DUO GISBRANCO

Festival TOCA celebra Dona Ivone Lara e ocupa Centro do Rio de Janeiro com programação majoritariamente feminina e multigeracional

Quarta edição do evento tem patrocínio master da Shell e receberá Leci Brandão, Teresa Cristina, Áurea Martins, Nilze Carvalho, Maíra Freitas, Zezé Motta, Cátia de França, entre outras

por Redação

Shows, mesas de debate, mostra de filmes e intervenções fazem parte do projeto, que conta ainda com o Prêmio TOCA, destinado exclusivamente para compositoras brasileiras

4º FESTIVAL TOCA – De 15 a 23 de agosto – Rio de Janeiro

 (Praça Mauá, Pilotis do MAR, CCBB RJ, Teatro João Caetano, Firjan e Imperator)

Criado para valorizar a diversidade da nossa música, o Festival Toca, chega ao seu quarto ano com a missão de colocar a compositora brasileira no centro da cena e garantir que a representatividade esteja presente em todos os seus muitos eventos. Entre 15 e 23 de agosto, shows, mesas de debate, mostra de filmes e intervenções receberão artistas em uma programação majoritariamente formada por mulheres, com muitas atrações gratuitas e a preços populares.

Nesta edição especial, que também marca a volta presencial do Toca (a última foi em (2018), a grande homenageada não poderia ser outra: Dona Ivone Lara, nome incontornável ao se pensar na história das mulheres na música e na cultura do Brasil. O seu legado estará presente em muitos dos shows e das artistas convidadas, como Leci Brandão, Teresa Cristina, Nilze Carvalho, Áurea Martins, Cátia de França, Zezé Motta, Maíra Freitas, entre muitas outras. [programação completa no final do texto]

‘É muito importante realizar o Toca neste momento em que estamos retomando as ruas, os eventos e a democracia. E ainda mais importante ocupar o Centro do Rio e a Pequena África, perímetro da cidade que é um dos berços da música brasileira e um patrimônio histórico. A gente propõe ainda uma homenagem a esta grande rainha que foi a Dona Ivone Lara para poder abranger este universo feminino da música brasileira, além de apresentar cantoras, musicistas e cantoautoras’, reflete Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, idealizadora do Toca.

Para incentivar ainda mais as compositoras, o Prêmio Toca também está de volta, com um concurso responsável por premiar cinco canções vencedoras em dinheiro, que estimula novas composições (instrumentais e com letras), relembrando a tradição dos populares concursos da canção que despertavam paixões em décadas passadas.

Uma novidade do Prêmio Toca neste ano é que a premiação será totalmente destinada para mulheres (cis, trans e travestis). Após analisarem as inscrições dos últimos três concursos, os organizadores perceberam que o número de homens inscritos era quase três vezes maior do que o número de mulheres.

E justamente por ser uma iniciativa que valoriza a diversidade, inclusão e geração de valor, a Shell é a patrocinadora master do Festival.  “O Toca celebra toda diversidade da música brasileira com uma programação que valoriza a tradição, estimula o novo e promove a troca de conhecimento, contribuindo com um dos compromissos da companhia com a sociedade que é o desenvolvimento da cidadania através da cultura” – afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil. Atualmente, a companhia é a segunda maior patrocinadora de cultura do país por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Festival Toca e o Prêmio Toca são idealizados e produzidos pela Sarau Cultura Brasileira e tem na curadoria um time formado por Alfredo Del-Penho, Aline Gonçalves, André Brasileiro, Andréa Alves, Michelle Mury e Vivi Borges.

OS SHOWS

Pré-estreia e encerramento com Leci Brandão:

A pré-estreia do Toca acontece no dia 15 de agosto com toda a força de Leci Brandão, em um show especial no projeto Fim de Tarde, no Teatro João Caetano. Se Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a compor um samba enredo – e criou vários, mas sem poder assinar muitos por conta das tradições da época –, Leci faz parte da geração seguinte, pioneira e desbravadora da presença feminina no universo do samba. A apresentação também encerra o Toca no Imperator, no dia 23 de agosto.

Praça Mauá em festa:

A Praça Mauá vai concentrar a maior parte dos shows do Toca em dois palcos: o Palco Toca Firjan Sesi, localizado nos pilotis do MAR, e o Palco Toca, criado especialmente para o evento, na própria praça. Toda a programação ali será gratuita.

No sábado, dia 19 de agosto, o Palco Toca receberá a grande homenagem a Dona Ivone Lara com Maíra Freitas e Jazz das Minas, Teresa Cristina (com o show ‘Pagode Preta’) e um show inédito em que Zezé Motta, Marina Íris, Slam das Minas e Anelis Assumpção serão convidadas especiais.

Já o Palco TOCA Firjan Sesi contará com a programação de sexta a domingo (18 a 20 de agosto), com a presença de Amaro Freitas trio, Gaia Wilmer com Jaques Morelembaum (sex), Áurea Martins com Orquestra Lunar e Nilze Carvalho (sáb) e Cátia de França (dom), em um show feito especialmente para o Festival.

Toca Autoral – mostra de mulheres compositoras:

O Centro Cultural Banco do Brasil será palco da Toca Autoral, a mostra de mulheres compositoras, com foco na música instrumental, de quinta a domingo, 17 a 20 de agosto. Entre as atrações, estão o Quarteto Toca Emmbra (qui), que faz lançamento de songbook, Joana Queiroz Quarteto (sex), Duo Gisbranco, Carol Panesi (sáb) e a Cais Quarteto, que lança o álbum ‘Entre Rios’ (dom).

OS ENCONTROS

Toca de Ideias

O Toca de Ideias promoverá uma série de encontros que pretende refletir sobre a participação da mulher nos espaços ligados à economia criativa, para desenvolver e ampliar a participação feminina no setor. A programação será formada por palestras, debates e intervenções.

Entre os nomes confirmados, estão Teresa Cristina (abertura com o tema ‘A artista plural, os espaços e a criação’), Beatriz Freire e Evelyn Bastos (no encontro ‘Carnaval, mercado e protagonismo da mulher’), Bia Paes Leme e Verônica Pessoa (no encontro ‘Criadoras de músicas e ambientes musicais), Andréa Alves, Eulícia Esteves e Leonardo Edde (‘Os caminhos para a internacionalização da música) e Vitória Rodrigues (‘Poetisas Pensadoras’), Priscila Bonfim, Moana Martins e Claudia Ernest Dias (‘Educação popular brasileira), Ana Costa e Manu da Cuica (‘Mulheres sambistas e compositoras’), Maíra Freitas e Laila Aurore (‘Novas Práticas, Novos Espaços, Novos Coletivos) e Viviane Mosé e Julie Wein (‘O encontro entre poesia, pensamento e música, e os desafios de mulheres plurais, com atuações diversas).

A mostra de filmes

O Toca recebe ainda a CinemaToca In-Edit, mostra de filmes inéditos em circuito comercial, com curadoria de Marcelo Aliche, diretor artístico do festival In-Edit Brasil. Na seleção, estão seis longas metragens que exaltam a música instrumental, a diversidade e a memória da cultura brasileira, em títulos como ‘A Música Natureza de Léa Freire’, de Lucas Weglinski, e ‘Dom Salvador and Abolition’, de Artur Ratton e Lilka Hara.

Festival Toca > programação completa (ordem cronológica)

Terça-feira, 15 de agosto

Pré-estreia com Leci Brandão

18h30 – Leci Brandão – Fim de Tarde no João Caetano

Quinta, 17 de agosto

Toca de Ideias – Firjan

10h – Abertura: “A artista plural, os espaços e a criação”, com Teresa Cristina

Encontro: “Carnaval, mercado e protagonismo da mulher”, com Beatriz Freire e Evelyn Bastos

Intervenções – Firjan

12h30 – Banda Um Amô

Toca de Ideias – Firjan

14h – Encontro: “Criadoras de músicas e ambientes musicais” com Bia Paes Leme e Verônica Pessoa

CinemaToca In-Édit – CCBB 

14h – A Música Natureza de Léa Freire (2022 – Lucas Weglinski – 99 min – Livre – inédito)

16h – Dom Salvador and Abolition (2020 – Artur Ratton e Lilka Hara – 88 min – Livre – inédito)

18h – Toada para José Siqueira (2021 – Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques – 131 min – Livre – inédito)

Toca Autoral, mostra mulheres compositoras – CCBB

19h30 – Quarteto Toca Emmbra

Sexta, 18 de agosto

Toca de ideais – Firjan 

10h – Encontro: “Os caminhos para a internacionalização da música”, com Andréa Alves, Eulícia Esteves e Leonardo Edde

14h – Encontro: “Poetisas pensadoras”, com Vitória Rodrigues

CinemaToca In-Edit – CCBB 

14h – Terruá Pará (2023 – Jorane de Castro – 100 min – Livre – inédito)

16h – Famoudou Konaté – O rei do djembe (2023 – André Piruka, Billy Konate – 78 min – Livre – inédito)

18h – Manguebit (2022 – Jura Capela – 101 min – Livre)

Intervenções – CCBB

17h – Som da Vida

Toca Autoral, mostra mulheres compositoras – CCBB

19h30 – Joana Queiroz (Quarteto)

Palco Toca Firjan/Sesi – MAR 

19h30 – Amaro Freitas (trio)

21h – Gaia Wilmer e Jaques Morelembaum – “Trem das cores, uma viagem pela música de Caetano Veloso”

Sábado, 19 de agosto

Toca de ideais – CCBB

10h – Encontro: “Educação popular brasileira, com Priscila Bonfim, Moana Martins e Claudia Ernest Dias

14h – Encontro: “Mulheres sambistas e compositoras”, com Ana Costa e Manu da Cuica

Intervenções – CCBB

12h30 – Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

CinemaToca In-Edit – CCBB 

14h – A Música Natureza de Léa Freire (2022 – Lucas Weglinski – 99 min – Livre- inédito)

16h – Dom Salvador and Abolition (2020 – Artur Ratton e Lilka Hara – 88 min – Livre – inédito)

18h – Toada para José Siqueira (2021 – Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques – 131 min – Livre – inédito)

Palco Toca Firjan Sesi – MAR

15h – Áurea Martins e Orquestra Lunar – “Tempos Mulheres”

17h – Nilze Carvalho “Verde Amarelo Negro Anil”

 

Toca Autoral, mostra mulheres compositoras – CCBB

18h – Duo Gisbranco

19h30 – Carol Panesi – “Natureza é Casa”

Palco Toca, Homenagem à Dona Ivone Lara – Palco na Praça Mauá

A partir de 19h

= Maíra Freitas e Jazz das Minas

= Maíra Freitas e Jazz das Minas – Homenagem D. Ivone Lara (convidadas: Zezé Motta + Marina Iris + Slam das Minas + Anelis Assumpção)

= Teresa Cristina – “Pagode Preta”

Domingo, 20 de agosto

Toca de ideais – CCBB

10h – Encontro: O encontro entre poesia, pensamento e música, e os desafios de mulheres plurais, com atuações diversas. Com Viviane Mosé e Julie Wein

14h – Encontro: “Novas práticas, novos espaços, novos coletivos, com: Maíra Freitas e Laila Aurore

 

 

Cinema Toca, Mostra de cinema In-Edit – CCBB 

14h – Terruá Pará (2023 – Jorane de Castro – 100 min – Livre – inédito)

16h – Famoudou Konaté – O rei do djembe (2023 – André Piruka, Billy Konate – 78 min – Livre – inédito)

18h – Manguebit (2022 – Jura Capela – 101 min – Livre)

Intervenções – Praça Mauá

16h – Cyclophonica

Intervenções – CCBB

13h – Gigantes Sonhadoras

17h – Octeto Feminino do Brasil

Palco Toca Firjan Sesi – MAR

17h – Cátia de França – 50 anos de Pisada (Instrumental)

Toca Autoral, mostra mulheres compositoras – CCBB

18h – cAis – “Entre Rios”

Quarta, 23 de agosto

Fim de Tarde – Imperator

18h30 – Leci Brandão

Sobre a Shell Brasil:

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

SERVIÇO

 

Shows

 

Pré-lançamento com Leci Brandão

Local: Teatro João Caetano

Endereço: Praça Tiradentes s/nº – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada)

 

Palco Toca

Local: Praça Mauá – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita.

 

Palco Toca Firjan Sesi

Local: Pilotis – Museu de Arte do Rio (MAR)

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita.

 

Palco Toca Autoral

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ – Teatro 1) Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). À venda na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura

 

Encerramento

Local: Imperator

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier, Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada)

 

CinemaToca In-Edit

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ – Cinema 1) Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita. Retire o seu ingresso na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura

 

Toca de Ideias

 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ – 3º andar) Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita. Retire o seu ingresso na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura, 1h antes do evento.

Firjan

Endereço: Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita. Retire o seu ingresso na Sympla.

 

Intervenções

 

Firjan

Endereço: Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuito.

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita

 

Praça Mauá

Centro, Rio de Janeiro/RJ Ingressos: Entrada Gratuita.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via