Exposição ‘Vivências e Memória’ chega a Itacuruçá com registros de histórias e aspectos da vida em Mangaratiba

Após a primeira temporada na Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, a exposição ‘Vivências e Memória’ chega ao Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec), em Itacuruçá. A mostra apresenta aspectos da história do município por meio de imagens e narrativas colhidas ao longo do projeto realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

São sete temas (Origens, Economia, Transportes, Cotidiano, Cultura, Impactos e Mar) organizados em painéis para a exibição que entra em cartaz a partir do dia 26 de dezembro no equipamento cultural da Fundação Mário Peixoto na “Praça da Estação” (Avenida Santana nº 80).

“A segunda temporada da exposição é um presente do projeto e do Instituto Cultural Vale à Fundação Mário Peixoto e ao município”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV. “Esperamos assim aumentar o alcance da iniciativa, impactando novos públicos, e valorizar cada vez mais as pessoas e as culturas de Mangaratiba”.

A exposição conta com uma versão virtual disponível em vivenciasememoria.com.br. No site, também é possível assistir aos minidocumentários com trechos de relatos de personagens de Itacuruçá recordando antigos carnavais, o trem ‘Macaquinho’, a vida no mar, as mudanças trazidas pela rodovia Rio-Santos e pelos portos, entre outras lembranças e experiências de vida na localidade.

Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

SERVIÇO
Exposição Vivências e Memória Mangaratiba
26 de dezembro de 2022
De segunda a sexta, das 8h às 16h
Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec)
Avenida Santana nº 80, Centro – Itacuruçá
Entrada gratuita
vivenciasememoria.com.br
@vivenciasememoria

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!