Festival Raiz do Samba destaca a cultura afro-brasileira

O Festival Raiz do Samba, organizado pelo Coletivo Raiz do Samba, será realizado no sábado, 31 de janeiro, a partir das 13 horas, na Ocupação Nove de Julho, no bairro Bela Vista, em São Paulo, e tem entrada gratuita. Dentre as atrações estão o Samba da Pira, o Kolombolo Diá Piratininga, o Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari, Quintal D. Marta, o Samba de Roda de Pirapora de Bom Jesus, a Família Tamarineira, o Kilombo Ybira Samba, a Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco e compositores de sambas temáticos.

O Coletivo Raiz do Samba é composto por sambistas 60+ e desenvolve atividades voltadas à preservação da cultura afro-brasileira. No festival, o objetivo é evidenciar as diversas culturas que contribuem para a formação do samba paulistano. Os sambistas vão mostrar a importância do Samba como fonte de conhecimento e vão abordar temas sociais como as questões dos quilombos urbanos; o racismo estrutural e cultural; o preconceito religioso, a misoginia e as desigualdades sociais vividas pelo povo preto.

Para os organizadores, o festival evidencia a importância social do samba ao trazer questões sociais em suas obras e destaca o papel da Velha Guarda na preservação e difusão das raízes afro-brasileiras que moldaram o samba paulistano.

Serviço:
Evento: Festival Raiz do Samba
Data: 31.01.2026
Horário: das 13h às 18h30
ENTRADA GRATUITA
Local: Ocupação 9 de Julho, Rua Álvaro de Carvalho, 427, Bela Vista, SP
Organização: Coletivo Raiz do Samba
Apoio: Cozinha Ocupação 9 de julho – MSTC
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Mais informações www.coletivoraizdosamba.com.br contato@coletivoraizdosamba.com.br @coletivoraizdosamba 11 96818-0200

Related posts

Quando palavras viram imagens e ideias se transformam em histórias, a imaginação toma conta.

Rio Futsummit 2026 acontece nos dias 23 e 24 de março, na Cidade das Artes

‘Tá na Rua’ realiza os tradicionais cortejos de Yemanjá e Zé Pilintra