Feira de São Cristóvão completa 80 anos e mantém vivas as tradições nordestinas

A Feira de São Cristóvão completou 80 anos no dia 2 de setembro, mantendo viva a cultura e as tradições dos imigrantes nordestinos que chegavam ao bairro da zona norte da capital fluminense. Mas escolheu o dia 19 de setembro, data que migrou para o Pavilhão de São Cristóvão, que ganhou o nome de Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, para celebrar a data.

Não há como negar a importância da migração nordestina para o crescimento da mão de obra em diversos setores da economia do Rio de Janeiro, e a Feira Nordestina de São Cristóvão é um símbolo dessa história de trabalho, luta e superação. Por isso nesta sexta-feira (19/09), o pedaço mais nordestino no Rio de Janeiro vai comemorar o sucesso de oito décadas com o tradicional parabéns, distribuição de bolo e muita festa ao estilo nordestino.

Durante o evento, a Comissão de Feirantes será homenageada com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a personalidades e instituições que contribuem para a cidade.

O presidente da Comissão de Feirantes, Luiz Carlos dos Santos, explica que o povo carioca abraçou calorosamente a cultura nordestina e que aqui no Rio, os nordestinos se sentem em casa. “Sinto muito orgulho de fazer parte da comissão de feirantes. Parece que foi ontem que minha família puxava lona e hoje estou como diretor da Comissão de Feirantes. “É um desafio diário, uma responsabilidade, que eu encaro com muita determinação e vontade de fazer da Feira de São Cristóvão o melhor espaço nordestino, fora do Nordeste”, diz.

A Feira de São Cristóvão é um marco de resistência, cultura e tradição nordestina na capital fluminense, reunindo gastronomia, música, artesanato e alegria para moradores e visitates. Os 80 anos são um convite para celebrar essa história viva e para prestigiar aqueles que mantêm a chama nordestina acesa no coração do Rio.

Confira a programação completa do evento:
13h – Solenidade de Entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto á Feira de São Cristóvão
14h- Praça dos Repentistas – Corte do Bolo e parabéns com a participação da Banda da Guarda Municipal
22h- Show da contara Elba Ramalho (madrinha da Feira)
No sábado, 20 de setembro, data que celebra a entrada de Feira no Pavilhão de São Cristóvão, quem sobe ao palco para encerrar as comemorações em grande estilo é o cantor Fagner (padrinho da feira)

Serviço:
80 anos da Feira de São Cristóvão
Data: 19 de setembro
Hora: a partir das 13h
Local: Campo de São Cristóvão, s/n
Estacionamento: R$ 20 reais
Assessoria de Imprensa:
Elza Calazans
(21) 99967-9848

Related posts

BioParque do Rio e AquaRio celebram os 90 anos de Mauricio de Sousa com experiências imersivas

Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Seis lugares pouco conhecidos para redescobrir o Brasil na primavera