Festa Literária de Anchieta reúne mais de 60 autores, shows e promete movimentar a Zona Norte

A FLIAN já tem data marcada e promete agitar a Zona Norte do Rio de Janeiro. No dia 13 de setembro, a partir das 9h, a Praça Nazaré, em Anchieta, será palco de uma grande celebração da leitura, da cultura e da produção literária local. Com entrada gratuita, a edição deste ano vai reunir mais de 60 autores independentes, além de artistas, educadores e leitores de todas as idades em uma programação diversa e acessível.

O público poderá conferir feira de livros, apresentações culturais, shows, rodas de conversa com escritores, feira de mulheres empreendedoras e atividades para o público infantil. Serão mais de 30 atividades, entre oficinas, mesas literárias e rodas de conversa. Entre os destaques está o Concurso de Redação e Poesia, que oferecerá premiações especiais para estudantes e moradores a partir de 10 anos. A escola com maior número de inscritos também receberá uma menção honrosa, estimulando o engajamento coletivo com a leitura e a escrita.

“A leitura carrega consigo o poder da transformação, através dos livros podemos percorrer o mundo sem sair da nossa casa. E esses aprendizados nos tornam pessoas melhores, nos acompanham para sempre. O livro é um artigo de primeira necessidade, deve estar ao alcance de todos. Foi essa ideia que motivou a criação da FLIAN. A festa nasceu para democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura”, ressalta Samara Ferreira, bibliotecária da Casa Amarela.

A partir das 16h terá show do Imaginasamba e Topetão. A programação contará ainda com a presença do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, reforçando o reconhecimento do evento no calendário oficial da cidade. A FLIAN integra a agenda do Rio Capital Mundial do Livro (RCML), sendo uma das feiras literárias chanceladas como parte desta iniciativa global.

Com previsão de reunir cerca de mil pessoas, a Festa Literária de Anchieta se consolida como um dos marcos da agenda cultural da Zona Norte, fortalecendo o papel da literatura como instrumento de transformação social.

A FLIAN é uma realização da Biblioteca A Casa Amarela, com apoio de parceiros locais e instituições comprometidas com a democratização do acesso ao livro, ao conhecimento e à cultura. O projeto é realizado com recursos do Edital Feiras Literárias – Edição Rio Capital Mundial do Livro, integrado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pelo Governo Federal e pelo Ministério da Cultura.

Serviço

Festa Literária de Anchieta (FLIAN) 2025

Data: 13 de setembro, a partir de 9h

Local: Praça Nazaré – Rua Padre Mário Versé, 11, Anchieta – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada gratuita

Related posts

Finch lança novo livro gratuito sobre jurimetria

Alternativa Cultura celebra 25 anos de literatura, educação e cidadania

André Nakamura estreia na ficção com “Espíritos Vadios” e transforma o deboche em ferramenta literária