Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Com um novo capítulo e muitas novidades, o Festival de Cinema de Gramado, que acompanhou todas as fases do cinema nacional, chega a sua 51º edição. Serão duas semanas recheadas de produções nacionais e regionais com o melhor do cinema brasileiro e opções para os diferentes gostos cinematográficos. O evento começa nesta sexta-feira (11) e segue até 19 de agosto em Gramado.

Entre os mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens documentais e cinco longas-metragens gaúchos. Com um toque regional, também fazem parte da programação 23 curtas-metragens gaúchos.

Os filmes brasileiros selecionados têm estreia na première mundial transitam entre os diferentes gêneros, com opção para o público amante de thriller, drama, ficção, biografias e documentários. As narrativas também navegam e trazem um pouco de toda a cultura e visão de realizadores e realizadoras de todas as regiões, da narrativa com os sotaques do Norte e Nordeste, as narrativas cinematográficas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Premiação e Novidades

Os trabalhos serão exibidos a partir do sábado (12) no Palácio dos Festivais e na noite do dia 19, serão revelados os vencedores dos 38 kikitos, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Também neste ano, pela primeira vez, a valorização do audiovisual com o toque feminino será destaque. Dduas mulheres que fizeram história no audiovisual brasileiro, as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia, receberão o Troféu Oscarito.

Ainda em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado concede três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade na premiação deste ano é Troféu Sirmar Antunes, que será entregue em parceria com a Assembleia Legislativa.

Para Maratonar

A cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil se fortalece e se adapta a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança. Para expandir seu alcance dentro do universo audiovisual e atrair o público amante das maratonas audiovisuais, pela primeira vez em sua história, o evento terá uma série como atração.

Título escolhido para o evento e a estreia mundial será em Gramado, o Cangaço Novo conta com oito episódios e traz a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo que não tem lembranças de sua infância, mas descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, entre outros artistas.

(Texto – contribuição) Talita Melz/TVSPLAY

Festival de Cinema de Gramado chega a 51º edição com novas premiações, homenagem às mulheres e exibição de série

Related posts

Mundo Bita cria música para o momento da chegada do Papai Noel

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer