Início » Festival ‘Leopoldina Hip Hop – CirculAção’ ocupa lonas e arenas da cidade

Festival ‘Leopoldina Hip Hop – CirculAção’ ocupa lonas e arenas da cidade

Festival retoma temporada de eventos presenciais pela Zonas Oeste do Rio

por Redação

Com objetivo de fomentar a cultura Hip Hop nas favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em espaços culturais tradicionais, nasce em 2017, o Leopoldina Hip Hop.

Ao longo dos anos, mais de 50 artistas da cena já fizeram parte da programação do Leopoldina Hip Hop entre DJs, MCs, artistas visuais – grafiteiros – e coletivos artísticos da Zona Norte e regiões periféricas da cidade. Grandes nomes do Hip Hop, como Mv Bill e Kmila CDD, também passaram pelas edições do LH2.

No ano em que comemora 5 anos, o festival que nasceu na Arena Carioca Dicró, na Penha, resgata suas origens e realiza o Leopoldina Hip Hop CirculAção, ocupando Lonas e Arenas da cidade.

“Iniciamos no ano passado esse movimento para o Leopoldina Hip Hop circular em espaços culturais da cidade. Por conta do contexto pandêmico, fizemos uma circulação no formato online. Para este ano, voltaremos ao presencial, cumprindo todos os protocolos de segurança e estamos muito empolgados. A primeira ocupação acontece dia 19 de fevereiro, pela primeira vez no extremo Oeste da cidade, na Arena Chacrinha, em Pedra de Guaratiba.” – comemora Nyl MC, um dos idealizadores do evento.

Na programação da primeira edição da circulação, além de show com a MC Jenario e os DJs Bryan AVS e Pirigo, o LH2 CirculAção, promove Batalha de MC´s com premiação em dinheiro e kits da marca de streetwear Santarua Urbana. 

A ação será realizada em parceria com os grupos e coletivos que já realizam este tipo de eventos na região. Da Ira é o Mestre de Cerimônia convidado para fazer a apresentação da batalha.

Os MCs participantes da batalha foram escolhidos através de seletivas realizadas nas rodas culturais de Pedra de Guaratiba e entorno. São elas: Batalha da Ilha, Batalha da Margarida, Batalha do Correia, Batalha do Pier e Roda Cultural Extremo Oeste. Mas ainda será possível que outros MCs se inscreverem e participem no dia do evento.

O Leopoldina Hip Hop CirculAção é uma realização do coletivo Resistência Cultural e Observatório de Favelas. De acordo com Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas, o festival, que nasceu na Arena Dicró, já se tornou um evento muito importante para o cenário cultural do Rio.

“O Leopoldina Hip Hop se tornou um evento fundamental, pelas parcerias envolvidas na construção e pela capacidade de agregar e visibilizar a cena do hip-hop carioca. Para o Observatório de Favelas é uma alegria termos a chance de circular, junto com o projeto, por outros dois equipamentos culturais da Prefeitura do Rio. Ganhamos nós e a ganha a cidade, com a chance de o hip-hop nos reunir e fazer circular!” – comemora Isabela Souza.

De fevereiro até dezembro acontecerão quatro edições do Leopoldina Hip Hop pela cidade. O primeiro, no dia 19 de fevereiro, na Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba. Em seguida, a Arena Carioca Dicró, na Penha e Lona Cultural da Maré serão palco da Circulação do festival. As próximas datas serão divulgadas em breve.

Serviço
LH2 CirculAção – Pedra de Guaratiba
Dia 19 de Fevereiro às 18h
Local: Arena Carioca Chacrinha
End: Rua Soldado Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba

Line up:

– Batalha de MCs com selecionados das rodas

Batalha da Ilha, Batalha da Margarida, Batalha do Correia, Batalha do Pier e Roda Cultural Extremo Oeste

Mestre de Cerimônia da Batalha: DA IRA

Shows e Apresentações

MC JENARIO 

DJ BRYAN AVS 

PIRIGO DJ

Mestres de Cerimônia:

NYL MC E LXKI 

O Leopoldina Hip Hop CirculAção é uma realização: Resistência Cultural e Observatório de Favelas. Com apoio da PAR Produções / Arena Chacrinha / Fetaerj e patrocínio: RIO 2020 / Secretaria Municipal de Cultura / FUNARTE / Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via