Fim de semana com seis bailes no Museu do Pontal

Bloco dos Bichos por Ramon Vellasco - Foto: Daniel Pimenta

O carnaval chegou! No Museu do Pontal, quatro blocos vão animar os pequenos nos dias de folia. No sábado, dia 1, às 10h, haverá o Carnavalzinho do Violúdico, tocando marchinhas de todas as épocas. No mesmo dia, às 16h, o Cordão da Bola Laranja, de Campo Grande, tem a presença dos instrumentos de sopro como marca registrada. O carnaval do Museu é para toda a família e gratuito!

 No domingo, dia 2, às 10h, às 11h e às 12h, tem Bailinho de Carnaval para Bebês (vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos a partir das 9h30), com uma programação lúdica desenvolvida pelos arte-educadores da instituição, adaptada para crianças até 3 anos. Às 16h, tem bailinho do Bloco dos Bichos. Os animais estarão presentes nas fantasias e no repertório.

O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.

Confira a programação completa de Carnaval

01/03 – Sábado

10h – Carnavalzinho do Violúdico – Bailinho muito interativo para a família, onde o público terá contato com marchinhas de carnaval de diferentes épocas, inclusive algumas autorais. Sempre regado a muito confete e serpentina, o grupo Violúdico irá propor coreografias e brincadeiras para as crianças brincarem e dançarem muito.

16h – Cordão da Bola Laranja – Composto por músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas, o grupo de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai embalar os minifoliões com um repertório de marchinhas e sambas carnavalescos.

02/03 – Domingo

10h, 11h e 12h – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis. Vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos a partir das 9h30.

16h – Bailinho do Bloco dos Bichos

Arara, vaca, leão, jabuti: todos eles são músicos neste bloco para lá de animado! Com fantasias de animais, os integrantes do bloco tocam um repertório infantil com temática de bichos.

E ainda: Atividades Fixas

Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Em fevereiro, todas as visitas serão especiais de Carnaval, com músicas como marchinhas, sambas e frevos.

Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.

Exposições em cartaz

Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventadoO Circo ChegouEntre beiras e margens – Fogo, água, arBrincaresDevoçõesPoética da Criação, e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E a individual J. Borges – O sol do sertão.

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/

Related posts

Dream Factory reforça operação do Carnaval de Rua do Rio 2026 para fim de semana com megablocos no Centro, que tem estreia de Ivete Sangalo no circuito do Rio de Janeiro

Em Copacabana, Fan Fest Carnaval apresenta shows de Roberta Sá, Mumuzinho, Ferrugem, Mangueira, Portela e Viradouro

Feira Ziriguidum abre 2026 com Carnaval, samba e muita animação em Ipanema