Início » Festival Arte por toda parte apresenta o espetáculo infantil “Sambinha” no Teatro Casa de Cultura Laura Alvim

Festival Arte por toda parte apresenta o espetáculo infantil “Sambinha” no Teatro Casa de Cultura Laura Alvim

Espetáculo Musical celebra dez anos em cartaz em nova montagem com o elenco original e faz temporada durante o mês de novembro

por Redação
Sambinha

O musical “SAMBINHA” faz nova temporada e comemora dez anos em cartaz a partir do dia 5 de novembro no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, onde segue em cartaz aos sábados e domingos, sempre às 16h. Serão temporadas populares dentro do Festival “Arte por toda parte”, idealizado pela produtora Constelar, da empresária Tatianna Trinxet, com patrocínio da PRIO, companhia independente de óleo e gás no Brasil. O infantil deu início à premiada trilogia “Sambinha; Bossa Novinha – A Festa do Pijama e Forró Miudinho” e apresenta ao público infantil 16 sambas de importantes compositores que fizeram a história do gênero. Através da seleção de sambas de várias épocas e estilos, o espetáculo aproxima a criança e o jovem deste gênero musical, que é uma das expressões mais marcantes de identidade cultural brasileira.

O premiado texto de Ana Velloso foi criado a partir dos personagens das letras de sambas como: ‘Menino Brasileiro’ – samba pouco conhecido de Dona Ivone Lara que serviu de inspiração para o personagem SAMBINHA – menino de comunidade, filho de trabalhador, cheio de talento para o samba – no gogó e no pé;‘Samba de Maria Luiza’, de Tom Jobim, que foi a inspiração para a personagem Marilu – menina de classe média, moradora da Zona Sul do Rio e ‘superconectada’ nas mídias eletrônicas e nas redes sociais. 

Em “SAMBINHA”, tanto os personagens quanto o enredo estão a serviço do conjunto de canções, tratadas aqui como ‘a estrela do espetáculo’.

SINOPSE:

SAMBINHA conta a história do encontro casual entre Maria Luiza, menina típica da classe média, moradora da Zona Sul carioca, com Junior, um menino do subúrbio, conhecido em sua comunidade como ‘Sambinha’ por suas habilidades de dançar e cantar esse ritmo tão brasileiro. 

Por uma artimanha do acaso, Júnior vai parar na casa de Maria Luiza e, neste encontro, os dois se encantam um pelo outro e trocam experiências. Ele mora numa casa simples com quintal e árvores na periferia da cidade. Ela, por sua vez, está sempre ‘conectada’, se comunicando com o mundo inteiro de dentro do seu quarto num apartamento em Copacabana. A partir da amizade que se estabelece entre as duas crianças, as suas famílias também passam a ser mais próximas e esse convívio proporciona a todos uma ampliação de horizontes.

A partir das letras das músicas e do enredo simples o espetáculo trabalha temas como: respeito às diferenças, a riqueza da formação étnica do povo brasileiro, a importância da influência africana na nossa música e cultura, o orgulho de reconhecer nossas tradições.

Roteiro Musical:

Estão no repertório: Pelo Telefone – Donga;  Batuque na Cozinha  João da Baiana;Samba de Maria Luiza – Tom Jobim; Lua de São Jorge – Caetano Veloso; Alvorada – Cartola; Shopping Móvel – Claudinho Guimarães e Luizinho (sucesso na voz de Zeca Pagodinho); Samba Lelê – Cantiga Popular – versão Ana Velloso; Pique Esconde na Internet – Luiz Carlos da Vila e Moacyr Luz;  Nó na Madeira – João Nogueira; Lamento da lavadeira – Monsueto Menezes;  Morena Flor – Toquinho e Vinícius; Boas Vindas – Caetano Velloso; Feijoada Completa – Chico Buarque; Menino Brasileiro – Dona Ivone Lara; Samba da Antiga – Candeia; A Voz do Morro  Zé Kéti  

FICHA TÉCNICA 

Texto e Roteiro Musical: Ana Velloso

Direção: Sergio Módena

Direção Musical: Ricardo Rente

Coreografias: Édio Nunes

Elenco / Personagens
:
Ana Velloso
 / Jacira e Marilú
Édio Nunes /
 Sambinha e Murilo
Vera Novello /
 Dona Marisa e Dona Cida
Patrícia Costa /
Jurema
Milton Filho / Jurandir

Músicos: André Rente (violão), André Vercelino (percussão),FelipePedro Santos (cavaquinho) 
Iluminação: Aurélio de Simoni

Cenário e Figurino: Espetacular Produções e Artes (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo)

Equipe de Criação

Diretor Assistente
: Gustavo Wabner
Preparação Vocal: Débora Garcia
Programação Visual:  Cacau Gondomar

Fotos de Divulgação: Débora Garcia e Claudia Ribeiro
Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
Direção de Produção e Realização: Lúdico Produções Artísticas

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
– Classificação etária: livre
– 60 minutos de duração

Serviço:

Espetáculo “Sambinha”

Estreia: 5 de novembro

Até: 27 de novembro de 2022

Sábados e Domingos, às 16h

Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim – Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema, RJ

Valor do ingresso: R$ 40,00 (INTEIRA) R$20,00 (MEIA) 

Site para vendas de ingressos: funarj.eleventickets.com

Duração: 65 minutos

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 200 espectadores 

Acessibilidade: 5 espaços para cadeirantes, 3 assentos com dimensões especiais, e banheiro adaptado 

As sessões contam com intérprete de libras e audiodescrição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via