Filantropia Comunitária é tema de WebSérie do Programa Transformando Territórios 

De quem é a responsabilidade de transformar os territórios? Com um convite para essa reflexão, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social lança, no próximo dia 19 de agosto, a websérie Transformando Territórios, que traz histórias reais de impacto, pertencimento e protagonismo comunitário promovidos por Fundações e Institutos Comunitários (FICs) em diversas regiões do Brasil. O lançamento, que também contará com a exibição de um vídeo-manifesto do programa, será online, às 16h. Serão 14 vídeos cujo mote é a transformação em cada um dos territórios das organizações participantes, passando por Manaus, São Paulo, Maceió, Porto Alegre e diversas outras cidades e regiões metropolitanas.

No Rio de Janeiro, o Fundo Comunitário da Maré nasce da experiência da Redes da Maré, para fortalecer a sustentabilidade das ações coletivas e estratégias territoriais desenvolvidas no conjunto de 15 favelas da Maré.

“Acreditamos que a filantropia comunitária pode ser um importante vetor de transformação social no Brasil. Já bem disseminado no exterior, nós tivemos que “ajaboticabar” esse modelo para nossa realidade brasileira. E o lançamento da websérie é um grande marco para o programa Transformando Territórios e todas as organizações que o integram. Com todos esses vídeos, podemos enxergar a abrangência das atuações das fundações e institutos comunitários (FICs) brasileiros e toda essa diversidade em cada um dos territórios. Essa websérie foi construída colaborativamente com as FICs, o que contribuiu para que ele se tornasse ainda mais incrível”, comenta Paula Fabiani, CEO do IDIS.

A produção, que conta com apoio do Movimento Bem Maior, integra o programa Transformando Territórios, iniciativa do IDIS com a Charles Stewart Mott Foundation, que impulsiona a criação e o fortalecimento de FICs no Brasil, com o propósito de promover desenvolvimento local a partir de estratégias colaborativas, transparentes e conectadas às demandas reais da população.

Descritivo

O Fundo Comunitário da Maré (RJ) é uma iniciativa da Redes da Maré, para garantir a sustentabilidade das ações coletivas e estratégias territoriais no conjunto de 15 favelas da Maré. Seus recursos serão destinados a ações de fortalecimento das organizações locais, iniciativas de incidência política e financiamento de projetos estratégicos em educação, saúde, meio ambiente, cultura e direito à segurança pública.

 

Related posts

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio

Labubu: O que é o boneco que virou febre nas Redes Sociais em 2025