A proposta é a mesma da primeira edição: reunir, em um mesmo evento, escritores, poetas, educadores, sambistas e empreendedores que se interessem pela cultura afro-brasileira, incentivando a leitura e escrita, democratizando os livros e valorizando as práticas leitoras.
O Renascença Clube prossegue com a parceria da Secretaria Municipal de Educação nessa quarta edição da FLIRENA – Festa Literária do Renascença – que acontece no período de 07 a 09/11, das 8h às 21h, na sede do Clube à Rua Barão de São Francisco nº 54, no bairro do Andaraí.
Martinho da Vila foi escolhido para ser homenageado na IV FLIRENA em função da sua produção artística-literária que dialoga com o bairro de Vila Isabel e com o próprio Renascença Clube. Além disso, Martinho da Vila é referência na defesa da cultura popular brasileira, assim como mantém relação musical com a cultura angolana. A homenagem ao Cônsul Mateus Sá-Miranda é mais do que oportuna já que Angola está celebrando 50 anos de independência, data de grande importância para o povo angolano e para todos que acreditam na liberdade e valorização da cultura africana.
Segundo Helena Theodoro, primeira mulher negra a terminar um Doutorado em Filosofia no Brasil, vice-presidente do Departamento Cultural do Renascença Clube e curadora da IV FLIRENA, “O meu papel é fazer do Renascença realmente um quilombo negro. Um espaço onde todos possam estar presentes com a valorização da arte negra em geral para que possamos fomentar em nossas crianças a importância do ser negro. É hora de fazer a reapropriação do belo junto à sociedade negra”.
Durante os três dias de FLIRENA, uma programação variada promete agradar a todos os gostos e idades, tendo como objetivo principal a valorização da cultura negra em suas mais variadas vertentes, apostando na diversidade cultural. Além da literatura, com espaço para escritores, editoras e livrarias exporem as suas obras, assim como estandes para lançamentos de livros, dando visibilidade aos novos autores de publicações sobre a cultura afrodescendente, a programação engloba rodas de conversa, lançamentos e relançamentos de livros, bate-papo com autores e as tradicionais rodas de samba do Renascença.
A Secretaria Municipal de Educação espera receber no evento mais de mil alunos da rede. Todos os estudantes participantes receberão, gratuitamente, um exemplar de livro adequado à sua faixa etária, como forma de incentivo à leitura e valorização da experiência cultural. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará estandes com programação voltada para alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA. O projeto “Livres para Estudar” irá promover rodas de conversa sobre a saúde da mulher, pobreza menstrual e combate à violência de gênero, além de distribuir absorventes íntimos para alunas da rede municipal de educação. Na experiência imersiva do Instituto Helena Antipoff, os visitantes poderão participar de atividades inclusivas e sensoriais relacionadas à acessibilidade de pessoas com deficiência. No Espaço GET, voltado à inovação e tecnologia, os alunos irão expor os trabalhos que desenvolveram nos Ginásios Educacionais Tecnológicos. “A FLIRENA é sempre um grande sucesso. Nela reunimos amantes da literatura e da cultura em torno de um objetivo comum: a imersão das nossas crianças em uma festa literária que incentiva o conhecimento, democratiza os livros e valoriza todas as práticas leitoras”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Com a FLIRENA, o Renascença Clube traz à nossa cidade uma forma de incentivo à leitura sob a perspectiva do letramento preto antirracista ressaltando a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando-se o pensamento e as ideias de intelectuais negros brasileiros, a cultura e as religiões de matrizes africanas.
Programação
Dia 07/11 – 18:30h – Abertura
A abertura da Festa literária contará com as presenças do presidente do Renascença Clube Nelson Souza, da professora e curadora da FLIRENA Helena Theodoro, da co-curadora da FLIRENA Selma Maria e do Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha que darão as boas vindas e abrirão oficialmente o evento. Participação dos alunos do EJA/Rio.
Dia 08/11 – 9h às 21h
9 às 14h – Atividades culturais para crianças, uma ação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
10h às 21h – Visita aos estandes.
14h – Lançamentos de livros com sessão de autógrafos (39 escritores inscritos para lançamentos e relançamentos).
15h – Roda de Conversa – “Herança Ancestral na Gastronomia”
Presenças confirmadas: chef Dida, Nega do Caldo, chef angolano
17h – “O Poder das Ervas Medicinais”
Quilombo Aquilá, Ulisses do Jardim Botânico
19h – Música, dança, DJ
Apresentação de artistas angolanos.
Dia 09/11 – 9h às 21h
9h às 20h – Visita aos estandes
13h – Lançamento com sessão de autógrafos seguido de roda de conversa
Livro: “Clubes Negros nas Américas”, organizado por Giane da Silva Vargas e Petrônio Domingues
Roda de conversa sobre a importância dos clubes negros. Presenças confirmadas: João Carlos Martins, Sonia Jacomini
15h – Roda de conversa: “Ancestralidade e Vida – Memórias de Teresa de Jesus”
Discussão sobre o livro de autoria de Martinho da Vila que fala sobre sua mãe Teresa de Jesus.
Presenças confirmadas: Helena Theodoro (mediadora), as filhas de Martinho da Vila (Analimar e Maíra) e a neta (Dandara).
17h – Roda de conversa: “Literatura Negra e Resistência”
Presenças confirmadas: Helena Theodoro, Lia Vieira, Alberto Flisgo, Dandara Suburbana, Carolina Rocha, Wilma Piedade
18h – Homenagem ao Cônsul de Angola
19h – Música, dança, DJ
Apresentação de artistas angolanos
Bloco Kizomba
Serviço
Dias: 7,8 e 9/11
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
ENTRADA FRANCA
Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)