Fest & Arte chega à 11ª edição com 17 espetáculos, exposições, performances e DJ

Concebido pela atriz, apresentadora e produtora Kellys Kelfis — do reality show da Amazon, “Pintando o 7 com Gaspar” —, o Fest & Arte chega à sua 11ª edição e se consagra não só como um evento dedicado às artes cênicas, mas também um pólo voltado para outras manifestações culturais, como cinema, performance, música e, principalmente, artes plásticas. Detalhe: além de ser inteiramente gratuito, o projeto dá prêmios em dinheiro — e troféus que levam os nomes de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça, padrinhos do festival — para os espetáculos que mais se destacarem na programação. Ao todo, 17 montagens em competição vão passar pelo palco do Parque Glória Maria, o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos dias 10 e 11 de agosto. 

O corpo de jurados é formado por Alice Morena, Camilo Pellegrini, Julio Barroso, Brunna Monteiro, Yasmin Cohen, Iris Cohen, Antônia Viana e Ana Luiza Alves. A peça “Traçante”, do diretor e dramaturgo Zé Alex, da Cia Enviezada, abre a sessão de espetáculos adultos no sábado, a partir das 17h30, fora de competição. “O espetáculo é sobre aquilo que acontece quando não acontece nada, fala das conversas inacabadas, das revelações profundas”, conta Alex.

Pelo nono ano consecutivo, a Fundação Cesgranrio apresenta o festival. Além dos 5 espetáculos infantis no sábado e dos 12 adultos, divididos entre sábado e domingo, a performer e poeta Clauky Boom vai expor seus desenhos e pinturas em nanquim e em outras técnicas e também recitará poemas do seu novíssimo livro “Na Mira da Rima” (Ed. Patuá), que tem orelha escrita por Guilherme Scarpa e prefácio do jornalista e poeta Christovam de Chevalier. “Vamos ter microfone aberto e uma lojinha linda com acessórios poéticos para quem quiser se vestir de arte”, conta Clauky. A poeta Natascha Francis também apresenta, nos dois dias, “Poemas Expressos”, uma performance com versos criados a partir de histórias contadas pelo público. 

Entre os destaques da programação, estão duas exposições de temática indígena: “Curumim”, de Nando Donato, é inspirada na aldeia urbana Marakanã. O artista manauara vai exibir uma série de fotografias sobre o antigo prédio no Museu do Índio, no bairro do Maracanã. Já “Encantados”, de Mandacaru Karajá, retrata em suas pinturas em telas povos originários e elementos da natureza, como urucum, carvão, jenipapo e a terra. 

Quatro curtas da cineasta brasileira radicada no Canadá, Patrícia Azevedo, serão exibidos dentro da programação, com temas a partir das quatro estações do ano, são eles: “Spring”, “Winter”, “Summer” e “Fall. Nos intervalos da programação, o DJ WatermheloW agita as picapes. 

“Ser um festival que resiste apesar das dificuldades e seguir fomentando e formando plateia só nos dá mais ânimo para continuar. Proporcionar acesso à arte de maneira com que todos se sintam integrados não tem preço, e essa é sempre a minha missão”, diz a organizadora, Kellys Kelfis.

Serviço

Fest & Arte
Parque Glória Maria (Parque das Ruínas). Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. 
10 e 11 de agosto, das 13h às 20h. 
Grátis. Livre.

Related posts

Cristo Redentor recebe as cores italianas em homenagem aos 75 anos da CCIE

Zona Norte recebe evento gratuito de mostra de solos profissionais 

Biscoito Montanha Russa: A receita viral de Polvilho que cresce muito (fácil e barata)