O Festival Corpos Visíveis, primeiro evento na América Latina dedicado à arte e música com foco em gênero e diversidade, se prepara para sua 4ª edição. Totalmente gratuito, ele acontece nos dias 17 e 18 de janeiro e 1, 7, 8 e 22 de fevereiro, em diversos pontos do Rio, incluindo o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, Museu de Arte do Rio (MAR), Bela Maré, Centro de Artes da Maré, Piscinão de Ramos e o Instituto Arteiros na Cidade de Deus.
Desde o seu início, em 2018, o Festival Corpos Visíveis promove oportunidades e debates essenciais sobre gênero, diversidade, raça, sustentabilidade e o mercado criativo. Com a proposta de oferecer espaços de protagonismo, visibilidade e gerar renda e educação para mulheres e a população LGBTQIAPN+, o Festival vem crescendo e em 2025 ganha sua primeira versão itinerante com mais de um mês de programação gratuita.
Nesta edição de verão, o Festival dá ênfase também à preservação ambiental e ao fortalecimento de vínculos entre a arte, a sustentabilidade e a diversidade brasileira. Mulheres indígenas e negras, em especial, tem papel de destaque ao protagonizarem palcos e debates sobre os desafios e as soluções para o racismo ambiental e a crise climática. A proposta é mergulhar em uma imersão de arte, cultura e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas considerando o contexto das populações periféricas e marginalizadas.
“Queremos provocar um movimento de visibilidade e empoderamento para as mulheres e as populações LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e da cultura. O Corpos Visíveis é mais que um festival, é um espaço para amplificar as vozes que muitas vezes são silenciadas. Nosso compromisso para garantir que isso aconteça é mais forte a cada edição, sendo um festival totalmente realizado e protagonizado por mulheres e LGBTQIAPN+”, afirmou Karina de Abreu, produtora cultural, co-idealizadora do Festival Corpos Visíveis e cofundadora da ColetivA DELAS.
O Festival conta com uma programação repleta de oficinas, apresentações musicais, performances e exposições espalhadas por diversos pontos da cidade. Entre os destaques, estão artistas conhecidas do público como Cátia de França e N.I.N.A, além de novos talentos como Luana Flores e Siba Puri. Com o intuito de integrar as diferentes formas de arte, o evento também incluirá atividades como live painting, oficinas de ervas medicinais com a Pajé Tapaxi Guajajara e workshops sobre gestão sustentável de eventos culturais, com Lorena Froz, além de muita sustentabilidade e inovação em toda a estrutura do evento.
A 4ª edição também marca a parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade, um evento que exibe curtas-metragens independentes latino-americanos com temas voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Esse ano, a mostra vem com programação mais extensa! Serão 50 filmes selecionados para abordar temas urgentes, como a interseção entre diversidade sexual, étnico-racial e as questões ambientais.
Com quase três meses de exibições gratuitas em diferentes bairros da cidade e online, a Mostra oferece sessões e oficinas de audiovisual abertas ao público, com direito a votação popular e premiações em dinheiro.
Gerando impacto!
O Festival tem o objetivo de gerar impactos diretos e indiretos para a economia criativa, em especial para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ de comunidades periféricas da cidade e do campo. Ao longo das edições anteriores, o Corpos Visíveis criou mais de 500 empregos indiretos e impactou mais de 20 mil pessoas, além de gerar R$ 2 milhões em retorno de mídia online e offline. Em 2025, espera-se que cerca de 4 mil pessoas participem do evento. “O Corpos Visíveis é mais do que um Festival, é uma plataforma de visibilidade e oportunidades para as populações historicamente vulnerabilizadas e uma maneira de empoderar essas vozes para que elas possam ocupar os espaços de protagonismo que lhes pertencem”, completou a organizadora Karina de Abreu.
“Por meio da arte e suas múltiplas linguagens, o Futuros – Arte e Tecnologia busca engajar o público em reflexões conectadas com o nosso tempo. Receber o Festival ‘Corpos Visíveis’, com temas como a preservação ambiental e a visibilidade da população LGBTQIAPN+, reafirma nosso papel de gerar debates que promovam mudanças”, destaca Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.
Festival Corpos Visíveis – https://www.corposvisiveis.
O Festival Corpos Visíveis é o único Festival de arte e música da América Latina com foco em gênero e diversidade, realizado desde 2018 no Rio de Janeiro. O evento busca criar espaços de protagonismo, visibilidade e geração de renda para mulheres e a população LGBTQIAPN+, promovendo debates públicos e reflexões sobre violências de gênero, raça, meio ambiente, sustentabilidade e mercado criativo, por meio da arte, cultura, educação e inclusão de mulheres diversas e LGBTQIAPN+ das periferias.
ColetivA DELAS – https://www.coletivadelas.com.
