Com a proposta de resgatar e preservar a memória de um relevante patrimônio nacional, será realizada na cidade de Niterói o novo centro cultural Memorial Ponte Rio-Niterói com a exposição inédita Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias em cartaz entre os dias 30 de abril e 30 de julho , na rua Mario Neves, 01, Ilha da Conceição, Niterói, Rio de Janeiro. Estará aberto para visitação de terça a sábado: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais dados estão no site www.memorialponterioniteroi.com.br . Desde o dia 16 de abril um recorte da mesma exposição está disponível na cidade do Rio de Janeiro , no Centro Cultural Correios. Será um bom motivo para o carioca e os turistas atravessarem a Ponte e conhecerem o novo Memorial Ponte Rio-Niterói. No Rio, as visitas estão abertas ao público, de terça a sábado, do meio-dia às 19h .
Para facilitar o acesso aos dois locais, aos sábados os visitantes contarão com transporte gratuito entre as duas cidades para visitar ambos os espaços da exposição. O projeto de montagem das mostras é uma realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura . Ver mais informações no serviço, no final deste texto . A iniciativa apresentará a história da Ponte, com destaque para o território onde foi construída, a Baía de Guanabara, os povos originários e sua ocupação posterior, a relação das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, além de dados técnicos da construção da Ponte, seus trabalhadores e a engenharia por trás da construção.
Em Niterói – óculos de realidade virtual
A mostra em Niterói reúne também documentos e fotografias históricas, além de informações sobre os impactos econômicos gerados após a construção da ponte, os responsáveis por sua manutenção e gestão ao longo dos anos e diversas curiosidades. Recursos lúdicos e interativos completam a visita. Atrativo à parte, óculos de realidade virtual possibilitam experiências sensoriais e revelam a Ponte vista por cima e detalhes da estrutura interna da obra. A exposição traz objetos do acervo do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do governo ligado ao Ministério dos Transportes, que detém o acervo da Ponte. No site do Memorial da Ponte ( www.memorialponterioniteroi.com.br ) as pessoas terão acesso livre aos documentos digitalizados deste acervo, além de uma compilação de pesquisas acadêmicas realizadas sob o tema da Ponte Rio-Niterói. A proposta é para facilitar o acesso e a preservação da história deste grande patrimônio brasileiro que é a Ponte Rio-Niterói.
Músicas e pinturas
No passeio pela exposição em Niterói, o visitante poderá ouvir e conhecer algumas músicas da época, além de obras contemporâneas que têm a Ponte como cenário, como “A Ponte Rio Niterói”, de Marcus Pitter; “Rio Babilônia”, de Jorge Ben Jor e “Amor do Rio”, de Tom Zé. Na área das artes plásticas, também poderão ser apreciadas obras como a reprodução de pinturas com a paisagem da Baía de Guanabara e a reprodução da obra de Leandro Joaquim, 1790: “Vista da esquadra inglesa”.

Foto Antonio Schumacher
Agendamento de escolas
Escolas e grupos poderão agendar visitas guiadas para o Memorial, com arte-educadores, inclusive com atendimento em LIBRAS, promovendo acessibilidade a todos os públicos. O percurso inclui uma visita à exposição e, às quintas-feiras, também uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na área administrativa da supervisão, onde funciona uma sala com câmeras de monitoramento. Importante destacar que uma visita ao CCO pode ser desmarcada sem aviso prévio, devido às condições de tráfego da via. A produtora Gisele Pennella , da Pas de Deux Projetos, destaca que a Ponte Rio-Niterói é um elo essencial entre as duas cidades e acrescenta que o “oferecimento de transporte de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Niterói vai facilitar o acesso ao memorial”.
No Rio – Linha do tempo e vídeo com depoimentos
No Rio, a exposição também celebra esse patrimônio por meio de histórias de vidas ligadas à ponte. Diferencial da exposição no Rio, o público terá acesso a depoimentos de pessoas cujas vidas se conectam à história da Ponte, viabilizada por meio de parceria técnica com o Museu da Pessoa. Além dos vídeos com depoimentos, a mostra conta com uma linha do tempo para apresentar a história da construção da Ponte, e um jogo interativo onde o público pode testar seus conhecimentos sobre a obra arquitetônica.
Serviço
EM NITERÓI
Exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias
Memorial Ponte Rio-Niterói
- Data: 30/04 a 30/07
- Horário: terça a sábado: das 9h às 12 e das 14h às 17h
- Endereço: Rua Mário Neves, 01 | Ilha da Conceição, Niterói, RJ
www.memorialponterioniteroi.com.br
NO RIO DE JANEIRO
Centro Cultural Correios
- Data: 16/04 a 07/06
- Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
- Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
- Oferta de ônibus gratuito aos sábados, entre os espaços de Niterói e Rio onde passamos as atrações.
- Veja abaixo os horários e locais das saídas :
Manhã
- Saída do Centro Cultural Correios – RJ: 9h30
- Chegada ao Memorial Ponte Rio-Niterói – Niterói: 10h10
- Volta ao Centro Cultural Correios – RJ: 11h
Tarde
- Saída do Centro Cultural Correios – RJ: 13h30
- Chegada ao Memorial Ponte Rio-Niterói – Niterói: 14h10
- Volta ao Centro Cultural Correios – RJ: 14h50
OBS – Possibilidade de pequenas alterações nos horários devido ao trânsito na data .
Agendamento de grupos para visitação:
Mediante envio de e-mail para [email protected] .