Festival Musical de Capoeira Mestre Ephrain celebra a cultura com competições e homenagens

Mestre Ephrain - Iasmin-Mamede-1807

O Encontro Nacional de Bambas, que acontece uma vez por ano, foi tão bem-sucedido que terá uma segunda edição especial. O evento será aberto com o 1º Festival Musical de Capoeira – Mestre Ephrain, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro, na Vila Olímpica de Sampaio, no Rio de Janeiro. Este festival promete ser uma verdadeira celebração da cultura da capoeira, homenageando o icônico Mestre Ephrain e destacando o papel central da música nessa arte.

A participação é aberta a cantadores e compositores de capoeira de todo o Brasil, que poderão concorrer em diferentes categorias: melhor intérprete solo, melhor composição (nas modalidades ladainha, quadra e corrido), além de um desafio de composição com tema surpresa. Esses desafios vão destacar a criatividade e a tradição musical dos participantes, proporcionando um espetáculo cultural único. Os vencedores, ganharão os seguintes prêmios: 1º lugar – R$1 mil, 2º lugar – R$500, e o 3º medalha de participação.

Farão partes do encontro grandes nomes da capoeira como: Mestre Tony Vargas, Mestre Barrão, Mestre Bené, Mestre Jagunço, DJ Capoeira, e o homenageado Mestre Ephrain, capoeiristas de peso, reconhecidos nacionalmente.

Para Mestre Jagunço, um dos idealizadores da iniciativa, a capoeira é muito mais do que um jogo de corpo; é uma expressão viva da nossa história e da nossa ancestralidade.

“Quando a gente se reúne e convida o público para participar, seja com palmas, canto ou mesmo com o coração aberto, a roda se torna um espaço de comunhão, de troca de saberes e de energia. A música é o fio que conecta todos nós, é através dela que a gente conta nossas histórias, nossos desafios e nossas conquistas. Esses encontros são essenciais para manter viva a nossa cultura, para que as novas gerações entendam o valor da capoeira como resistência, como arte, e como forma de unir pessoas. Quando o público se envolve, a capoeira ganha ainda mais força, se expande, e se enraíza ainda mais profundo nas nossas raízes.”

As inscrições para o festival estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram oficial do evento, @encontronacionaldebambas.

Related posts

Tom na Fazenda em temporada popular Teatro Carlos Gomes

29º Cartório de Ofício de Notas oferece atendimento em horário especial neste feriado de São Sebastião

Colônia de férias gratuita no Caju: projeto social oferece atividades para crianças acima de 6 anos