Enquanto o pai conquista vitórias nos ringues, ela domina o tabuleiro com a mesma disciplina e precisão. Sofia Jaffé Zacharias, de 7 anos, filha do lutador Cosmo Alexandre com a empresária Priscila Jaffé, nasceu em Nova York e começou a jogar xadrez ainda pequena, aos 5 anos, em casa, com a babá. Em apenas um ano de competições oficiais, empilhou títulos e se tornou candidata a Mestre Nacional Feminino (CMNF), reconhecimento concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), tornando-se uma das mais jovens a receber esse título.
Entre os principais resultados da pequena enxadrista estão: Campeã do Festival Sudeste da Criança e da Juventude – Sub-08, Campeã Paulista Escolar do Interior 2025, Vice-campeã paulista em 2024, Campeã geral das etapas 2024 do CXSP e vencedora das três etapas do Campeonato Escolar do Clube de Xadrez SP em 2025.
Sofia Jaffé
Sofia agora representa sua escola, Lourenço Castanho, nos campeonatos escolares. Com olhar concentrado, raciocínio rápido e maturidade surpreendente, ela se destaca também fora dos tabuleiros: é aluna dedicada do 2º ano do Ensino Fundamental e tem altas habilidades cognitivas.
O pai, Cosmo, é conhecido internacionalmente pelo currículo impecável nas artes marciais: são 71 vitórias, passagens por eventos como Bellator, ONE FC e lutas contra nomes como John Wayne Parr e Giorgio Petrosyan. Ele havia se aposentado após um nocaute em 2022, mas voltou à ativa em 2024 com um novo contrato no Karate Combat.
Enquanto ele encara o octógono, Soso se prepara para o seu maior desafio até agora: a disputa do Pan-Americano de Xadrez Escolar, que acontece entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, com a promessa de levar o nome do Brasil ainda mais longe, até o xeque-mate.