Filme “Liga do Natal – Uma Aventura no Rio” tem exibição gratuita em escolas e salas de cinema

Mamãe Noel, Papai Noel e sua turma deixam o Pólo Norte e partem para o Rio de Janeiro tendo que enfrentar o calor e as armações de um vilão misterioso que vai tentar acabar com o Natal

por Redação

Muita música, humor e emoção no longa “Liga do Natal – Uma Aventura no Rio” que será exibido gratuitamente no Rio de Janeiro, Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Petrópolis. A produção natalina com ares tropicais é da Universus e traz como protagonista uma Mamãe Noel negra ao lado de Papai Noel e sua turma formada por Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende.

Na história, eles desembarcam numa casa em Santa Teresa para rápidas férias antes do período mais movimentado do ano. Eles não previam, no entanto, que o Natal será ameaçado por um inimigo que espalha fake news de que Papai Noel não existe com o objetivo de acabar com a magia da data. O roteiro é recheado de humor e situações que promovem a solidariedade, inclusão, diversidade, oferecendo ainda tradução em Libras e legendas para ampliar o acesso a todos.

“O Natal é muito mais do que uma data festiva; é um chamado para olharmos para o próximo, para a nossa comunidade e para o mundo de uma forma mais solidária e empática. Acredito que enquanto houver o desejo de compartilhar e de iluminar a vida do outro, o espírito do Natal continuará sempre presente e revigorado”, diz a diretora geral da Liga do Natal, Priscylla Mesquita.

O longa é uma das partes do projeto Liga do Natal, que também conta com uma caravana percorrendo as cidades por onde passa, promovendo brincadeiras interativas, espetáculo teatral e muita alegria para a criançada.

Toda estratégia é construída a partir de um pensamento multiplataforma e transmídia, que conversa com o público em diversos canais e é permeada por muito entretenimento, acessível em libras e audiodescrição, e com conteúdo artístico de qualidade e de forte teor educativo. narrativa também se expande em outros formatos e canais digitais, desde memes e dancinhas no tiktok, bastidores no instagram, dicas de receitas e presentes manuais no Youtube até uma playlist com uma trilha original no Spotify, Deezer a Apple Music, tornando o conteúdo acessível para que toda a família desfrute desse período mágico.

A Liga do Natal é uma realização da Universus Produções em parceria com o Instituto Ecocult e conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto já conta com 9 edições, 35 cidades, 150 mil participantes, 300 artistas locais contemplados, 660k de visualizações do filme, 25 mil km rodados e mais de 61 milhões de pessoas impactadas no ambiente digital. 

Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km2. A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

SERVIÇO
Exibição do filme “Liga do Natal – Uma aventura no Rio”

MIRACEMA

Cine Miracema – 11/12, às 13h30 na Rua Cel. Armando Ribeiro, 18 – Sta Tereza na cidade de Miracema/RJ – sessão fechada para 58 crianças

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Na Escola de arte *(só para os alunos)* – 04/12, às 19h; 05/12, às 19h; 06/12, às 19h

No Cine Casa de Cultura na Avenida Francisco Coelho Pereira, 255 – Centro – *aberto ao público* – 12/12, às 9h; 13/12, às14h

Elenco

VERÔNICA BONFIM – MAMÃE NOEL

Verônica Bonfim é Doutora em Ciência Florestal (UFV-MG) e artista brincante. É atriz, cantora, compositora e escritora. Tem dois livros infantis publicados, ‘A menina Akili e seu tambor falante’ (2016) e ‘A revolução da Tereza, a rainha quilombola’ (2022). Recebeu os prêmios: Escritas Pretas 2022, pelo seu livro 1° livro infantil ‘A menina Akili e seu tambor falante’ e o Prêmio APTR como melhor espetáculo infanto-juvenil de 2021, pelo musical de mesmo nome, adaptação do seu livro e atualmente em circulação nacional. O musical idealizado e protagonizado por Verônica Bonfim, tem roteiro (texto e músicas) e direção artística assinados por ela.

