Festival Ser-tão Criança promove semana de atividades para crianças de escolas públicas e de uma ONG em Vargem Grande

O Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, apresentam, de 15 a 21 de setembro, o Festival Ser-tão Criança, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. O evento cultural, voltado para o público infantil, acontecerá em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O festival, realizado pelo Instituto Beija-Flor Brasil — organização social com sede em Vargem Grande —, e com o apoio do Instituto Casa Viva Meraki, visa criar memórias, celebrar as infâncias, a criatividade e o brincar, impactando cerca de 1.200 crianças.

“A partir da integração das crianças com manifestações artísticas e culturais, por meio de atividades práticas e apresentações, pretendemos promover o desenvolvimento social e de uma relação mais próxima e significativa com a natureza, proporcionando vivências em ambientes educacionais e incentivando o uso de espaços públicos como meio de fortalecer também os laços comunitários”, diz Beatriz Mussi, Coordenadora de Comunicação do Instituto Beija-Flor e Diretora Geral do Festival.

O Festival Ser-tão Criança vai oferecer oficinas artísticas gratuitas em 3 escolas públicas da região para o público de 5 aos 12 anos: Escola Municipal Perola Byngton, Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande Escola Municipal Frei Gaspar. Além disso, o evento também acontece na ONG Casa de Apoio Alegria, instituição filantrópica sem fins lucrativos que, há 10 anos, atende a crianças e adolescentes de 4 aos 18 anos em situação de vulnerabilidade.

As atividades nas escolas se dividirão entre as oficinas de musicalidade com a educadora em Artes e Danças Brasileiras Itana Gomes e de teatro com a atriz e cantora Livia Izar, durante a manhã e à noite. Em cada escola, haverá́ também duas apresentações, com o festejado Grupo Musical Manaká, reconhecido pela qualidade do trabalho desenvolvido para crianças.

Já na Casa de Apoio Alegria, as crianças e jovens participarão de oficinas de arte, educação e de pintura artística com Bianca Scoralik.

Culminância

A Praça Agapanto foi escolhida para sediar o evento de culminância do Festival, no dia 21 de setembro – das 10h às 17h –, por ser um local público e de fácil acesso, onde também está a sede da ONG Casa de Apoio Alegria.

Durante a manhã, serão distribuídas ilhas de atividades com oficinas de arte e conscientização ambiental e brincadeiras com o pessoal da Mangue&Tal.

À tarde, haverá oficina e apresentação do grupo Senzala de Capoeira, do Mestre Amaz, além de teatro de mesa com Odália Pimenta, contação de histórias afro-brasileiras com Eleci Martins, e finalizando a programação com a apresentação do Grupo Musical O Quintal Mágico. Todas as atividades e oficinas são adaptadas para incluir os pequenos com diferentes habilidades, promovendo a diversidade e a inclusão social.  A Praça Agapanto também vai receber uma feira de artesanato e gastronomia com empreendedores locais.

O Festival entregará para a ONG Casa de Apoio Alegria a pintura do muro feita pelo artista visual Jota Andrade com a participação de alguns integrantes da instituição.

Todas as ações realizadas ao longo do Festival contarão com medidas de acessibilidade, como intérprete de libras e presença de atendente de acessibilidade nas escolas e praça, além de banheiro adaptado para PcD, rampa de acesso e vagas reservadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Serão implementadas ações de sustentabilidade direcionadas prioritariamente ao gerenciamento de resíduos, havendo a coleta seletiva com lixeiras individuais para cada tipo de resíduo, separação dos recicláveis para serem encaminhados à cooperativa do bairro, além da campanha “Traga seu Copo”, pois não serão disponibilizados copos descartáveis durante o evento para incentivar que os expositores evitem o uso de qualquer tipo de material descartável.

Serviço:

Evento gratuito de encerramento do Festival Ser-tão

Dia – 21/09

Horário – 10h às 17h

Local – Praça Agapanto – Vargem Grande

Oficinais de arte e conscientização ambiental, apresentações de grupos de teatro e capoeira, entre outras atividades voltadas para crianças e familiares

Feira de artesanato e gastronomia com empreendedores locais.

Instituto Beija-Flor Brasil

Fundado em 2016, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, tem como objetivo primordial fortalecer a cultura local, valorizando os fazeres e saberes tradicionais, a partir de uma visão educacional inspirada na Pedagogia Waldorf.

Todos os projetos que realiza estão alicerçados neste referencial, prezando que a educação aconteça em um ambiente acolhedor e estimulante onde as crianças possam se desenvolver de forma integral.

Estas são as principais áreas de atuação do Instituto: arte e cultura; educação infantil; inclusão e acessibilidade de grupos diversos. A instituição promove eventos anuais, oficinas, cursos e projetos socioculturais firmando parcerias com outros agentes e ONGs que atuam nas mesmas vertentes de trabalho, fomentando o desenvolvimento social e cultural da região.

Related posts

AfroReggae Audiovisual celebra trajetória de sucesso de Arcanjo Renegado com grande festa

Segunda edição do projeto Ocupa Praça acontece dia na gávea

Projeto “Passos da Zona Oeste” promove aulão com o mestre Mayombe Masai na quadra histórica da Mocidade