Fábrica de Misses – Conheça o time que prepara as candidatas à Miss Brasil Terra 2023

Jossias Brauers, Guilhermino Benevides e Franklin Negrin Castro

O concurso Miss Brasil Terra 2023, acontecerá em São Paulo, no Teatro WTC (World Trade Center) no Sheraton Hotel nos dias 30 de abril e no dia 1 de maio, com 25 candidatas que representarão vários estados do Brasil, num projeto que tem por objetivo, promover a Beleza, preservação da fauna e flora e sustentabilidade.

As quatro 4 finalistas que representarão os seguintes elementos: Terra, Ar, Água e Fogo e todas receberão prêmios em dinheiro. A eleita Miss Brasil Terra 2023, irá representar o Brasil na 23.ª edição do Miss Earth, que acontecerá em Nha Trang, Vietnã. A grande vencedora, deverá abraçar as causas do concurso, promover o ecoturismo, a sustentabilidade e atitudes socioambientais.

Para dar conta deste complexo recado, estas meninas cheias de sonhos e ideais contam com a ajuda de um time de preparadores para fazerem bonito no grande dia. São eles:

Guilhermino Benevides
Diretor Artístico

Cearense, cabra de grande experiência no Mundo Miss, possui sua própria franquia do Miss Universo Ceará. Veio parar no Miss Brasil Terra a convite da diretora e Miss Brasil 89/90, Flávia Cavalcante para assumir a direção artística do concurso. 

Guilhermino é o responsável por toda concepção, criação e direção do espetáculo, contou um pouco sobre o que vai acontecer no palco do WTC em São Paulo.

Guilhermino Benevides

“Esse ano de 2023 vamos abordar a importância da preservação da espécie animal. O bom da franquia Terra, é que sempre deixamos no espetáculo montado por mim, uma mensagem, um grito de alerta. A vida é um eterno aprendizado, além de aprendermos com a diversidade cultural do nosso país, deixamos uma mensagem para reflexão que agrega dentro do espetáculo. Esse ano as candidatas serão as guardiãs da mata logo na abertura do espetáculo. A franquia faz o maior investimento em termo de espetáculo, são 3 atos onde as misses mostram sua diversidade na abertura, desfile de biquíni de gala e na parte final também em forma de espetáculo testamos a oratória das meninas.”, conta Guilhermino.

Ao contar sobre sua trajetória no mundo Miss, Guilhermino pontua os momentos mais importantes de sua história na descoberta de novas Misses: “Em 2008, levei a cearense Vanessa Vidal para a disputa do Miss Universo Brasil, conquistando o 2º lugar. Lembrando que Vanessa foi e ainda é a primeira deficiente auditiva a participar de um concurso de beleza. Ao ficar em 2º lugar, levou o nome do nosso país para o Miss Beleza Internacional. Em 2009, preparei Khrisley Karlen, uma das misses Ceará mais amada por todos. A Miss conquistou no Miss Universo Brasil o top 5. Por divergência com a antiga direção, me afastei do concurso. Voltei com força total em 2014 e realizei o sonho de fazer minha primeira Miss Universo Brasil: Melissa Gurgel. Daí o Ceará tornou-se destaque no meu Estado e no País. Melissa conquistou o top 15 no Miss Universo. Também fiquei conhecido por entregar, de lá até os dias atuais, o melhor espetáculo estadual do Brasil.”, completa o empresário.

Atualmente Guilhermino é diretor da franquia Universo Ceará ao lado da empresária Valéria Mannarino. Em 2021, o Ceará ficou conhecido como a Venezuela e Filipinas (países famosos por suas representantes) do País: Teresa Santos, a Miss Ceará, conquistou o Miss Universo Brasil e foi para o Miss Universo. Em 2022, mais um top 5 com a cearense Luana Lobo. Após tantas conquistas, recebeu o convite da Diretora do Miss Brasil Terra, Flávia Cavalcante, que ao lado do investidor Marcelo Riformato, fez a maior entrega de concurso de beleza no nosso país pela franquia Terra. Pelo segundo ano consecutivo, Benevides assina a direção artística do Miss Brasil Terra, visando sempre alcançar o nível mais alto do ponto de vista artístico.

