Levante, 2023 - Nando Machado

Exposição Rio do Futuro estreia na Casa Firjan com fotografias da cidade 

Dez fotógrafos foram selecionados por meio do Edital de Cultura Firjan SESI 2022, que tem por objetivo apresentar projetos diversos e fomentar a produção cultural no estado 

por Redação

A exposição Rio do Futuro, desdobramento do Edital de Cultura Firjan SESI 2022, abre as portas no domingo, 23/07, na Casa Firjan, em Botafogo. Os visitantes poderão contemplar as transformações imaginadas e as soluções criativas que poderiam moldar o futuro da cidade do Rio de Janeiro, sem se esquecer da nostalgia do ontem-hoje e considerando os desafios e as oportunidades de um mundo em constante evolução.  

Serão 10 fotógrafos presentes na exposição (Ana Bia Novais, André Arruda, Creuza Gravina, Erica Modesto, Íra Barillo, Julio Andrade, Luian Valadão, Luis Teixeira, Nando Machado e Tiago Petrik). Eles foram selecionados por meio do edital, que se propõe a atender as atuais demandas do setor artístico e impulsionar a retomada do desenvolvimento cultural do estado por meio de uma programação múltipla realizada nas Unidades da Firjan SESI. 

Após receberem, via edital, a quantia de R$ 8 mil para desenvolverem o projeto autoral e inédito para integrar a exposição coletiva Rio do Futuro, os artistas participaram da Semana da Fotografia, para troca de experiências com conteúdos e temas relevantes que provocaram reflexões e aprimoraram os seus olhares de maneira crítica e sensível. Além disso, os fotógrafos tiveram acompanhamento de seus projetos fotográficos, culminando na mostra Rio do Futuro, com curadoria de Melissa Alves.  

“Em seus ensaios, as lentes registraram panoramas reais, utópicos e distópicos, desvendando a saturação das cores vibrantes da inovação, a dramaticidade do dia em escalas cinzas, as silhuetas e sombras das tradições e contradições em constante reinvenção na cidade e a graça das pessoas que buscam o melhor na linha do horizonte do meio ambiente, apesar dos pesares. Com a fotografia, os artistas nos convidam a ouvir o que o Rio ainda tem a nos dizer através dos ruídos do passado que ecoam em sincronia com os risos e sonhos do amanhã, visto que vivemos num cenário dicotômico dentro da cidade”, detalha a curadora da exposição. 

Serviços:  

Período da exposição: 23/07 a 20/08 

Visitação: de terça a domingo das 9h às 19h 

Entrada encerra às 18h30 

Entrada franca 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via