Festival Ser-tão Criança promove semana de atividades para crianças de escolas públicas e de uma ONG em Vargem Grande

Evento acontece de 15 a 21 de setembro e finaliza com encontro na Praça Agapanto

por Redação
Festival Ser-tão Criança

O Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, apresentam, de 15 a 21 de setembro, o Festival Ser-tão Criança, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. O evento cultural, voltado para o público infantil, acontecerá em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O festival, realizado pelo Instituto Beija-Flor Brasil — organização social com sede em Vargem Grande —, e com o apoio do Instituto Casa Viva Meraki, visa criar memórias, celebrar as infâncias, a criatividade e o brincar, impactando cerca de 1.200 crianças.

“A partir da integração das crianças com manifestações artísticas e culturais, por meio de atividades práticas e apresentações, pretendemos promover o desenvolvimento social e de uma relação mais próxima e significativa com a natureza, proporcionando vivências em ambientes educacionais e incentivando o uso de espaços públicos como meio de fortalecer também os laços comunitários”, diz Beatriz Mussi, Coordenadora de Comunicação do Instituto Beija-Flor e Diretora Geral do Festival.

O Festival Ser-tão Criança vai oferecer oficinas artísticas gratuitas em 3 escolas públicas da região para o público de 5 aos 12 anos: Escola Municipal Perola Byngton, Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande Escola Municipal Frei Gaspar. Além disso, o evento também acontece na ONG Casa de Apoio Alegria, instituição filantrópica sem fins lucrativos que, há 10 anos, atende a crianças e adolescentes de 4 aos 18 anos em situação de vulnerabilidade.

As atividades nas escolas se dividirão entre as oficinas de musicalidade com a educadora em Artes e Danças Brasileiras Itana Gomes e de teatro com a atriz e cantora Livia Izar, durante a manhã e à noite. Em cada escola, haverá́ também duas apresentações, com o festejado Grupo Musical Manaká, reconhecido pela qualidade do trabalho desenvolvido para crianças.

Já na Casa de Apoio Alegria, as crianças e jovens participarão de oficinas de arte, educação e de pintura artística com Bianca Scoralik.

Culminância

A Praça Agapanto foi escolhida para sediar o evento de culminância do Festival, no dia 21 de setembro – das 10h às 17h –, por ser um local público e de fácil acesso, onde também está a sede da ONG Casa de Apoio Alegria.

Durante a manhã, serão distribuídas ilhas de atividades com oficinas de arte e conscientização ambiental e brincadeiras com o pessoal da Mangue&Tal.

À tarde, haverá oficina e apresentação do grupo Senzala de Capoeira, do Mestre Amaz, além de teatro de mesa com Odália Pimenta, contação de histórias afro-brasileiras com Eleci Martins, e finalizando a programação com a apresentação do Grupo Musical O Quintal Mágico. Todas as atividades e oficinas são adaptadas para incluir os pequenos com diferentes habilidades, promovendo a diversidade e a inclusão social.  A Praça Agapanto também vai receber uma feira de artesanato e gastronomia com empreendedores locais.

O Festival entregará para a ONG Casa de Apoio Alegria a pintura do muro feita pelo artista visual Jota Andrade com a participação de alguns integrantes da instituição.

Todas as ações realizadas ao longo do Festival contarão com medidas de acessibilidade, como intérprete de libras e presença de atendente de acessibilidade nas escolas e praça, além de banheiro adaptado para PcD, rampa de acesso e vagas reservadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Serão implementadas ações de sustentabilidade direcionadas prioritariamente ao gerenciamento de resíduos, havendo a coleta seletiva com lixeiras individuais para cada tipo de resíduo, separação dos recicláveis para serem encaminhados à cooperativa do bairro, além da campanha “Traga seu Copo”, pois não serão disponibilizados copos descartáveis durante o evento para incentivar que os expositores evitem o uso de qualquer tipo de material descartável.

Serviço:

Evento gratuito de encerramento do Festival Ser-tão

Dia – 21/09

Horário – 10h às 17h

Local – Praça Agapanto – Vargem Grande

Oficinais de arte e conscientização ambiental, apresentações de grupos de teatro e capoeira, entre outras atividades voltadas para crianças e familiares

Feira de artesanato e gastronomia com empreendedores locais.

Instituto Beija-Flor Brasil

Fundado em 2016, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem como objetivo primordial fortalecer a cultura local, valorizando os fazeres e saberes tradicionais, a partir de uma visão educacional inspirada na Pedagogia Waldorf.

Todos os projetos que realiza estão alicerçados neste referencial, prezando que a educação aconteça em um ambiente acolhedor e estimulante onde as crianças possam se desenvolver de forma integral.

Estas são as principais áreas de atuação do Instituto: arte e cultura; educação infantil; inclusão e acessibilidade de grupos diversos. A instituição promove eventos anuais, oficinas, cursos e projetos socioculturais firmando parcerias com outros agentes e ONGs que atuam nas mesmas vertentes de trabalho, fomentando o desenvolvimento social e cultural da região.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend