Aninha Portal lançou recentemente a exposição “ Guardiãs do Samba”na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres , no centro de Itaboraí. A multi-artista paraense faz uma homenagem às mulheres sambistas e ao universo feminino: Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Tia Gessy, Clementina de Jesus, Dorina, entre outras estão retratadas em 53 telas.
A exposição traz uma explosão de cores, texturas e flores que nos remetem à primavera. Usando acrílica sobre tela, arte abstrata, pontilhismo e colagem; a artista coloca sua visão da alma feminina, em uma exposição alegre e muito colorida. Ao todo serão 56 mulheres homenageadas.
“O título, GUARDIÃS DO SAMBA, vem do meu entendimento de que, todos ou todas, no caso, que amamos o Samba, que vivemos e militamos em prol desse Patrimônio Brasileiro, somos Guardiões/Guardiãs, responsáveis por sua manutenção, preservação, continuidade… responsáveis por salvaguardar o legado deixado por tantas desbravadoras, como Tia Ciata, Dona Ivone Lara e tantas Deusas do Samba, que abriram caminho, lutaram para que hoje a Mulher ocupasse o seu lugar e fosse respeitada como Sambista de fato e de direito. A exposição homenageia essas Matriarcas e a nova geração que não deixa o samba morrer.
” declara a artista”
Convidada pelo gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, Alan Mota, a artista usou o Outubro Rosa, a primavera e a Mulher Sambista, como fontes de inspiração para a idealização desta exposição.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO GUARDIÃS DO SAMBA
POR Aninha Portal
Data: até o dia 06 de Novembro
Local: Casa de Cutura Heloisa Alberto Torres
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto 303- Centro-Itaboraí
Horário: 3ª a 6ª (09h às 18h) e Sábados (17h às 21h)
GRATUITO