A premiação de filmes de mostras internacionais pelo voto popular teve a parceria inédita com a TV Globo, em mais um movimento do Festival do Rio para fortalecer o alcance e o interesse do cinema internacional independente no Brasil, e com o Telecine, parceiro e patrocinador do Festival do Rio e um dos principais serviços de filmes do país.
Um Dia de Sorte em Nova York (Lucky Lu) retrata a vida de um imigrante chinês em Nova York que trabalha como entregador por aplicativo. Ao ter sua bicicleta roubada, ele vai enfrentar a impossibilidade de continuar com seu trabalho e as consequência de um sistema social precário. Um espelho da realidade contemporânea dos imigrantes e do mundo do trabalho, o filme será distribuído nos cinemas pela Synapse Distribution.
As Correntes (Las Corrientes) aborda as consequências de um trauma pessoal na relação de uma mulher com seu casamento e sua filha pequena. Na fronteira entre a realidade e o imaginário, o filme discute o impacto dos eventos passados no presente e será distribuído nos cinemas pela Filmes do Estação.
Festival do Rio
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Sobre a Shell Brasil
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Sobre a TV Globo
Canal de televisão aberta, gratuita e plural, a TV Globo foi criada em 1965 e, além de suas cinco emissoras próprias (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília), conta com 116 afiliadas independentes que distribuem seu sinal para 94% dos domicílios com televisão no Brasil. Líder de audiência, fala todos os dias com milhões de brasileiros através de um portfólio diverso e de qualidade, que inclui novelas, realities, filmes, shows, programas de variedades, de serviço público, jornalismo e esporte. Exibe mais de 7.500 horas anuais de conteúdo, sendo 55% ao vivo e 83% nacional, original e exclusivo. Veículo de comunicação identificado com o jeito de ser do brasileiro e comprometido com o país e com a cultura nacional, está em constante movimento para acompanhar a sociedade. O talento criativo, a excelência técnica, a profunda sintonia com o público, a qualidade e a relevância de seus conteúdos são seus maiores ativos. E contar boas histórias, a sua maior vocação. Desde 2020 a TV Globo faz parte da Globo, que, em seu processo de transformação digital, integrou o canal de TV aberta aos canais de TV pagos, ao Globoplay e aos produtos e serviços digitais.
Sobre o Telecine
O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).