Farol Santander exibe mostra inédita com acervo de obras e objetos que tem a rosa como protagonista

Mostra em São Paulo reúne obras de nomes como Paulo von Poser, Candido Portinari, Mestre Valentim, Mira Schendel, Amélia Toledo, Luiz Zerbini, Beatriz Milhazes, Aldemir Martins, Carlos Scliar, entre outros

por Alyson Fonseca

O Farol Santander São Paulo inaugurou na última sexta-feira, dia 10 de novembro, a exposição inédita Rosas Brasileiras, que celebra a trajetória da rosa como inspiração artística e parte viva do cotidiano social. Serão exibidas 131 obras de arte e mais de mil objetos diversos que trazem a rosa como personagem principal. Sob curadoria de Giancarlo Latorraca e Paulo von Poser, e produção da AYO Cultural, a mostra fica em exibição até o dia 18 de fevereiro de 2024.

Leia também > Saberes e Fazeres Quilombolas no maciço da Pedra Branca

O artista e colecionador Paulo von Poser nos apresenta a flor Rosa como ponto de partida e inspiração para dezenas de diferentes aspectos e aproximações, desde o ato de cultivá-las e sua comercialização em escala internacional, até, principalmente, sua representação como expressão romântica, de respeito, devoção, lamento, amor, paz, perfume, desenhos e pinturas artísticas, entre inúmeros outros sentimentos que esta exposição nos revela”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

A mostra, que ocupará dois andares do Farol Santander (23o e 24o), é composta por telas, esculturas, poemas, fotos, vídeos, almofadas, luminárias, calendários, capas de discos, livros, louças, estampas, imagens sacras, peças de roupas, entre diversos outros itens. A exposição revela também uma instalação do artista Vic Meirelles, que levou quatro mil rosas vivas de diversas cores ao teto do 24° andar do Farol Santander São Paulo. A rosa em seu estado natural também pode ser conferida junto às obras dos artistas Nelson Felix e Joseph Beuys.

A proposta é conhecer a origem da flor rosa, seu aspecto como criação humana, como produto industrial e as mais diversas manifestações da sua presença em nossas vidas, destacando sobretudo sua existência no Brasil. Da fatura artesanal à indústria, das reproduções tridimensionais às estampas, da perfumaria à música, da representação poética às ruas, da docilidade doméstica à adoração religiosa.”; explica Paulo von Poser, artista e curador da mostra.

O poema O poeta e a rosa, de Vinicius de Moraes, ganha destaque em um vídeo com declamação da chef Paola Carosella. O material surge como um comentário sobre a relação da rosa com a poesia e arte. Também será exibida uma tela intitulada Rosa Amour, produzida em 2015 pela atriz Bruna Marquezine em conjunto com Paulo von Poser.

Essa imensidão de trabalhos exibidos viaja por séculos de produções sobre o tema, revelando obras de personalidades como Mestre Valentim, ainda no Brasil colonial, e a tela Rosa Mystica, do artista simbolista francês Edgard Mexence. A pintura é datada de 1904, sendo considerada a mais antiga da exposição. Já a produção mais recente exposta será a vídeo escultura Lovin Love, do brasileiro Rodrigo Cass, realizada já em 2023. Entre os artistas e épocas destacadas estão:

Décadas 1900 a 1920: Eliseu Visconti.
Década 1940: Ernesto de Fiori e Candido Portinari.
Década 1950: Pierre Verger.
Década de 1960: Mira Schendel, Wesley Duke Lee, Ubirajara Ribeiro e Walter Firmo.
Década de 1980: José Antonio da Silva, Carlos Scliar e Leonílson.
Década de 1990: Luiz Zerbini, Beatriz Milhazes e Amélia Toledo.
Década de 2010: Rochelle Costi, Sergio Romagnolo, Laerte e Jeanette Musatti.
Década de 2020: J. Borges, Thiago Sant’anna, Ana Beatriz Almeida, Adriel Visoto e Rodrigo Cass.

Temos aqui a rosa como um pretexto, para falar da vida, regeneração e morte, selecionando uma flor em busca de revelar sua presença longeva, pré-histórica e reiterada no universo humano, simbólico, de consumo ou de pura expressão artística.” comenta Giancarlo Latorraca, curador da mostra.

Serviço: Exposição Rosas Brasileiras Farol Santander São Paulo
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: 10/11/2023 a 18/02/2024
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)
Classificação: livre

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via