Filme Ambivalência, produzido por alunos do Cinema Nosso, concorre a melhor curta de cinema na Espanha

A obra aborda a saúde mental das mulheres negras 

por Redação
Ambivalência

O filme Ambivalência, produzido por alunos da Instituição Sociocultural Cinema Nosso e que aborda a saúde mental das mulheres negras, concorre, na categoria estudantil, como melhor curta no Festival de Cine Independiente, que acontecerá no dia 20 de dezembro (sábado), em Bilbao, na Espanha.

“O edital Produtora Escola, do Cinema Nosso, foi essencial para que o filme Ambivalência ganhasse vida. Não só pelo apoio financeiro, mas também pelo acesso a monitorias com profissionais renomados do audiovisual, o que foi determinante para tornar possível transformar minha história em filme”, destaca Natacha Oliveira, roteirista e diretora do curta.

Sobre o Ambivalência: Enquanto aguarda ser chamada para sua consulta em uma sala de espera, Lia, uma paciente psiquiátrica, quer ir embora e desistir de seu tratamento. Mas Maria, sua acompanhante, está disposta a fazer com que ela continue.

“O curta traz uma narrativa potente, emocionante e nos convida a refletir sobre a saúde mental das mulheres negras, um tema ainda atravessado por silenciamentos e invisibilizações. Receber indicação em um edital e em uma premiação internacional é de extrema importância, não apenas para o reconhecimento do filme, mas também na valorização de produções independentes que carregam narrativas urgentes e necessárias”, explica Isabel Rodrigues, coordenadora de projetos do Cinema Nosso.

De acordo com Isabel, os festivais precisam olhar com mais atenção para filmes feitos por mulheres negras e às narrativas que abordem suas vivências, afetos e dores com profundidade e cuidado. Para ela, Ambivalência é prova de que essas histórias importam, emocionam e precisam ser vistas.

Título: Ambivalência

  • Duração: 11 minutos
  • Ano de produção: 2025
  • Gênero: Ficção
  • Subgênero: drama
  • Classificação: 12 anos

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend