Festa de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal, se torna Patrimônio Imaterial Cultural do Recife

📸: Rodolfo Loepert/PCR

A Festa de Nossa Senhora da Conceição agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A sanção do Projeto de Lei Municipal n°.: 207/2023 foi assinada pelo prefeito João Campos durante a primeira missa campal da última sexta-feira (8), feriado municipal em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, realizada à meia-noite. Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Sempre subo o morro no dia da santa, mas não tem hora para rezar e trabalhar pelo Recife. (…) A força da fé se fortalece e renova a cada ano. E hoje ainda tive a satisfação de sancionar o projeto de lei dos vereadores Liane Cirne e Eriberto Rafael, que torna a Festa de Nossa Senhora da Conceição o nosso Patrimônio Cultural Imaterial”, afirmou o prefeito.
Leia também > Olimpíada de Matemática do Recife | Vencedores são premiados pela Prefeitura

De forma muito especial, quero pedir a proteção e a graça de Nossa Senhora da Conceição ao nosso povo em nome de uma grande e querida amiga, dona Sevi, que nos deixou neste ano. Ela tinha um sorriso largo e nos inspirava a cada visita feita ao Morro e ao Santuário. A próxima obra que vamos entregar neste bairro levará o seu nome”, acrescentou João Campos.

Acompanhado de secretários municipais, membros da equipe, familiares e os vereadores Marco Aurélio, Felipe Francismar, Rinaldo Júnior, Ebinho Florêncio, Aderaldo Pinto, Davi Muniz, Carlos Muniz (este licenciado para exercer a função de Secretário Municipal de Política Urbana e Licenciamento), Joselito, Hélio Guabiraba e Aline Mariano, o gestor municipal iniciou a subida cumprimentando os fiéis e os comerciantes do local. Na ocasião, agradeceu à santa pelo ano e pediu proteção e saúde para a população do Recife.

Ladeira Apique, a principal escadaria que liga o Largo Dom Luiz ao Santuário. [📸: Rodolfo Loepert/PCR]

Ele também chamou atenção para o trabalho que foi feito na Ladeira Apique, a principal escadaria que liga o Largo Dom Luiz ao Santuário. Foram investidos R$ 145 mil na implantação de mosaicos que destacam a história, cultura e tradição do bairro do Morro da Conceição. A iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, envolveu oficinas artísticas de mosaico em cerâmica, utilizando a técnica do upcycling, ministradas pelo artista Leopoldo Nóbrega e sua equipe da Arte Plenna. O processo começou com reuniões comunitárias e oficinas de cocriação, permitindo aos moradores não apenas contribuírem com ideias para os temas representados, mas também participarem ativamente da criação das obras.

A 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição contou com o tema “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”. A santa é considerada, popularmente, como a padroeira afetiva do Recife. 

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio