Na última quarta-feira (10), o Aeroporto Santos Dumont foi palco de uma noite inesquecível com a inauguração da exposição “Coisas da China”. O evento atraiu um grande público, que prestigiou apresentações artísticas e momentos de integração cultural.
A abertura foi marcada pela participação de crianças da Escola Chinesa Internacional e dos projetos sociais Recriando Raízes, de Costa Barros, e Crianças Felizes, do Complexo do Alemão.
“Foi muito marcante ver o Luciano, do projeto Crianças Felizes, conduzindo o Recriando Raízes e promovendo esse intercâmbio entre as comunidades. A imagem deles juntos, a menina tocando, a troca de bandeiras, depois a belíssima apresentação do Recriando e, em seguida, as crianças da escola chinesa batendo palmas e aplaudindo, mostrou exatamente a força desse encontro cultural. E ainda tivemos a contribuição da Camila, da escola Villa Lobos, que também foi especial nesse momento cantando duas músicas em mandarim”, conta Aline Miranda, organizadora do evento.
A música trouxe ainda mais emoção: crianças dos projetos sociais cantaram canções brasileiras, reforçando o espírito de integração.
A noite foi encerrada com um coquetel aberto ao público, que promoveu a integração entre artistas, educadores, autoridades e convidados em clima de celebração.
A exposição
“Coisas da China” é uma mostra fotográfica imersiva que combina inteligência artificial e tecnologia interativa para revelar uma China onde tradição e inovação caminham lado a lado. Nas 13 obras apresentadas, o fotógrafo Rafael Vaz, do estúdio United Brains, utiliza ferramentas de IA para criar uma narrativa visual que rompe estereótipos e destaca tanto a força humana quanto o protagonismo tecnológico do chamado “grande dragão”.
A exposição também traz as esculturas Corações Bomba, do artista visual Z’. Inspiradas nos princípios do Chi Kung (Qigong) — prática milenar chinesa voltada à energia vital e à longevidade —, as obras unem dois símbolos poderosos: o coração, representação das emoções, e a bomba de pavio, metáfora para aquilo que pode explodir e gerar destruição.
A exposição “Coisas da China” é uma realização da Touchers Transmídia e Duque Produções, com direção comercial de Aline Miranda e produção executiva de Sonny Duque e Mario Nakamura.
A mostra ficará em cartaz no aeroporto até o dia 10 de outubro, com entrada gratuita, permitindo que passageiros e o público em geral tenham acesso a essa fusão entre arte, tradição e inovação.
Serviço
Exposição “Coisas da China”
- Data de abertura: 10 de setembro de 2025
- Encerramento: 10 de outubro de 2025
- Horário: a partir das 18h
- Funcionamento: Segunda a domingo – 06h às 22h
- Local: Saguão de desembarque do Aeroporto Santos Dumont – Centro – Rio de Janeiro
- Curadoria: Carlos Dimuro
- Realização: Touchers Transmídia e Duque Produções
- Entrada gratuita