Chegando a sua 17ª edição, a Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Baixada Animada sai da casa onde nasceu, a Baixada Fluminense, para ocupar diversas regiões do estado do Rio, levando para o público os maiores destaques da recente safra do cinema de animação nacional e internacional, em sessões inteiramente gratuitas. Ao todo, o festival vai percorrer 12 cidades, entre setembro e novembro, começando por Areal, Duque de Caxias, Japeri e Guapimirim. Em outubro, o evento segue para Niterói, Rio de Janeiro, Nilópolis e Campos, fechando sua programação, em novembro, nas cidades de Nova Iguaçu, Búzios, São João de Meriti e Paraty.
Há décadas, os desenhos animados vêm encantando o público, seja infantil ou adulto. É também notório o maior número de técnicas, estilos e temas, gerando um volume de obras de grande qualidade. Nesse sentido, o festival é uma oportunidade única para o público conhecer bons títulos e se inteirar sobre a produção contemporânea de animação, fomentando de maneira sólida a formação de plateia. “Para mim, é uma alegria ver o Baixada Animada crescendo e expandindo suas fronteiras para além da região. Sinto que estamos cumprindo de maneira efetiva nosso papel de difundir a produção audiovisual de animação, que não chega aos pequenos centros e, quando chega, em geral, não fica muito tempo em cartaz nas salas comerciais.”, comemora Flavio Machado, idealizador do evento.
Em 2024, a mostra competitiva conta com 118 curtas metragens e quatro longas do Brasil e mais oito países, como Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai, Colômbia, entre outros. Além do recorde de cidades, esta também será a edição com o maior número de longas, provando a força da atual produção do cinema nacional. São eles: “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão; “Brichos 3 – Megavirus”, de Paulo Munhoz; “Teca e Tuti – Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago M. A. Lima, Diego M. Doimo; e “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, ainda inédito no país.
Dentre as produções brasileiras de curta-metragem, destaque para os premiados “Anacleto, O Balão”, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; “Lulina e a Lua”, de Marcus Vinicius Vasconcelos e Alois Di Leo; e “O Cacto”, de Ricardo Kump. “Um dado que chamou atenção foi a grande quantidade de filmes nacionais falando sobre o meio ambiente e o aumento de produções vindas do Nordeste, acredito eu, incentivado pelos editais e leis de fomento à cultura que surgiram durante e pós-pandemia.”, observa Flavio.
Entre os estrangeiros, o destaque fica por conta do premiadíssimo “Humo”, produção mexicana dirigida por Rita Basulto, que trata dos horrores vividos por uma criança judia que viveu em um campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.
A seleção dos filmes exibidos varia de acordo com cada cidade e é dividida por faixa-etária: livre, infantil (até 11 anos) e infanto-juvenil (a partir de 12). O melhor filme na categoria longa é eleito pela escolha do público. Já os vencedores nas categorias curta nacional e internacional, roteiro e direção de arte são escolhidos por um júri técnico.
Outra marca desta 17ª edição é a entrega do “Prêmio Animato” ao diretor Andrés Lieban, animador atuante, um dos fundadores do Estúdio 2D Lab e criador de séries infantis de sucesso como “Meu AmigãoZão”, “Quarto de Jobi” e “Conta Comigo”. Criado em 2017 para homenagear nomes de destaque no cenário da animação brasileira, esta é a segunda vez que o prêmio é entregue. E para que o público possa conhecer o trabalho de Andrés, um programa especial com filmes do diretor será exibido ao longo da programação.
Para completar, o Baixada Animada possui uma programação especial em instituições da rede pública de ensino (níveis médio e superior) com palestras e oficinas de animação, além da Mostra AniWorld, dedicada a produções fora do eixo ibero-americano. Este ano a mostra especial, criada em 2023, vem com 13 curtas-metragens de dez países: Alemanha, Austrália, Palestina, Irã, Israel, Reino Unido, República Checa, Sérvia, Taiwan e Turquia.
A 17ª edição do Baixada Animada conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO:
17ª BAIXADA ANIMADA – MOSTRA IBERO-AMERICANA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO
Data: 12 de setembro a 28 de novembro de 2024.
Locais:
CINE ARTE UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ).
Datas: de 10 a 13 de outubro
Horários: 14h, 15h35, 17h05
BIBLIOTECA PARQUE DO RIO (Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ).
Data: dias 16 e 17 de outubro
Horários: 9h30 e 14h
IFRJ (Rua Lúcio Tavares, 1045 – Centro, Nilópolis – RJ)
Data: dia 18 de outubro
Horário: 14h
UENF / Cine Darcy ((Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque California, Campos dos Goytacazes – RJ)
Data: dia 30 de outubro
Horário 19h
SESC Nova Iguaçu ((Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ)
Data: dia 5 de novembro
Horários: 9h, 14h e 19h
Gran Cine Bardot (Tv. dos Pescadores, 88 – Centro, Búzios – RJ)
Data: dias 8 e 9 de novembro
Horários: 9h e 14h (dia 8); 17h (dia 9)
SESC São João de Meriti ((Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ)
Data: dia 13 de novembro
Horário: 14h
CINE+ Paraty (Avenida Roberto Silveira, 687, Paraty – RJ)
Data: Dia 28 de novembro
Horários: 09h, 14h e 19h
Preço: Entrada franca
Classificação Etária: Livre