Exposição Interativa No Fundo da Gaveta mostra a obra de Rafael Sá Bertolacini na Casa Nair Mendes, em Contagem

Foto; Joana Ziller

No Fundo da Gaveta é o nome da primeira mostra individual de obras de Rafael Sá Bertolacini, produzida pela Vira Lata Intervenções Artísticas. O propósito é a reflexão sobre temas como sonhos, medos, morte, vida e tudo que se pode guardar com carinho ou ser esquecido dentro de uma gaveta.

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC (Praça Vereador Josias Belém, 01 – Centro, Contagem – MG) será palco para esta mostra inusitada, que terá abertura no dia 19 de março, das 10h às 20h e permanecerá até 12 de maio de 2023.  A entrada é gratuita.

Foto; Joana Ziller

Já na entrada, o público é convidado a responder, em um painel, à pergunta: O que você guarda no fundo da gaveta? Bertolacini pretende resgatar sonhos e reflexões guardados ou esquecidos. Sentimentos, papéis, documentos, identificações, caixas, canetas, cabos e aparelhos eletrônicos obsoletos, objetos que por um curto período de tempo tiveram um valor maior e perderam sua função. Esta exposição é um apelo para um resgate de sonhos, valorização da cultura e consciência de descarte correto. Para o singular trabalho, a iluminação é específica para cada peça, de acordo com sua temática.

Os suportes das obras são gavetas achadas em caçambas ou em descartes de antiquários. A gaveta é referência ao avô materno de Rafael, que comercializava móveis e traz a recordação de cheiros e sonoridades, que ele também transmite ao público, registrando seu processo criativo.

Para a atmosfera estar completa, a proposta de uma mídia harmoniosa, também criada por ele, e que será executada durante a abertura do evento: um conjunto de elementos que variam entre barulhos de fábricas, trânsito, rezas e sons da natureza como cantos de pássaros, chuvas e assovio de ventos.

Rafael Sá Bertolacini começou sua formação na Puc Minas Escola de Teatro, onde se especializou em iluminação, cenário e interpretação. A seguir, ingressou no curso de Belas Artes da UFMG, na graduação em Teatro, onde criou o grupo Letras em Cena – iniciando aí seu contato com produção artística e arte urbana, fazendo cordéis em praça pública, abordando temas didáticos e culturais. Em 2014, em Varginha/MG, criou a Vira Lata Intervenções Artísticas, produzindo cenários e pintando murais urbanos. No ano seguinte a empresa veio para Contagem e se aprofundou no muralismo de cunho crítico e educativo e, já reconhecido, o artista, que dedica sua arte a ações criativas há 15 anos, participou de eventos nacionais e internacionais.

Os eventos urbanos produzidos por Rafael em Contagem exaltaram o poder transformador da arte nas ruas com o Território Hip Hop Arte Urbana, que teve sua 4ª edição em 2019. Criou, ainda, o projeto Muraliza Arte Pública.

Exposição No Fundo da Gaveta

  • Artista: Rafael Sá Bertolacini
  • Produção: Vira Lata Intervenções Artísticas
  • Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – MHC 
  • Praça Vereador Josias Belé, 01, Centro, Contagem/MG
  • Abertura: 19 de março, das 10h às 20h
  • Permanência até 12 de maio de 2023
  • Para visitação em horários alternativos, noite ou fim de semana,  sob agendamento: (31) 3352-5323

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!