Feira de Discos de Vinil

Feira de Vinil do Rio faz sua primeira edição do ano homenageando Antônio Adolfo, na Hebraica

Com entrada franca e cerca de 2000 frequentadores por edição, evento reunirá, em Laranjeiras, lançamentos e relançamentos em vinil, além de pocket shows e apresentações de DJs

por Redação

Evento mais do que consagrado no calendário cultural da cidade, a 24º Feira de Vinil do Rio de Janeiro fará sua primeira edição do ano no próximo dia 20 de agosto, domingo, na Hebraica Rio, em Laranjeiras. Desta vez, o evento irá homenagear o icônico pianista e compositor Antonio Adolfo, que irá prestigiar o evento e receber, em mãos, o Troféu Feira de Vinil do Rio de Janeiro – este, aliás, passa a se chamar Troféu Ivan Miguel Conti, uma pequena homenagem ao saudoso “Mamão” (o baterista, inclusive, recebeu o troféu em vida quando a premiação foi dedicada ao Azymuth). Ao longo das últimas edições, o evento entregou o troféu a grandes lendas da música brasileira, como Antônio Carlos & Jocafi, Joyce, João Donato, Doris Monteiro, Leny Andrade, Marcos Valle, Arthur Verocai, Carlos Dafé e Wilson das Neves, dentre outros. Com produção executiva de Marcello Maldonado e direção artística de Marcello MBGroove, a 24º Feira de Vinil do Rio de Janeiro tem o patrocínio das gravadoras Rocinante e Universal Music Store. Assim como nas edições anteriores, será cobrada como entrada simbólica 1 kg de alimento, a ser entregue ao Lar de Tereza.

“Ficamos felizes em receber mais uma vez essa feira que celebra a paixão pelos discos de vinil”, comemora Luiz Mairovitch, presidente da Hebraica Rio. E vários lançamentos e relançamentos estão agendados para o dia. Um dos mais aguardados é o relançamento em vinil do raro álbum “Obrigado, Corcovado” (Tapecar / Matita Records), com nova master de Arthur Joly e prensado pela Rocinante, da dupla Tom e Dito, lançado em 1971, um dos álbuns mais procurados pelos amantes do vinil. Tom estará presente no dia para conversar com admiradores e autografar discos. Tom e Dito começaram a parceria de sucesso no grupo Inema Trio (Tom, Dito e Douglas Rocha), em Salvador, onde lançaram alguns compactos e obtiveram sucesso local. O ápice da carreira do Inema Trio foi em 1967 quando venceu o I Festival do Samba na Bahia, promovido pela TV Itapoan, com a música “Alagados”.  Após a diluição do trio, Tom (Antônio Pereira dos Santos) e Dito (Expedido filando de souza) partiram para o Rio de Janeiro e conseguiram espaço na recém-criada Tapecar, gravadora que ficou conhecida por abrir as portas para diversos talentos iniciantes nos anos 70, além de dar espaço para artistas consagrados, como o caso de Elza Soares e Noite Ilustrada.

Também pela Rocinante será relançado o disco “Dama de Espadas” (2020), da cantora e compositora Ilessi. Conjugando samba reggae com bolero, ijexá com xote, blues com maculelê, “Dama de Espadas” ganha agora reedição especial em LP. No quarto disco de Ilessi – e seu primeiro autoral – as composições recebem tratamento de banda, construídos e maturados coletivamente, durante ensaios. O relançamento do disco contará com pocket show da artista, seguido de autógrafos. Outros colegas de Ilessi (Luizinho do Jeje, Marcelo Galter e Thiago Amud) participarão da rodada de pocket shows que a Rocinante promoverá, a partir das 11h, na Feira. Além das apresentações, a gravadora carioca leva ainda ações especiais como confecção de capas de discos e fotografias personalizadas além do seu case de discos e produtos para os aficionados em vinis e em música.

Pela Pantoja Discos, será lançado em vinil o álbum “Ainá”, um álbum experimental desenvolvido em colaboração por duas artistas musicais, Aika Cortez e Tainá. Misturando rap e bossa nova, traz ainda outras influências, desde ritmos eletrônicos como o rap/hiphop, instrumentais, rock psicodélico, passando por ritmos afrobrasileiros.

Ao longo do dia, vários DJs também apresentação seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos; MPB, Black Music, Rock, Eletronic. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Scheherazade, além da Garimpo Discos, Maraca Discos. Os paulistas serão representados pelo Never Records, Sonzeira, Human Head, Pindorama e Mafer Discos, só para citar algumas.

SERVIÇO: 24° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

  • Dia: 20 de agosto, domingo
  • Horário: 11h às 19h
  • Local: Hebraica Rio
  • Endereço:  R. das Laranjeiras, 346 – Laranjeiras, Rio de Janeiro
  • Entrada: 1 kg de alimento não perecível
  • Classificação: livre
  • Informações: 21-98181-9733

Programação – Pocket Shows Rocinante:

  • 12:30 – SYLVIO FRAGA + Marcelo Galter + Luizinho do Jêje
  • 12:45 – MARCELO GALTER + Luizinho do Jêje
  • 13:00 – THIAGO AMUD
  • 13:15 – LUIZINHO DO JÊJE + Marcelo Galter
  • 13:30 – BERNARDO RAMOS & SERGIO KRAKOWSKI
  • 13:45 – ILESSI + Marcelo Galter
  • 14:00 – Mesa de Autógrafos com ILESSI LP “Dama de Espadas”

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via