Jossias Brauers 
Coreógrafo

Jossias Brauers também é veterano no Mundo Miss. Gaúcho do interior do Rio Grande do Sul, veio do Rio de Janeiro, onde mora há quase 10 anos, especialmente para coreografar o espetáculo. Tem a dança em sua vida desde muito cedo e sempre esteve ligado à arte. Com apenas 6 anos iniciou na patinação artística, aos 9 anos já estava fazendo oficina infantil de teatro e aos 15 começou a dançar. Juntamente com a sua mãe, fundou um grupo de dança que se manteve por mais de dez anos.

Em seu currículo, Jossias acumula participações de dança em novelas, seriados e humorísticos. Como um eterno admirador e historiador do mundo Miss, sempre teve amizade com várias misses do Brasil. Foi quando a Miss Brasil 85, Marcia Gabrielle, o indicou como coreógrafo, para Flávia Cavalcanti, Miss Brasil 89, que o convidou para fazer parte da equipe do Miss Brasil Terra. Este é o segundo ano de Brauers como coreógrafo do concurso.

Pedimos para que Jossias contasse um pouco mais sobre as novidades para este ano no concurso: “O que posso adiantar é que será repleto de energia e muita inspiração da nossa natureza, enaltecendo a preservação dos animais, das matas de extrema importância e que muitas vezes as pessoas não se dão conta do quanto precisamos cuidar e preservar. Juntamente com a beleza e talento das meninas conto com a presença de cinco bailarinos, que fazem parte do meu ballet e com a incrível direção artística de Guilhermino Benevides. O traje típico por si só já caracteriza nossa cultura brasileira, portanto teremos muita brasilidade através dessa linda cultura que envolve cada estado brasileiro. Já o traje de gala, manterei em segredo, mas já adianto que será de emocionar!”

Com certeza para o coreógrafo, ter juntado duas coisas que ama (dança e mundo Miss), foi um dos grandes acertos da sua carreira, que o proporcionou conhecer outros concursos estaduais e podendo expandir seu talento.

Franklin Negrin Castro 
Coach de Passarela 

Franklin Negrin Castro, tem 27 anos e é um jornalista venezuelano, que ao longo de sua carreira como produtor de TV, se envolveu no mundo das misses na cidade de Barquisimeto, na Venezuela.

Com muitos anos de experiência e grande credibilidade no mercado, Franklin atualmente tem a direção executiva do Miss Ultra Universo e é coach de passarela da organização Miss Universo Brasil e Miss Brasil Terra. Iniciou sua trajetória no mundo das misses, no concurso Miss São Paulo Capital. Em 2018  iniciou a criação de sua própria franquia internacional chamada Miss Ultra Universo, da mão da sua sócia Karoline Morais, primeiro concurso internacional realizado durante os carnavais do Brasil.

Trabalhando como produtor de TV, atuou no canal Promar TV e também trabalhou em Bogotá com eventos de moda. Franklin já preparou grandes rainhas da beleza como: Amanda Costa, Reina Internacional Del Cacao 2019, Ariela Moura, 3ª colocada do Miss Internacional Queen, Marjorie Marcelle, 5ª colocada do Miss Grand International 2019 e Júlia Gama, Vice Miss Universo 2020.

“Eu cresci vendo meninas sendo preparadas para se tornarem misses. Na Venezuela o Mundo Miss é como o futebol no Brasil! É uma tradição! Desde muito novo eu sabia que era isto que eu queria fazer: preparar misses vai muito além de aulas de passarela. Nos meus treinamentos também ensino a oratória, desenvoltura, atitude entre outras técnicas”, pontuou o venezuelano.

O evento esse ano será televisionado pela Rede TV! No dia sete de maio, das 17h às 19h. A premiação do concurso deste ano está incrível:  1.º lugar — trinta mil reais, 2.º lugar — vinte mil reais, 3.º lugar –dez mil reais e para 4.º — lugar cinco mil reais. Além de todos esses prêmios, tem também um Prêmio Especial de Melhor Traje Típico no valor de dez mil reais. Vale lembrar que o Miss Brasil Terra está entre os quatro maiores concursos do Brasil, com premiação em dinheiro.