BETO VANDESTEEN – PAPAI NOEL

Ator, Cantor e Dublador. 44 anos de idade. Participou de 27 espetáculos teatrais (como “O Ateneu” com direção de Leonardo Brício, “Quiproquós” de Paulo Reis e “Academia do Coração”, de Flavio Marinho), muitos dos quais eram musicais (como “Um Violinista no Telhado”, “O Mágico de Oz” e “Kiss me Kate”, todos da dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, e “Chacrinha, o musical”), além de participar de diversas novelas e programas de TV (“Pega Pega”, “Espelho da Vida”, “Verão 90”, “Liberdade Liberdade”, onde viveu Dom João VI, “A Diarista”, “Malhação”, “Ilha de Ferro” e “Shippados”, entre muitos outros).

LUIZ BORGES – BONECO DE NEVE

Ator, escritor e manipulador de bonecos. Participou de vários espetáculos infantis: “Vila Encantada de Natal”, “Garfield”, “Cocoricó”, “Shrek”, “Cinderela”, “João e Maria”, “Branca de Neve”, “Meu Amigãozão”. E também adultos: “O Santo Milagroso”, “Auto da Barca do Inferno”, “Doce Veneno”. Autor – “Romeu e Julieta Num Lindo Lago Azul”, “O Reino das Abóboras”, “A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros”, “Oxente Cinderela”, “Vila Encantada de Natal (co-autor)”. Na televisão esteve em programas como “Sítio do Pica-pau Amarelo, 2002/2007”. “Liga do Natal (série e filme), 2020”. E atuou em obras digitais nos canais “Rezendinho” e “Gabo”.

NADY OLIVEIRA – ESTRELA GUIA

Nady Oliveira é atriz, bailarina de sapateado, assistente de direção artística, compositora e estuda canto. Pernambucana, reside no Rio de Janeiro desde 2014. Iniciou sua trajetória artística em 1996, atuando em diversos espetáculos de diversos gêneros. Fez diversos cursos livres como Teatro avançado pelo SESC, com cinco anos de sapateado na Escola Carol Lemos, Teatro épico com Sergio Carvalho da Cia do Latão, Técnicas de Anton Tchekhov com Samuel Santos- Cia o Poste. Seus últimos espetáculos foram: ”Vila Encantada de Natal”, em 2019, “Que Tempos são Esses?” Bertold Brecht, pela companhia Ensaio Aberto Temporada no CCBB RJ, Leituras dramatizadas dos espetáculos do Bertold Brecht “Dias da Comuna”, “Um Homem é um Homem”, “A Vida de Galileu Galilei” realizadas no CCBB RJ, “Os Dez dias que abalaram o mundo”, pela companhia Ensaio Aberto com 1000 espectadores por apresentação, “Luz nas trevas” de Bertold Brech com Companhia Ensaio Aberto, Musical Canto Negro com a companhia Ensaio Aberto, com mais de 700 espectadores por apresentação e “Yabá Mulheres Negras”” com direção de Luiza Loroza, no Teatro do Sesc.

PAULA FRASCARI – ÁRVORE DE NATAL

Formada em Artes Cênicas na Estácio de Sá (2006) e Cinema (2010). Paula Frascari é atriz, participou de “Todas as Flores”, na Globo e Globoplay. Também atuou no longa do Leandro Hassum, “Meu Cunhado é um Vampiro”, para Netflix. Ela tem diversos trabalhos na Globo, Multishow, HBO, Netflix, Amazon e Warner. Novelas e minisséries como “Além da Ilusão”, “Amor de Mãe”, “Salve-se quem puder”, “Verão 90”, “Filhos da Pátria”, “Suburbanos”, “Procurando Casseta & Planeta”” entre outras. Atuou em trabalhos de sucesso entre peças, filmes e novelas, onde contracenou com grandes nomes da televisão nacional. Paula também viveu a personagem Darlene, a versão jovem de Marília Pera em “Pé na Cova”, (2014 a 2016). Na série “Os Dias Eram Assim” (2017) foi Cora jovem, personagem que, na segunda fase, foi vivida por Susana Vieira. Estudou dança contemporânea na companhia de Deborah Colker, jazz com Carlota Portella, interpretação e musical com a prestigiada diretora Cininha de Paula entre outros diretores consagrados. Por 4 anos, circulou com o espetáculo “Vila Encantada de Natal”.

MARCOS CAMELO – DUENDE BOM

É formado pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna em 2004, pesquisa as técnicas de palhaço desde 2002 com mestres do Brasil e internacionais. Atuou nos espetáculos: “Inventário”, “Os Fabulosos” (Os Fabulosos), “Contos do Mar” (Cia 4 Manos), “Nosso Grande Espetáculo”, “TV Brasil Especial Palhaçaria”. E em rede aberta e versão online, Eu, Romeu (Adorável Companhia). É Protagonista da Série Televisiva A Liga do Natal em 2020. Ele também é o Palhaço Totó, tem olhos no céu e os pés plantados na terra.

CECÍLIA VIEGAS – NATA

Iniciou seus estudos de ballet com três anos de idade. Aos onze anos, já participava de festivais internacionais de dança, como o Festival de Joinville, sendo premiada em categorias infanto-juvenil. Ingressou na disputada Escola Estadual de Danças Maria Olenewa aos 12 anos, onde se formou em 1999. Estudou com grandes mestres do ballet clássico como Denis Gray e Dona Eugênia Feodorowa, além de uma breve passagem como bolsista no London Studio Centre, em Londres, Inglaterra. Trabalhou como corpo de baile no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nas montagens de “Giselle”, “O Quebra Nozes” e “La Bayadere”. Em 2008, iniciou sua pesquisa em acrobacia aérea. Foi selecionada pela Funarte artista residente no Circo Crescer e Viver, e cursou Pós Graduação em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginástica (PUC-PR). Na TV, a Liga do Natal é sua grande estreia.

KELSON SUCCI – LINO

É ator premiado no Grande Prêmio de Cannes (2019) com “Bluesman”, de Baco Exu do Blues. Kelson é cria do Complexo do Alemão (RJ). É idealizador/ator-performer/dramaturgo/diretor e curador da obra “Cuidado com Neguin”, sucesso de bilheteria em duas temporadas no Rio de Janeiro e destaque do “Dramaturgias 2”, do Sesc Ipiranga, em SP. Estudou no Teatro O Tablado e no Coletivo Brecha. Protagonista do premiado longa “Selvagem” (Pietá Filmes – 2019), dirigido por Diego da Costa, Kelson foi indicado à categoria “Melhor Ator” no Festival Guarnicê. Foi artista convidado da People’s Palace Projects para fazer uma residência artística no projeto Creative Lab, em Londres. Fez parte do núcleo de protagonistas da série “Cinema de Enredo”, dirigida por Luiz Antonio Pilar, com estreia prevista para o final de 2020. Esteve em cartaz com a peça Filhos De Medea, no Rio de Janeiro, dirigida por Marco André Nunes. Artista convidado do Festival Arte Core 2019. Atuou no núcleo de protagonistas da série “Fim De Comédia” (interrompida na pandemia). Viveu Edmundo em “Álbum em Família” (Raccord Produções), longa-metragem filmado em casa e dirigido por Daniel Belmonte. Convidado para apresentar o Festival de Música Brasileira Coala Virtual 2020. 

Programação cultural multiplataforma e transmídia

A Liga do Natal engaja o público por meio de diversos canais, oferecendo uma experiência rica em entretenimento. Além da caravana itinerante e da produção audiovisual, a Liga apresenta conteúdo digital exclusivo:

Site oficial – Link

Instagram – Link

Facebook – Link

Youtube – Link

TikTok – Link

Spotify – Link

Deezer – Link

Apple Music – Link

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend