Festival LivMundi 2024 promove a vida sustentável na Zona Norte do Rio, no dia 9 de novembro

Oficina cosméticos naturais

LivMundi, uma das principais plataformas de vida sustentável do Brasil, realizará sua sexta edição, a terceira ocupando a Arena Cultural Dicró, na Penha. O festival acontecerá no sábado, 9 de novembro, com um dia repleto de atividades para toda a família, das 10h às 21h. Este ano, o evento conta com a curadoria de duas mulheres pretas de destaque em suas comunidades: Ana Santos, agroecologista e fundadora do CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia; e Ana Tobossi, traz uma perspectiva de convivência comunitária e saberes ancestrais, como promotora popular de saúde antirracista e participante do Movimento Negro Unificado e Rede Emancipa.

Juntas, e em parceria com a equipe do LivMundi, Ana Santos e Ana Tobossi definiram os conceitos de cuidado e bem-viver como os pilares centrais desta edição, refletidos no lema “Eu Sou Porque Nós Somos”, inspirado na filosofia africana Ubuntu. Esse princípio reforça a interconexão, destacando a importância da coletividade para o bem comum. Em territórios marcados pela vulnerabilidade social, a filosofia Ubuntu adquire um significado especial e se materializa nas ações diárias dos moradores como forma de resistência. O cuidado e o bem-viver se tornam práticas indispensáveis para os cariocas, que enfrentam desafios diários mas que também inspiram ao construir redes de solidariedade e apoio mútuo. O Festival LivMundi reforça sua vocação como um espaço para celebrar e fortalecer essas formas de convivência coletiva.

Para despertar a consciência socioambiental do público e inspirar líderes e governantes, o LivMundi promove diálogos, oficinas, performances artísticas, lançamento de livros com declamação e sessão de autógrafos. Nesta edição, traz também uma abordagem prática e comunitária, com uma série de ações voltadas para a cidadania e o bem-viver, com serviços de saúde, defensoria pública e uma feira de empregos.

PROGRAMAÇÃO

O LivMundi oferecerá ao público uma série de oficinas práticas, incluindo: “Compostagem”, que ensinará a transformar restos de alimentos em adubo; “Cosméticos Naturais”, com alternativas ecológicas e veganas para cuidados pessoais; “Tinta Natural”, com a criação de tintas a partir de argilas, flores e frutos; e o curso de Tranças, que vai ensinar várias formas de se fazer o penteado. 

“De Onde Vem o Seu Lixo?” contará histórias de pessoas da comunidade que estão transformando resíduos em recursos. Já a oficina “Rap: Rimas Para Um Futuro Sustentável” vai promover a criação da música que aborda temas relevantes como acesso à água potável, alimentação e educação. O festival exibirá o documentário “Raias da Guanabara”, do cineasta Ricardo Gomes, seguido de uma roda de conversa sobre a preservação dos oceanos e como todos podem ajudar a proteger os animais marítimos.

A mudança climática motivou a instalação pedagógica “Como Refrescar Sua Casa?”, que vai mostrar meios de se proteger do calor de forma econômica e sustentável. Já a mesa “Alimentação Afetiva” trará a importância da cozinha tradicional na defesa do território. O produtor e ativista ambiental Luis Cassiano, fundador do Teto Verde Favela, vai explicar como amenizar a temperatura em favelas e falar sobre sua iniciativa na realização dos telhados verdes nas comunidades do Rio de Janeiro.

O evento também promoverá conversas sobre educação, economia, sustentabilidade e sociologia. Em “Economia do Afeto” os participantes vão refletir como o conceito de coletividade impacta o cotidiano das comunidades; “Educação na Agenda” aborda como a educação pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Ancestralidade e Futuros” reúne histórias sobre sabedoria ancestral e suas conexões com o presente. Já “Espiritualidade e Natureza” reúne diversos líderes religiosos para discutir o papel da espiritualidade no cuidado com o planeta. “G20: Caminhos e Possibilidades” reúne representantes dos movimentos Ação da Cidadania, Voz das Comunidades e Cúpula dos Povos e da Prefeitura para discutir os impactos do G20 nas comunidades, a curto e longo prazo.

Ao longo do dia, diversas atrações musicais e artísticas serão apresentadas na Arena Dicró. A Orquestra Bernardo de Percussão valorizará a criatividade dos participantes, utilizando instrumentos de escola de samba para estimular novas possibilidades musicais. Para as crianças, haverá um show de fantoches com o Tio Fafá, além de uma sessão de autógrafos do livro “Quando Tocam os Tambores”, com a autora Estela Martins. O universo literário também contará com encontros com Roberta Calábria, autora de “Todo Dia Uma Palavra Me Come”, e Raphael Teixeira, autor de “Mestre Touro e Mestre Dentinho: Os Irmãos Bemvindo da Penha”.

E, para encerrar as atividades, o LivMundi vai colocar todo mundo para ouvir boa música dançar com o Baile do Rabisca. Nesta edição especial, o Baile vai contar com apresentação do Passinho Carioca, Os Posturados, Conexão D’Cria, além do DJ Seduty.

SERVIÇO

9 de novembro de 2024

  • Arena Cultural Dicró – Rio de Janeiro
  • Parque Ari Barroso –  R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular
  • 10h às 21h 
  • Entrada gratuita
  • ingressos em LivMundi.com ou pelo Sympla

FESTIVAL LIVMUNDI

O Festival LivMundi nasceu em 2016 com o propósito de difundir a pauta socioambiental, despertando uma consciência coletiva que inspira a mudança e incentiva novos hábitos, promovendo um futuro mais justo e sustentável para todos os seres vivos, humanos e não humanos.

O Festival LivMundi 2024  é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pela ENVIRONPACT por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O Festival LivMundi 2024 conta ainda com o apoio do Windsor Hoteis e do RIOSUL Shopping Center, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Por fim, conta com a parceria do Observatório de Favelas, da Arena Cultural Dicró e da Casa Fluminense. O Festival LivMundi é uma realização da MashUp.  

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024