Início » Exposição ‘Vivências e Memória’ ocupa o coração de Mangaratiba para contar a história da região por meio de experiências de vida

Exposição ‘Vivências e Memória’ ocupa o coração de Mangaratiba para contar a história da região por meio de experiências de vida

Mostra será inaugurada na Praça Robert Simões em 8 de setembro e reúne narrativas compartilhadas em projeto cultural

por Redação

A Praça Robert Simões, no Centro de Mangaratiba, recebe a partir de 8 de setembro, dia da padroeira Nossa Senhora da Guia, a exposição ‘Vivências e Memória’. A mostra celebra a história do município destacando a relação afetiva de habitantes e visitantes com a região. Puxando os fios que compõem o tecido da vida em Mangaratiba, a exposição está organizada em painéis que conectam, por meio de narrativas e imagens, os seguintes temas: Origens, Transportes, Economia, Cultura, Urbanização e Mar.

As culturas caiçara e da banana, a resistência nos quilombos, a saudade do trem de passageiros e dos bailes de carnaval, as mudanças trazidas pela rodovia Rio-Santos e pelos portos, as características de cada distrito. Todos esses aspectos estão registrados na mostra que fica em cartaz até 9 de novembro. “A exposição é o ponto alto de um projeto cultural que tem, ainda, ações educativas, material impresso ilustrado, videodocumentário, conexões via mídias sociais, além do site vivenciasememoria.com.br, aberto para receber mais relatos”, diz Fernando Portella, diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV).

‘Vivências e Memória Mangaratiba’ é uma realização do ICCV, com o patrocínio do Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para saber mais e participar com novas histórias: vivenciasememoria.com.br e @vivenciasememoria.

SERVIÇO
Exposição Vivências e Memória Mangaratiba
Inauguração em 8 de setembro de 2022 (quinta-feira)
Praça Robert Simões – Centro – Mangaratiba (RJ)
vivenciasememoria.com.br
@vivenciasememoria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via