Exposição no Rio de Janeiro traz obras feitas a partir de resíduos não recicláveis

Exposição no Rio de Janeiro traz obras feitas a partir de resíduos não recicláveis

O artista Marcos Lanzieiro produziu parte das obras com objetos coletados nos programas de reciclagem da TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade

por Redação

“A arte é comunicação e expressão”. O lema é do artista visual Marcos Lanzieiro, que iniciará uma exposição de obras feitas com itens recicláveis no Rio de Janeiro (RJ), a partir do dia 17 de setembro. Parte dos objetos usados na produção foram cedidos pela TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade.

De acordo com Marcos, o objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas percebam o quanto é possível reaproveitar resíduos. “A arte é um meio poderoso de comunicação e expressão, o que ajuda muito na hora de transmitir uma mensagem. Cada produto tem uma linguagem e fala por si, se comunicando com o público de forma autônoma”, diz.

Metade das obras produzidas pelo artista foram feitas com o auxílio de seus alunos, que fazem parte do projeto Arte, Educação e Sustentabilidade. Na iniciativa desenvolvida por Marcos, todos fazem parte de um coletivo artístico, no qual ajudam na coleta, logística, processamento de materiais e confecção.

Uma das obras da exposição foi feita a partir de resíduos da TerraCycle, coletados pelo Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que dão uma nova vida a  itens como lápis e canetas, por meio da reciclagem. A criação está em um acervo da TerraCycle em São Paulo, e será enviada para o Rio de Janeiro para fazer parte da exposição.

Segundo Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, unir a arte e a reciclagem é uma forma de sensibilizar as pessoas perante a importância de preservar o meio ambiente. “Nós fazemos o envio dos materiais específicos que ele precisa para a produção de suas obras. É um trabalho bem elaborado e admirável”, afirma.

Além disso, o Shopping 45, onde acontecerá a exposição, se tornará um dos pontos públicos de coleta da TerraCycle e passará a receber itens como esponjas e instrumentos de escrita para serem reciclados. Os pontos de entrega voluntária serão inaugurados junto com a exposição. Para mais informações, seguem as páginas dos programas:  Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita e Programa Nacional de Coleta de Esponjas.

Serviço
Exposição: “A arte é comunicação e expressão”

De Marcos Lanzieiro, com materiais reciclados pela TerraCycle
De 17 de setembro a 22 de outubro/22
De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 16 horas.
Shopping 45 – Pr. Saens Peña, 45 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Aberta ao público

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via