Exposição Salvificos

Exposição gratuita une afrofuturismo e games em Duque de Caxias

Instalação interativa também conta com sinalização em braille

por Redação

Descobrir suas próprias raízes para valorizar sua história. A partir desta máxima, o artista Eduardo Salvino criou a exposição “Salvíficos Movimento #1 – Ensaio Mnemônico”, que fica disponível no SESC Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, até o dia 15 de dezembro. Gratuito e livre para todas as idades, a instalação interativa usa software de reconhecimento facial para investigar a origem genética dos afrodescendentes brasileiros. 

Em formato de arcade game – muito popular nas décadas de 80 e 90 na periferia carioca – a exposição evoca reflexões sobre a diáspora africana, enquanto convida usuários de fenótipos variados a repensar o seu lugar. De forma lúdica, o jogo traz trilha sonora diferenciada para cada “reino africano” e traz em sua estética padrões remetendo ao chamado afrofuturismo.

Para entender o futuro é preciso conhecer o passado. E assim, a exposição leva o usuário até o início do século XIX, na chamada “Missão artística francesa no Brasil”, que registrou o cotidiano no Brasil Colônia. Esta série de imagens e pinturas revelaram nomes como Johann Moritz Rugendas e Jean-Baptiste Debret, que registraram características físicas dos escravizados. Por meio do software de reconhecimento facial, essas definições fenotípicas se tornam modelos, templates, padrões indexados e hospedados na plataforma e, assim, sugerem acordos e desacordos com as características dos rostos dos usuários, além dos possíveis graus de ascendência. 

A exposição “Salvíficos Movimento #1 – Ensaio Mnemônico” é uma instalação interativa baseada em arcade game, contendo alto falante, monitor de vídeo e console (joystick e botões de comando), webcam, sinalização em braille e interface interativa de net arte com programação em Raspberry Pi. Fazem parte da exposição: Roger Sodré (machine learning e I.A), Allan Moreira (fabricação digital), Victor Guerra (Raspberry Pi), Rodrigo Caê (trilha sonora), Larissa Macêdo e João Simões (interlocuções), André Fraga (fotografia) e Irving Pinelo e João Cerala (banco de dados).

Serviço

Exposição “Salvíficos Movimento #1 – Ensaio Mnemônico”

Data: Até 15 de dezembro (terça a sábado)

Horário: 8h às 17h

Entrada gratuita 

Classificação: Livre

Local: SESC Duque de Caxias

Rua General Argolo, 47 – Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via