Fest & Arte chega à 11ª edição com 17 espetáculos, exposições, performances e DJ

Concebido pela atriz, apresentadora e produtora Kellys Kelfis — do reality show da Amazon, “Pintando o 7 com Gaspar” —, o Fest & Arte chega à sua 11ª edição e se consagra não só como um evento dedicado às artes cênicas, mas também um pólo voltado para outras manifestações culturais, como cinema, performance, música e, principalmente, artes plásticas. Detalhe: além de ser inteiramente gratuito, o projeto dá prêmios em dinheiro — e troféus que levam os nomes de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, padrinhos do festival — para os espetáculos que mais se destacarem na programação. Ao todo, 17 montagens em competição vão passar pelo palco do Parque Glória Maria, o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos dias 10 e 11 de agosto. 

O corpo de jurados é formado por Alice Morena, Camilo Pellegrini, Julio Barroso, Brunna Monteiro, Yasmin Cohen, Iris Cohen, Antônia Viana e Ana Luiza Alves. A peça “Traçante”, do diretor e dramaturgo Zé Alex, da Cia Enviezada, abre a sessão de espetáculos adultos no sábado, a partir das 17h30, fora de competição. “O espetáculo é sobre aquilo que acontece quando não acontece nada, fala das conversas inacabadas, das revelações profundas”, conta Alex.

Pelo nono ano consecutivo, a Fundação Cesgranrio apresenta o festival. Além dos 5 espetáculos infantis no sábado e dos 12 adultos, divididos entre sábado e domingo, a performer e poeta Clauky Boom vai expor seus desenhos e pinturas em nanquim e em outras técnicas e também recitará poemas do seu novíssimo livro “Na Mira da Rima” (Ed. Patuá), que tem orelha escrita por Guilherme Scarpa e prefácio do jornalista e poeta Christovam de Chevalier. “Vamos ter microfone aberto e uma lojinha linda com acessórios poéticos para quem quiser se vestir de arte”, conta Clauky. A poeta Natascha Francis também apresenta, nos dois dias, “Poemas Expressos”, uma performance com versos criados a partir de histórias contadas pelo público. 

Entre os destaques da programação, estão duas exposições de temática indígena: “Curumim”, de Nando Donato, é inspirada na aldeia urbana Marakanã. O artista manauara vai exibir uma série de fotografias sobre o antigo prédio no Museu do Índio, no bairro do Maracanã. Já “Encantados”, de Mandacaru Karajá, retrata em suas pinturas em telas povos originários e elementos da natureza, como urucum, carvão, jenipapo e a terra. 

Quatro curtas da cineasta brasileira radicada no Canadá, Patrícia Azevedo, serão exibidos dentro da programação, com temas a partir das quatro estações do ano, são eles: “Spring”, “Winter”, “Summer” e “Fall. Nos intervalos da programação, o DJ WatermheloW agita as picapes. 

“Ser um festival que resiste apesar das dificuldades e seguir fomentando e formando plateia só nos dá mais ânimo para continuar. Proporcionar acesso à arte de maneira com que todos se sintam integrados não tem preço, e essa é sempre a minha missão”, diz a organizadora, Kellys Kelfis.

Serviço

Fest & Arte
Parque Glória Maria (Parque das Ruínas). Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. 
10 e 11 de agosto, das 13h às 20h. 
Grátis. Livre.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital