A 21ª edição do Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, será realizada de 15 a 30 de julho. A programação gratuita ou a preços populares, que envolve atrações de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais, acontecerá em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana (confira abaixo todas as localidades). O evento tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A cada edição, o evento traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Em 2023, o tema está resumido na palavra “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente. Os destaques da programação serão divulgados em breve em www.sescrio.org.br.
Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2023:
- Petrópolis
- Teresópolis
- Nova Friburgo
- Itaipava (Petrópolis)
- Barra de São João (Casimiro de Abreu)
- Búzios
- Cabo Frio
- Casimiro de Abreu
- Grussaí (São João da Barra)
- Penedo (Itatiaia)
- Porciúncula
- Rio das Ostras
- Sana (Macaé)
- Tanguá
- Três Rios
- Valença
- Vassouras