Festival esportivo e gratuito na Maré tem atividades abertas à comunidade

@filipefoto_FundacioBarcelona

No dia seis de dezembro, a partir das 8h, o Instituto Uevom promove, na Vila Olímpica Seu Amaro, localizada no Complexo da Maré, o Festival Esportivo. O evento, que tem apoio da Fundação Barcelona,  marca o encerramento anual das atividades do Instituto e promete reunir alunos, familiares e moradores da localidade para um dia de integração. A programação inclui atividades esportivas, recreativas, construção da árvore dos sonhos, onde os alunos escrevem uma carta pedindo, e a chegada do Papai Noel.

Aberto ao público e sujeito a lotação, o evento reunirá alunos dos Projetos Educar Pelo Esporte, Vilas Olímpicas e Jacqueline Terto, que ao longo de 2025 impactaram mais de cinco mil moradores da localidade.

“O Festival Esportivo será um momento de celebração a mais um ano de atividades concluídas. Encerrar dessa forma é motivo de orgulho e reafirma o nosso compromisso com o fortalecimento de vínculos e a promoção de direitos. Ver nossos alunos, familiares e profissionais reunidos reforça o quanto projetos sociais são fundamentais para abrir caminhos de transformação, afeto e oportunidades. Cada conquista deste ano é resultado da dedicação coletiva e das parcerias que tornam esse trabalho possível”, salienta Cátia Simão, diretora técnica do Instituto Uevom.

Festival Esportivo do Instituto Uevom

Data: 06/12/2025.

Local: Vila Olímpica Seu Amaro (Rua Tancredo Neves, s/n – Baixa do Sapateiro, Complexo da Maré, Rio de Janeiro – RJ).

Horário: 8 às 12h.

Instituto Uevom
O Instituto Uevom é uma organização sem fins lucrativos que articula esporte, educação e assistência social, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e suas famílias. Fundado em 1999 por líderes comunitários da Maré, professores, empresários e outros parceiros comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do conjunto de favelas, o Instituto nasceu com o propósito de gerir e administrar a Vila Olímpica Seu Amaro. Ao longo de quase três décadas de atuação, o Uevom consolidou parcerias estratégicas, desenvolveu metodologias de impacto e já atendeu mais de 100 mil pessoas, expandindo sua presença para outros bairros da capital fluminense. Atualmente, gerencia oito projetos distribuídos pelo Complexo da Maré, Complexo da Pavuna, Campo Grande, Irajá e Praça Seca.

Projeto Educar Pelo Esporte
O Educar Pelo Esporte é realizado pelo Instituto Uevom, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. São dez modalidades esportivas diferentes oferecidas a mais de 1.700 moradores do Complexo da Maré, nas instalações da Vila Olímpica Seu Amaro, de forma gratuita. Mas o compromisso do projeto vai além do esporte. A iniciativa oferece ações, eventos e oficinas socioeducativas tendo como temática e princípios pedagógicos, os direitos humanos, o respeito, a equidade de gênero, a conscientização ambiental e o combate às discriminações.

Projeto Jacqueline Terto

O Projeto Jacqueline Terto é uma iniciativa do Instituto Uevom com incentivo do Instituto Podes Crer voltada à inclusão social, ao fortalecimento da autonomia e à valorização das pessoas com deficiência por meio do esporte, da educação e do acompanhamento social. Criado em 2017 na Vila Olímpica Seu Amaro, no Complexo da Maré, o projeto se tornou referência na promoção da acessibilidade, oferecendo atividades esportivas adaptadas, atendimentos multidisciplinares, rodas de conversa e ações de convivência que estimulam o desenvolvimento integral, o respeito à diversidade e a inclusão.

Related posts

Festival A GIRA movimenta a Pequena África com diversas apresentações no MUHCAB

Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro começa 2026 com oficinas gratuitas em cinco núcleos

Curso gratuito seleciona gestores brasileiros para ampliar a inclusão efetiva de PCDs no mercado de trabalho