Fim de semana no Futuros – Arte e Tecnologia tem visitas guiadas, estação educativa, teatro infantil e muito mais

No domingo, haverá uma visita mediada sobre a instalação ‘Futuros Plurais’ - foto: Priscila Iglesias

Um fim de semana de atividades e aprendizados sobre memória, cultura e inclusão. Para celebrar a Semana Nacional dos Museus, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, preparou uma programação especial destinada a todos os públicos, com visitas guiadas e estação educativa que se relacionam com o acervo do Musehum, o Museu das Comunicações e Humanidades. Além delas, vale conferir outras atrações do espaço como o espetáculo infantil Tem Bastante Espaço Aqui, a exposição Arte Maker e instalações interativas e imersivas. A entrada é franca.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional dos Museus ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Este ano, o tema da 23ª edição é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O objetivo da efeméride é promover conversas e reflexões entre a comunidade acadêmica, profissionais museólogos e diferentes públicos sobre a atuação dos museus e centros culturais como agentes fundamentais no campo da pesquisa e educação.

Em sincronia com a temática da Semana Nacional dos Museus, o Futuros – Arte e Tecnologia promove no sábado, 17 de maio, às 15h, a estação educativa “Museu afetivo: a memória das memórias”. Por meio de uma visita mediada pelo acervo do Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, a atividade propõe que visitantes compartilhem histórias pessoais que se relacionem com os objetos expostos, fortalecendo a memória coletiva, incentivando o diálogo intergeracional, e mostrando como a tecnologia modificou os hábitos de comunicação ao longo do tempo.

No domingo, 18, também às 15h, haverá outra visita guiada: desta vez à instalação multilinguagem Futuros Plurais. Inaugurada em dezembro de 2024, a atração ressalta conceitos e reflexões traduzidos pelos eixos temáticos do plano museológico do Musehum, abordando temas como letramento midiático, inteligência artificial, decolonização tecnológica e comunicação para a sustentabilidade. Localizada entre as galerias 1 e 2 do Futuros, a obra de dez metros quadrados apresenta vídeos e atividades interativas que convidam os visitantes a participarem ativamente das discussões sobre o mundo contemporâneo e a construção de um futuro inclusivo e sustentável.

“Aqui no centro cultural, acreditamos que as mudanças sociais e tecnológicas pedem novos diálogos e soluções criativas para tentarmos garantir a defesa dos princípios da vida e do ser humano. Por isso, apostamos na arte, na memória e na cultura como elos principais para a preservação de um futuro em meio a aceleração tecnológica que estamos inseridos. A programação do nosso espaço neste fim de semana é um reflexo desta ideia”, destaca Bruna Cruz, coordenadora do Musehum.

Outro destaque da programação é a peça infantil ‘Tem Bastante Espaço Aqui’, com três sessões de sexta a domingo, até 25 de maio. O espetáculo convida o público a refletir sobre o que significa ser família nos dias de hoje, em um mundo onde diferentes formas de afeto e convivência se entrelaçam. Idealizada por Letícia Leão, que também assina a dramaturgia, e dirigida por Juliana França e Letícia, a história acompanha Joana (Juliane Cruz), uma menina de 7 anos, que vive com suas duas mães: Isabel (Monique Vaillé) e Beatriz (Carolina Godinho), em uma casa rodeada pela natureza. Durante uma aula online de ciências, ela descobre que os bebês são gerados no útero e fica com uma grande dúvida: de qual barriga ela nasceu? Movida por sua curiosidade, e com uma câmera na mão, Joana inicia uma jornada para descobrir a sua origem.

Em cartaz até dia 22 de junho, a exposição ‘Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital’ reúne cerca de 60 trabalhos de mais 100 alunos das 16 Escolas Firjan SESI, de 11 municípios do estado do Rio de Janeiro. A mostra apresenta videoartes, instalações, esculturas, pinturas, entre outras linguagens contemporâneas sobre temas como privacidade, acesso à informação, liberdade, diversidade de expressão e saúde mental.

Também podem ser visitadas as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos aprendem e refletem sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre os destaques, o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

Serviço:

Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h

Estação educativa “Museu afetivo: a memória das memórias”
Data: sábado, 17 de maio
Horário: 15h
Capacidade: 20 pessoas (sujeito a lotação, inscrições no local por ordem de chegada)
Classificação: Livre
Entrada franca

Futuros Plurais – Visita Guiada
Data: domingo, 18 de maio
Horário: 15h
Classificação: Livre
Entrada franca

Espetáculo infantil “Tem Bastante Espaço Aqui”
Data: ⁠16*, 17 e 18* de maio (sexta, sábado e domingo): sessões às 11h30 e 15h
*Apresentações com medidas de acessibilidade (libras e audiodescrição)
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Ingressos gratuitos: AQUI
Até 25 de maio

Exposição “Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital”
Entrada franca
Data: Até 22 de junho
Classificação: Livre
Entrada franca

Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades

Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11h às 18h
Entrada franca

Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h

Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural foi fundado pela Oi e tem gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.

Instituto Oi Futuro

Fundado em 2001, o instituto Oi Futuro desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Além da gestão de Futuros – Arte e Tecnologia, o instituto Oi Futuro também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade.

Related posts

Lançamento de “Mulheres nas Finanças, Volume 2” em setembro, em São Paulo

ONG Favela Mundo celebra aniversário de 15 anos com diversas atividades culturais e mutirão de vagas para cursos gratuitos

Arte pública ocupa escolas do Rio e de Niterói com oficinas culturais