Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro na Sala Cecília Meireles

Festival apresenta concertos com três jovens expoentes da música do Brasil, Canadá e China

por Redação
Élisabeth Pion

Há 16 anos, o Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro fomenta e promove o aprimoramento e o reconhecimento de jovens talentos da música. Como uma das iniciativas do festival, em novembro, a Sala Cecília Meireles recebe três instrumentistas reconhecidos internacionalmente no cenário pianístico: Élisabeth Pion (Canadá), Estefan Iatcekiw (Brasil) e Xiaohui Yang (China). A idealização e direção artística do evento são da pianista Lilian Barretto.

No dia 9 de novembro, abrindo a série O Feminino no Piano, a canadense Élisabeth Pion sobe ao palco para interpretar a “Sonata nº2”, de Grazyna Bacewicz; “Sept Mers Éparses” e “The Joy Factor”, de sua autoria; e “Chaconne”, de Sofia Gubaidulina. Após o intervalo, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a batuta da maestra francesa Nathalie Marin, apresenta a “Abertura para orquestra nº 1 op. 23 em mi menor”, de Louise Farrenc. Para fechar o programa, solista e orquestra se reúnem para executar “Concerto para piano e orquestra op. 7 em lá menor”, de Clara Schumann. A jovem Pion já é conhecida do público do Rio de Janeiro ao receber o 3º prêmio no Festival Internacional de Piano na edição de 2023.

No feriado de 15 de novembro, é a vez do curitibano Estefan Iatcekiw apresentar o programa solo “Encontros Chopin – Rachmaninov” na Série Estrelas do Piano Brasileiro, com obras de Frédéric Chopin — “Sonata nº 3 em si menor op. 58” e “Barcarolle em Fá sustenido Maior op. 60” — e Sergei Rachmaninov — “Sonata nº 2 op. 36” (versão original de 1913).

Aos 20 anos, Estefan já é um dos mais destacados nomes da nova geração do piano. Recentemente, ele venceu os concursos internacionais de piano de Vigo, na Espanha, e de música russa para piano de Sanremo, na Itália.

No dia seguinte, 16 de novembro, encerrando a programação do Festival Internacional de Piano, dentro da série O Feminino no Piano, a chinesa Xiaohui Yang retorna ao Brasil após ter vencido a edição 2022 do Festival. Na primeira parte do concerto, a pianista interpreta “Das Jahr (O Ano)”, de Fanny Mendelssohn-Hensel, seguida de “Ballade”, de Shulamit Ran (a primeira mulher compositora a receber um Prêmio Pulitzer da Música); e “Ballade nº 1 em sol menor, op. 23”, de Chopin. Depois do intervalo, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência da maestra Priscila Bomfim, apresenta “Eu-Mulher”, de autoria da compositora brasileira Juliana Ripke, obra inspirada no poema homônimo de Conceição Evaristo. Para fechar o programa, a OSB Jovem acompanha Xiaohui em “Concerto para piano e orquestra nº 1 em sol menor, op. 25”, de Felix Mendelssohn.

A programação deste ano anuncia as datas do tradicional Concurso Internacional de Piano, que será realizado entre 25 de abril e 2 de maio de 2026. Com direção artística da pianista Lilian Barretto, o Festival Internacional de Piano do Rio Janeiro tem patrocínio master das Transmissoras Paranaíba e Teles Pires e do Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Nas redes:
Site: www.riopianofestival.com
Instagram e Facebook: @riopianofestival
YouTube: @festivaodepianorj

Programa

Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47)
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira)

9/11 (dom), às 11h – Série “O feminino no piano”

  • Orquestra Sinfônica da UFRJ
  • Nathalie Marin, regente
  • Élisabeth Pion, piano

GRAZYNA BACEWICZ

  • Sonata nº 2

ÉLISABETH PION

  • Sept Mers Éparses
  • The Joy Factor

SOFIA GUBAIDULINA

  • Chaconne

Intervalo

LOUISE FARRENC

  • Abertura para orquestra nº 1 op. 23 em mi menor

CLARA SCHUMANN

  • Concerto para piano e orquestra op. 7 em lá menor

15/11 (sáb), às 17h – Série “Estrelas do piano brasileiro”

  • Estefan Iatcekiw, piano

CHOPIN

  • Sonata nº 3 em si menor op. 58

CHOPIN

  • Barcarolle em Fá sustenido Maior op. 60

RACHMANINOV

  • Sonata nº 2 op. 36 (versão original de 1913)

16/11 (dom), às 11h – Série “O feminino no piano”

  • Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
  • Priscila Bomfim, regente
  • Xiaohui Yang, piano

FANNY MENDELSSOHN-HENSEL

  • Das Jahr (O Ano)

SHULAMIT RAN

  • Ballade

CHOPIN

  • Ballade nº 1 em sol menor, op. 23

Intervalo

JULIANA RIPKE

  • Eu-Mulher

FELIX MENDELSSOHN

  • Concerto para piano e orquestra nº 1 em sol menor, op. 25

Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro

Entre 2009 e 2016, o Concurso Internacional BNDES de Piano atuou na formação e incentivo a jovens pianistas através de Bolsas de Estudos, cursos para afinadores e doação de pianos de estudos que transformaram a cena musical do país e incentivaram carreiras de músicos de grande talento como Fabio Martino, Leonardo Hilsdorf, Ronaldo Rolim, Richard Kogima, Daniel Ciobanu, Daria Kiseleva, Dmitry Shishkin, além de muitos outros que seguiram uma trajetória de sucesso internacional.

Desde 2022, o formato de concurso foi ampliado ganhando a denominação de Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro, pois, além do concurso de piano realizado na Sala Cecília Meireles, estão previstas outras ações como itinerância nacional de jovens pianistas, a edição de livro sobre a trajetória de Nelson Freire, a reedição do livro “Guiomar Novaes do Brasil”, ambos escritos pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, além de masterclasses a cargo de renomados pianistas e professores de piano.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend