Festival Artes Vertentes 2023 | Evento apresenta a programação da 12ª edição

📷 Marlon de Paula

Reconhecido como um dos mais importantes festivais de artes integradas do país, o Festival Artes Vertentes Festival Internacional de Artes de Tiradentes – teve início nesta quinta-feira (16/11). A programação reúne concertos, exposições, exibições, espetáculos, bate-papos, residências artísticas, oficinas, além de uma série de atividades voltadas para a promoção das artes e do conhecimento.

Leia também > Festival Salvador Capital Afro chega a 2ª edição visando o fortalecimento da economia criativa

O tema escolhido para nortear as escolhas e as narrativas artísticas desta edição é “Paisagens Imaginárias”. Com esta temática, a curadoria pretende ampliar a reflexão sobre modelos reais de integração e diálogo das mais variadas vertentes artísticas, destacando ao longo da programação, manifestações como a música, a literatura, o teatro, a dança, o cinema e as artes visuais e a oralidade, reunindo representantes do Brasil e também do exterior. De acordo com o curador e diretor artístico do festival, Luiz Gustavo Carvalho, Minas Gerais é um estado que possui uma relação direta com as paisagens reais e imaginárias uma vez que esta foi uma das regiões mais devastadas ao longo da história pela exploração de suas riquezas reais e imateriais. No pensamento dos homens que “desbravavam” a terra, o território era percebido como uma espécie de lugar paradisíaco, criando uma espécie de paisagem imaginária capaz de reunir o real, o inventado, o extinto e o projetado.

Na literatura de Guimarães Rosa, encontram-se diversas referências às paisagens e personagens mineiros. Enquanto isso, nas obras de Shakespeare, Mia Couto, Andrei Platônov e outros autores, é possível observar como as paisagens se movimentam, fundindo-se aos personagens. O tema também explora as paisagens imaginárias introduzidas pelos movimentos messiânicos que ocorreram em diversas partes do Brasil e do mundo, que foram fundamentais para exaltar a relação entre terra e paisagem. O mote curatorial incita a uma discussão sobre a relação entre as paisagens imaginárias versus a invisibilização de paisagens, sobretudo as humanas.

Nesse sentido, a programação do Festival Artes Vertentes busca elucidar e oxigenar conceitos, além de promover uma série de experiências imersivas envolvendo as mais diversas manifestações artísticas, incluindo análises de temas relevantes da história. Enquanto isso, celebra a criação e as possibilidades de conexão entre os meios, potencializando o fazer e a fruição artística.

Confira a programação completa, clicando aqui.

SERVIÇO: 

12º Festival Artes Vertentes

De 16 a 26 de novembro, em Tiradentes/MG

Programação completa: www.artesvertentes.com

Ingressos online para apresentações pagas(R$40 e R$20): https://www.artesvertentes.com/ingressos

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.

Related posts

O ritmo mais carioca de todos vai tomar conta do Vista Bar

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)