Favela Mundo celebra aniversário de 14 anos levando alunos de diferentes comunidades a teatro no Rio

Em comemoração aos seus 14 anos de existência, celebrado este mês, a ONG Favela Mundo vai levar 30 alunos de diferentes projetos e comunidades do Rio ao teatro no próximo domingo (29/09). O grupo vai conferir gratuitamente o espetáculo “Eu Sou um Hamlet”, monólogo com o filósofo, escritor e diretor Rodrigo França, que já foi coordenador de oficinas da instituição.

Na pele do emblemático e conflituoso personagem de Shakespeare, sob direção de Fernando Philbert, Rodrigo França reflete sobre a condição humana nos dias de hoje enquanto homem negro, que vai se tornando consciente do racismo que o cerca. O monólogo está em cartaz no Teatro Ipanema Rubens Corrêa, na Zona Sul do Rio.

“Tenho muito orgulho da parceria que tenho com a Favela Mundo. Sei o quanto a arte salva. Então, faço questão que a ONG esteja em todos os meus espetáculos”, destaca Rodrigo França.

A ONG Favela Mundo surgiu como projeto cultural em 2009, mas devido à repercussão e sucesso obtidos no primeiro ano, em 2010, tornou-se uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo maior de levar cidadania, por meio de cultura, aos moradores de áreas de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro.

Desde a fundação, as oficinas gratuitas já atenderam mais de 12 mil crianças e adolescentes em cursos de teatro, música e dança no contraturno escolar; e mais de 7 mil jovens e adultos nos cursos de capacitação profissional dos projetos Favela Hope e Arte Gerando Renda, iniciativas que têm como objetivo preparar os alunos para os mercados de trabalho do audiovisual, carnaval e estética. Atualmente, a instituição desenvolve seis cursos para crianças e adolescentes no Caju e na Cidade de Deus; e oito cursos de capacitação profissional para jovens e adultos no Caju e no Morro da Babilônia. Ao todo, a ONG já beneficiou moradores de 183 comunidades da capital e Baixada Fluminense.

A ONG Favela Mundo conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Kasznar Leonardos, AgeRio, Pallas Operadora, Parque Bondinho Pão de Açúcar®️, SmartFit, Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

A entidade já representou o Brasil em diversos eventos no exterior. Em 2013, 2014 e 2015 foi a representante brasileira em encontros da ONU. Participou também de eventos de pedagogia, cultura e cidadania no Marrocos, México e Cuba. Além disso, em 2024, a ONG foi apresentada pela ONU como Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades, em 2024, no World Cities Day, em Nova Iorque.

Related posts

Carnaval das Culturas toma conta da SECEC-RJ nos dias 7 e 8 de novembro

2º Encontro das Nações: Saberes do Estado do Rio de Janeiro celebra a diversidade cultural no Museu da República

Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS acontece na próxima semana em Volta Redonda com oferta de mais de 300 vagas