Fim de semana no Futuros – Arte e Tecnologia tem visitas guiadas, estação educativa, teatro infantil e muito mais

Atividades no centro cultural celebram a Semana Nacional dos Museus com programação gratuita para toda a família

por Redação
No domingo, haverá uma visita mediada sobre a instalação ‘Futuros Plurais’ - foto: Priscila Iglesias

Um fim de semana de atividades e aprendizados sobre memória, cultura e inclusão. Para celebrar a Semana Nacional dos Museus, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, preparou uma programação especial destinada a todos os públicos, com visitas guiadas e estação educativa que se relacionam com o acervo do Musehum, o Museu das Comunicações e Humanidades. Além delas, vale conferir outras atrações do espaço como o espetáculo infantil Tem Bastante Espaço Aqui, a exposição Arte Maker e instalações interativas e imersivas. A entrada é franca.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional dos Museus ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Este ano, o tema da 23ª edição é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O objetivo da efeméride é promover conversas e reflexões entre a comunidade acadêmica, profissionais museólogos e diferentes públicos sobre a atuação dos museus e centros culturais como agentes fundamentais no campo da pesquisa e educação.

Em sincronia com a temática da Semana Nacional dos Museus, o Futuros – Arte e Tecnologia promove no sábado, 17 de maio, às 15h, a estação educativa “Museu afetivo: a memória das memórias”. Por meio de uma visita mediada pelo acervo do Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, a atividade propõe que visitantes compartilhem histórias pessoais que se relacionem com os objetos expostos, fortalecendo a memória coletiva, incentivando o diálogo intergeracional, e mostrando como a tecnologia modificou os hábitos de comunicação ao longo do tempo.

No domingo, 18, também às 15h, haverá outra visita guiada: desta vez à instalação multilinguagem Futuros Plurais. Inaugurada em dezembro de 2024, a atração ressalta conceitos e reflexões traduzidos pelos eixos temáticos do plano museológico do Musehum, abordando temas como letramento midiático, inteligência artificial, decolonização tecnológica e comunicação para a sustentabilidade. Localizada entre as galerias 1 e 2 do Futuros, a obra de dez metros quadrados apresenta vídeos e atividades interativas que convidam os visitantes a participarem ativamente das discussões sobre o mundo contemporâneo e a construção de um futuro inclusivo e sustentável.

“Aqui no centro cultural, acreditamos que as mudanças sociais e tecnológicas pedem novos diálogos e soluções criativas para tentarmos garantir a defesa dos princípios da vida e do ser humano. Por isso, apostamos na arte, na memória e na cultura como elos principais para a preservação de um futuro em meio a aceleração tecnológica que estamos inseridos. A programação do nosso espaço neste fim de semana é um reflexo desta ideia”, destaca Bruna Cruz, coordenadora do Musehum.

Outro destaque da programação é a peça infantil ‘Tem Bastante Espaço Aqui’, com três sessões de sexta a domingo, até 25 de maio. O espetáculo convida o público a refletir sobre o que significa ser família nos dias de hoje, em um mundo onde diferentes formas de afeto e convivência se entrelaçam. Idealizada por Letícia Leão, que também assina a dramaturgia, e dirigida por Juliana França e Letícia, a história acompanha Joana (Juliane Cruz), uma menina de 7 anos, que vive com suas duas mães: Isabel (Monique Vaillé) e Beatriz (Carolina Godinho), em uma casa rodeada pela natureza. Durante uma aula online de ciências, ela descobre que os bebês são gerados no útero e fica com uma grande dúvida: de qual barriga ela nasceu? Movida por sua curiosidade, e com uma câmera na mão, Joana inicia uma jornada para descobrir a sua origem.

Em cartaz até dia 22 de junho, a exposição ‘Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital’ reúne cerca de 60 trabalhos de mais 100 alunos das 16 Escolas Firjan SESI, de 11 municípios do estado do Rio de Janeiro. A mostra apresenta videoartes, instalações, esculturas, pinturas, entre outras linguagens contemporâneas sobre temas como privacidade, acesso à informação, liberdade, diversidade de expressão e saúde mental.

Também podem ser visitadas as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos aprendem e refletem sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre os destaques, o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

Serviço:

Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h

Estação educativa “Museu afetivo: a memória das memórias”
Data: sábado, 17 de maio
Horário: 15h
Capacidade: 20 pessoas (sujeito a lotação, inscrições no local por ordem de chegada)
Classificação: Livre
Entrada franca

Futuros Plurais – Visita Guiada
Data: domingo, 18 de maio
Horário: 15h
Classificação: Livre
Entrada franca

Espetáculo infantil “Tem Bastante Espaço Aqui”
Data: ⁠16*, 17 e 18* de maio (sexta, sábado e domingo): sessões às 11h30 e 15h
*Apresentações com medidas de acessibilidade (libras e audiodescrição)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Ingressos gratuitos: AQUI
Até 25 de maio

Exposição “Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital”
Entrada franca
Data: Até 22 de junho
Classificação: Livre
Entrada franca

Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades

Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11h às 18h
Entrada franca

Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural foi fundado pela Oi e tem gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.

Instituto Oi Futuro

Fundado em 2001, o instituto Oi Futuro desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Além da gestão de Futuros – Arte e Tecnologia, o instituto Oi Futuro também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade.

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend