Filme “Ponto Oculto”, da premiada diretora Ayşe Polat, estreia no Brasil em junho com distribuição da Pandora Filmes

O longa Ponto Oculto (In the Blind Spot), novo filme da premiada diretora germano-curda Ayşe Polat, estreia nos cinemas brasileiros no dia 26 de junho, com distribuição da Pandora Filmes. Aclamado em sua estreia na Berlinale, o filme mistura drama e thriller psicológico para retratar as cicatrizes deixadas por um passado não resolvido — pessoal, político e coletivo.

Ambientado no nordeste da Turquia, Ponto Oculto acompanha uma equipe alemã de documentaristas, um agente envolvido em uma rede de vigilância e sua filha de sete anos, que parece enxergar o que os adultos não conseguem ver. Com uma estrutura dividida em capítulos e filmagens em diferentes formatos, o longa prende o espectador em um clima de tensão crescente, revelando um complexo emaranhado de conspiração, trauma e paranoia.

Protagonizado por Ahmet Varlı, Çağla Yurga, Nihan Okutucu e Katja Bürkle, o filme abrange uma visão sensível e poética de temas urgentes, como a repressão política, o trauma intergeracional e os conflitos étnicos históricos da região. A diretora utiliza recursos do suspense e da linguagem documental para compor uma obra intensa e fragmentada.

A diretora
Nascida na Turquia e radicada na Alemanha, Ayşe Polat é uma das vozes mais originais do cinema germânico contemporâneo. Sua carreira inclui obras premiadas como En Garde (2004), vencedor do Leopardo de Prata no Festival de Locarno. Em POV: Ponto de Vista, ela explora, sob o olhar dos algozes, como sistemas autoritários geram seus próprios fantasmas. A diretora afirma: “Neste filme, os fantasmas do passado se tornam indestrutíveis até serem vistos e ouvidos. Para isso, precisam deixar o ponto cego.”

Ficha Técnica
Título original: Im Toten Winkel
Título no Brasil: Ponto de Vista
Data de estreia: 26 de junho de 2025
Direção e roteiro: Ayşe Polat
Produção: Mehmet Aktaş
Cinematografia: Patrick Orth
Edição: Serhad Mutlu, Jörg Volkmar
Elenco: Ahmet Varlı, Çağla Yurga, Nihan Okutucu, Katja Bürkle
Gênero: Drama / Thriller psicológico
Duração: 117 minutos
País: Alemanha
Ano de produção: 2023
Idiomas: Turco, Alemão, Inglês e Curdo
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países