinesa voltada à energia vital e à longevidade —, as obras unem dois símbolos poderosos: o coração, representação das emoções, e a bomba de pavio, metáfora para aquilo que pode explodir e gerar destruição.

A exposição “Coisas da China” é uma realização da Touchers Transmídia e Duque Produções, com direção comercial de Aline Miranda e produção executiva de Sonny Duque e Mario Nakamura.

A mostra ficará em cartaz no aeroporto até o dia 10 de outubro, com entrada gratuita, permitindo que passageiros e o público em geral tenham acesso a essa fusão entre arte, tradição e inovação.

Serviço

Exposição “Coisas da China”

  • Data de abertura: 10 de setembro de 2025
  • Encerramento: 10 de outubro de 2025
  • Horário: a partir das 18h
  • Funcionamento: Segunda a domingo – 06h às 22h
  • Local: Saguão de desembarque do Aeroporto Santos Dumont – Centro – Rio de Janeiro
  • Curadoria: Carlos Dimuro
  • Realização: Touchers Transmídia e Duque Produções
  • Entrada gratuita

Related posts

16ª exposição Contemporâneo na Caixa Cultural São Paulo destaca arte têxtil como expressão do feminino

Instituto Manga, em Paraty (RJ), abre convocatória para seleção de fotografias para “Mostra Territorialidades Daqui’

“Upcycled Factory’ é a primeira individual do artista EZO, reconhecido por transformar materiais descartados em arte e mostrar o cotidiano dos subúrbios do Rio