O que é bom não pode parar! Por esta razão, a segunda edição do Festival Raízes Negras da Fé Cristã já tem data, hora e local definidos: sábado (9/11) às 17 horas no Imperator, no Méier, na Zona Norte do Rio. Após o sucesso da primeira edição, ocorrida no dia 1º no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, também na Zona Norte, chegou a hora de outro local importante para a cultura na cidade do Rio, o Centro Cultural João Nogueira. A programação é gratuita. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
O show deste sábado vai contar com atrações inéditas: grupo de pagode gospel Chega Mais Para Cristo, do ministério de louvor da Comunidade Evangélica da Zona Norte, Be One Dance e a bateria do “O Remédio É o Samba. A Cura É Jesus”. Além das atrações musicais, a segunda edição do festival vai ter a roda de conversa “Expressões Culturais e Religiosas na Música Gospel”.
O evento é um marco na história do Rio de Janeiro e na música gospel brasileira. Todas as atividades abrangem apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que retratam a cultura negra cristã. Cada evento será uma celebração da identidade cultural, destacando a conexão entre a fé e a arte. O público-alvo abrange moradores locais das comunidades, bem como entusiastas da cultura e turistas interessados em experiências autênticas.
Uma das responsáveis pela organização do evento a produtora Janaína Souto celebrou o resultado do primeiro encontro e comenta a expectativa para a realização do segundo evento:
“Realizar esse festival no Centro Cultural da Música Carioca Artur da Távola foi maravilhoso. O mais bacana foi abrir o mês de novembro, que é o da Consciência Negra, justamente com um evento gospel que celebra a diversidade cultural com apresentações lindas no palco. Manifestações como trap e hip hop somadas ao coral foram memoráveis. Não posso deixar de citar as maravilhosas participações dos pastores César Belieny e Cíntia Brito. Ter o palco aberto para a manifestação da cultural preta gospel foi incrível. E queremos fazer outro show memorável no dia 9 para impactar todos os que forem ao Imperator”, comentou Janaína.
Depois do show marcado para sábado (9/11), às 19 horas, no Imperator, o festival fará o encerramento em 30 de novembro no Parque Rita Lee, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Assim como as outras apresentações, a entrada será gratuita.
Graffiti em pista de skate
A primeira ação feita antes da apresentações musicais foi a realização de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee. Foram mais de 12 horas de trabalho e muita alegria na produção do primeiro graffiti do local. A atividade, realizada em 21 de agosto, foi considerada o início das ações culturais do nosso projeto.
Com as autorias de Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o trabalho tem o propósito de apresentar a mensagem que está em João 3:16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Vibe Agency e Janaína Souto
Janaina é produtora cultural há mais de 30 anos, Diretora Executiva da Vibe Agency, formada em Comunicação Social pela FACHA, pós graduada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na UERJ e gerenciamento de projetos na UCAM.
Atuou em eventos como o Animagé, O Remédio é o Samba, Desfile do Bem e é uma das criadoras da Avic, a Associação Vila Isabel Cultura, que tem o propósito de reunir os fazedores de cultura de Vila Isabel e Grande Tijuca para que atuem em rede e recebam treinamento e orientação para produção e inscrição de seus projetos em editais. Além disso, também trabalhou como produtora no projeto “Eu Sou Babu”, protagonizado pelo ator e cantor Babu Santana
SERVIÇO
Festival Raízes Negras da Fé Cristã
Data: 9 de novembro de 2024 (sábado)
- Horário: 17 horas
- Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator
- Endereço: Rua Dias da Cruz, 170, Méier Rio de Janeiro
- Destaques: Apresentações musicais com Chega Mais para Cristo, da Comunidade Evangélica da Zona Norte, Be One Dance e a bateria do “O Remédio É o Samba. A Cura É Jesus”.
- Entrada: Livre, sujeita à lotação.
As atrações
Chega Mais pra Cristo
A história do Chega Mais Pra Cristo começa no ano de 2007, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, onde um grupo de jovens da igreja Ministério Apascentar de Nova Iguaçu se reunia para uma roda de samba após os cultos semanais. Após os encontros com Deus, se formava uma roda de samba no estacionamento da igreja, que logo era rodeada pelas pessoas que saiam do culto e iam lá conferir.
Em 2011, o grupo lançou “Esperança”, seu primeiro CD com músicas autorais e, desde então, não parou mais.
O grupo foi fundado por Artur Felipe (banjo) e, logo em seguida, chegou Jorge Paulino (tan tan). O grupo, que passou por algumas formações, conta atualmente com nove integrantes. Além de Artur e Jorge, a banda tem hoje em sua formação outros sete integrantes: Alexandre Rodrigues (pandeiro), Junior Luiz (cavaco e Voz), Thiago Costa (violão), Bianca Magalhães (voz), Hudson (reco-reco), William Gelli (surdo) e Arthur Cruz (voz).
Be One Dance
Desde 2018 levando o amor de Jesus através da arte da dança em Igrejas. Além disso, também faz esse trabalho em rodas e festivais seculares.
Ministério de louvor da Comunidade Evangélica da Zona Norte
O Ministério de Louvor da Comunidade Evangélica da Zona Norte (CEZN), em Vila Isabel, é liderado pelo Pastor Márcio Rocha que viveu todas as fases do Louvor e Adoração nos últimos 30 anos da música gospel brasileira, como Pastor e Ministro de Louvor, desde a Comunidade Evangélica de Nilópolis, passando pelo Ministério Apascentar de Nova Iguaçu e, atualmente, na CEZN.
Bateria O Remédio é o Samba
O Remédio é o Samba é um tradicional Bloco carioca que costuma arrastar milhares de foliões na Av. Atlântica. Nos últimos dois anos tem realizado, no Carnaval, shows com o grupo de samba Gospel, Chega mais pra Cristo, no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos da Fazenda Paraíso, em Xerém. O Show levará para o Imperator a parceria que coloca o samba gospel como instrumento para abençoar vidas.