Festival esportivo e gratuito na Maré tem atividades abertas à comunidade

@filipefoto_FundacioBarcelona

No dia seis de dezembro, a partir das 8h, o Instituto Uevom promove, na Vila Olímpica Seu Amaro, localizada no Complexo da Maré, o Festival Esportivo. O evento, que tem apoio da Fundação Barcelona,  marca o encerramento anual das atividades do Instituto e promete reunir alunos, familiares e moradores da localidade para um dia de integração. A programação inclui atividades esportivas, recreativas, construção da árvore dos sonhos, onde os alunos escrevem uma carta pedindo, e a chegada do Papai Noel.

Aberto ao público e sujeito a lotação, o evento reunirá alunos dos Projetos Educar Pelo Esporte, Vilas Olímpicas e Jacqueline Terto, que ao longo de 2025 impactaram mais de cinco mil moradores da localidade.

“O Festival Esportivo será um momento de celebração a mais um ano de atividades concluídas. Encerrar dessa forma é motivo de orgulho e reafirma o nosso compromisso com o fortalecimento de vínculos e a promoção de direitos. Ver nossos alunos, familiares e profissionais reunidos reforça o quanto projetos sociais são fundamentais para abrir caminhos de transformação, afeto e oportunidades. Cada conquista deste ano é resultado da dedicação coletiva e das parcerias que tornam esse trabalho possível”, salienta Cátia Simão, diretora técnica do Instituto Uevom.

Festival Esportivo do Instituto Uevom

Data: 06/12/2025.

Local: Vila Olímpica Seu Amaro (Rua Tancredo Neves, s/n – Baixa do Sapateiro, Complexo da Maré, Rio de Janeiro – RJ).

Horário: 8 às 12h.

Instituto Uevom
O Instituto Uevom é uma organização sem fins lucrativos que articula esporte, educação e assistência social, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e suas famílias. Fundado em 1999 por líderes comunitários da Maré, professores, empresários e outros parceiros comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do conjunto de favelas, o Instituto nasceu com o propósito de gerir e administrar a Vila Olímpica Seu Amaro. Ao longo de quase três décadas de atuação, o Uevom consolidou parcerias estratégicas, desenvolveu metodologias de impacto e já atendeu mais de 100 mil pessoas, expandindo sua presença para outros bairros da capital fluminense. Atualmente, gerencia oito projetos distribuídos pelo Complexo da Maré, Complexo da Pavuna, Campo Grande, Irajá e Praça Seca.

Projeto Educar Pelo Esporte
O Educar Pelo Esporte é realizado pelo Instituto Uevom, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. São dez modalidades esportivas diferentes oferecidas a mais de 1.700 moradores do Complexo da Maré, nas instalações da Vila Olímpica Seu Amaro, de forma gratuita. Mas o compromisso do projeto vai além do esporte. A iniciativa oferece ações, eventos e oficinas socioeducativas tendo como temática e princípios pedagógicos, os direitos humanos, o respeito, a equidade de gênero, a conscientização ambiental e o combate às discriminações.

Projeto Jacqueline Terto

O Projeto Jacqueline Terto é uma iniciativa do Instituto Uevom com incentivo do Instituto Podes Crer voltada à inclusão social, ao fortalecimento da autonomia e à valorização das pessoas com deficiência por meio do esporte, da educação e do acompanhamento social. Criado em 2017 na Vila Olímpica Seu Amaro, no Complexo da Maré, o projeto se tornou referência na promoção da acessibilidade, oferecendo atividades esportivas adaptadas, atendimentos multidisciplinares, rodas de conversa e ações de convivência que estimulam o desenvolvimento integral, o respeito à diversidade e a inclusão.

Related posts

Oitava edição do Cine Diversidade volta ao Rio consolidando a cidade como vitrine latino-americana para novos olhares do audiovisual

Sumirê valoriza arte urbana em nova fachada na Teodoro Sampaio e segue plano de expansão no estado

Cidade Para Todos é finalista do Prêmio Periferia Viva 2025