A ColetivA DELAS é um hub de impacto social focado em promover diversidade, equidade e inclusão através da economia criativa. Com uma equipe diversa e comprometida, a ColetivA desenvolve projetos inovadores que conectam cultura, educação e sustentabilidade. O objetivo é oferecer visibilidade e oportunidades para grupos sub-representados, empoderando estas pessoas e transformando o mercado. Com mais de 10 anos de experiência, criam eventos e plataformas de diálogo que impulsionam o empreendedorismo criativo e a construção de um futuro mais justo e inclusivo.
Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.
Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.
Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.
O Festival Corpos Visíveis é uma realização da ColetivA DELAS com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro no 5.553 de 14 de janeiro de 2013, regulamentada pelo Decreto no 37.031 de 12 de Abril de 2013, alterado pelo Decreto n° 41.998, de 21 de julho de 2016, da Oi S/A e da SEREDE. Ainda, contam com o apoio do Oi Futuro, da co.liga e do Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio à programação musical”, chamada 2024.
Serviço
Festival Corpos Visíveis feat. Mostra Cine Diversidade
www.instagram.com/
De 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025.
Gratuito
Fotos Festival Corpos Visíveis
Link com imagens no youtube : https://youtu.be/e469cw7xD44
Ingressos: www.sympla.com.br/evento/
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Data: 17 e 18 de janeiro de 2025, sexta-feira e sábado
Horário: De 14h às 19h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Programação:
17 DE JANEIRO, SEXTA-FEIRA
Pátio Térreo
14h – Toré de abertura (ritual indígena) e Defumação com Ervas Medicinais com a Pajé Tapaxi Guajajara
Teatro
15h – Oficina de Dança Afro com Nega Lu
16h – Sessão Mostra Cine Diversidade com exibição de filmes
16h40 – Palestra: Narrativas indígenas com Maiara Astarte
Pátio Térreo
15h às 16h30 – DJ Orkídia
16h30 às 18h – DJ Cris Pantojja
18h – Exposição Fotográfica Estética do Invisível
18h – Show de abertura com Siba Puri
19h – Show de Cátia de França convidando Luana Flores
18 DE JANEIRO, SÁBADO
14h – Oficina de Gestão Sustentável para eventos culturais com Lorena Froz
15h30 – Exibição de filmes Cine Diversidade: Sessão Ser Trans
14h às 15h30 – DJ Nat Bombom
15h45 às 16h – Performance “A mãe”
16h às 17h30 – DJ Candy
16h – Palestra: Diversidade e Inclusão nas Artes com Renata Novaes, Roberta Holiday, Milena Manfredini e Luciana Adão
17h30 às 18h – Performance com a artista Pâmela Magno
18h – Exposição Fotográfica Estética do Invisível
18h – Show Azula
19h – Show N.I.N.A
Data: 1 de fevereiro de 2025, sábado
Horário: De 11h às 20h30
Local: Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Programação:
11h às 12h – Palestra “Festivais de gênero: diversidade nas produções latino-americanas” com a produtora chilena Ilse Farías (Somos Fuego Music)
12h às 14h – Rodada de networking entre artistas e produtoras de festivais
15h às 17h – Performance com Live painting com Dani Ramalho
15h30 às 16h – DJ Lais Conti
17h às 18h – Aturiá
18h às 19h – Baque Mulher
18h30 às 20h30 – Projeções de videoartes, videoclipes e fotografias
19h às 20h30 – Encerramento com cortejo do bloco Agytoê
Data: 7 de fevereiro de 2025, sexta-feira
Horário: De 14h às 21h30
Local: Centro de Artes da Maré e Galpão Bela Maré
Endereço: Rua Bitencourt Sampaio, 181 – Maré, Rio de Janeiro, RJ
Programação:
14h às 16h – Oficina de Criação Audiovisual de Baixo Orçamento com Fatinha Lima (Favela Cineclube)
16h às 16h45 – Sessão Reflexos do Feminino
17h às 18h – Palestra sobre Cultura e mudanças climáticas: por que essa conversa importa? Com Marcele Oliveira – representante do Brasil na Conferência das Partes (COP)
18h às 19h30 – DJ Pambelli
19h30 às 21h30 – Ball in Maré
Data: 8 de fevereiro de 2025, sábado
Horário: De 18h30 às 21h.
Local: Piscinão de Ramos
Endereço: Praça Roquete Pinto, 2 – Maré, Rio de Janeiro RJ
Programação:
18h30 às 19h15 – Sessão Cine Diversidade
19h15 às 21h – Slam Vozes das Margens
Data: 22 de fevereiro de 2025, sábado
Horário:
Local: Instituto Arteiros
Endereço: R. Daniel, 84 – Cidade de Deus, Rio de Janeiro, RJ
Programação:
14h – Palestra performática com Rafaela Ferreira
15h – Exibição Cine Diversidade
15h30 – Apresentação especial do Instituo Arteiros
16h30 – DJ Dudu Victor
Serviço
Feira Coletiva de Negócios
Data: 17 e 18 de janeiro de 2025, sexta-feira e sábado
Horário: De 14h às 21h (entrada encerra 20h)
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63, bairro Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Classificação: 14 anos
Evento acessível com tradução em libras
Participação: R$: 30,00