Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados da Rede Incluir chega a Resende

por Redação

O Instituto Rede Incluir, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Cluster Automotivo Sul Fluminense, OAB Resende e a Secretaria Municipal de Indústria e a Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Resende (SMICT), realizam o Feirão de Empregos do ‘Circuito Dia D – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados’ na Região Sul Fluminense no próximo dia 28 de setembro, em Resende.

Para participar, basta comparecer no local do evento munido de documentos pessoais, currículo atualizado e laudo que comprove a deficiência. Não é necessário agendar para concorrer às vagas disponíveis. Serão mais de 50 empresas, ofertando mais de 380 vagas de empregos e diversos serviços aos cidadãos participantes.

Teremos serviços de orientação previdenciária fornecidos pelo INSS, orientação jurídica pela OAB Resende, serviços do Sine municipal de Resende que orientará os candidatos a retirar sua carteira de trabalho digital, confecção de currículo e cadastrar nas vagas ofertadas. Além, claro, do encaminhamento para vagas de emprego e apreciar apresentação cultural.

O ‘Circuito Dia D’ tem como objetivo sensibilizar as empresas para que haja mais visibilidade para as pessoas com deficiência em relação à forma de como inseri-las no mercado de trabalho. O projeto se torna muito importante para os candidatos que buscam sua inserção no mesmo e assim poderem ser vistos como cidadãos que produzem. Afinal, é muito difícil a aceitação das pessoas no mercado de PcDs.

A faixa de emprego do feirão é de 20% a 45%. O ‘Circuito Dia D’ acontece desde 2014, no Rio de Janeiro, e tem sido realizado com sucesso em todas as suas edições. Aproximadamente 8,76% da população brasileira tem alguma deficiência e apenas 1% delas estão inseridas nos empregos formais, segundo o IBGE. Isso indica uma clara exclusão e dificuldade de acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho. A feira visa viabilizar a inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência e reabilitados, possibilitando aumento da autoestima e da segurança financeira; fazendo a interlocução entre a mão de obra e os empregadores e contribuindo para a geração de emprego e renda.

As ações da Rede Incluir vão além do ‘Circuito Dia D’, com programas e projetos para as empresas que auxiliam as empresas para serem mais diversas e inclusivas, afirma Antoniel Bastos, presidente da Rede Incluir.

O Feirão em Resende ocorrerá no dia 28 de setembro, quinta-feira, das 9h às 16h no CIEP do Polo Integrado Cederj, Faetec e CEJA, Av. Tenente-Coronel Adalberto Mendes, 1920, bairro Manejo, Resende, interior do Rio.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via