Fluminense faz história e elimina a Inter de Milão no Mundial de Clubes

por Jorge Rodrigues

Em uma das maiores surpresas dos últimos anos no futebol mundial, o Fluminense derrotou a Internazionale de Milão por 2 a 0, nesta segunda-feira (30), no Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte, garantindo sua classificação às quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA 2025. O clube brasileiro eliminou os atuais campeões da Liga dos Campeões europeus em um resultado que poucos apostavam ¡Sorpresa en el Mundial de Clubes 2025! Fluminense elimina al Inter de Milán, mostrando mais uma vez a força do futebol sul-americano no cenário internacional.

A partida, válida pelas oitavas de final da competição, teve início às 16h (horário de Brasília) e marcou um encontro histórico entre duas escolas de futebol distintas. Foi o primeiro confronto oficial entre um clube italiano e um brasileiro em uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA, incluindo os formatos anteriores do torneio.

O gol que mudou tudo

O Fluminense abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo, surpreendendo a defesa italiana com uma jogada bem construída. O gol precoce mudou completamente a dinâmica da partida, obrigando a Inter a sair de sua zona de conforto e buscar o empate desde os primeiros momentos.

Durante o primeiro tempo, a Internazionale mostrou sua experiência e qualidade técnica, criando diversas oportunidades. Federico Dimarco teve uma boa chance em cobrança de falta aos 37 minutos, chutando com a perna esquerda em direção à trave direita do goleiro, mas encontrou a boa localização do goleiro para evitar o empate.

O Fluminense também teve suas oportunidades de ampliar o marcador. Aos 29 minutos, Jhon Arias finalizou bem perto da entrada da área, o goleiro Sommer defendeu para a esquerda onde apareceu Samuel Xavier que tentou fazer o segundo gol para sua equipe, mas a bola acabou passando por fora do arco.

Um lance polêmico marcou os minutos finais da primeira etapa. Aos 40 minutos, após dupla cabeçada na área, Ignácio da Silva Oliveira apareceu para dar a vantagem ao seu time, mas ele estava em posição frontal. O Inter reclamou e o juiz confirmou que foi fora de lugar.

Segundo tempo de pressão italiana

Na segunda etapa, a Inter voltou com tudo em busca do empate. A equipe comandada por Cristian Chivu aumentou a intensidade e criou as melhores chances da partida. Aos 69 minutos, o time italiano esteve perto de colocar o empate no placar, Lautaro Martínez recebeu um ótimo centro, cabeceou para dar assistência para Stefan de Vrij que na frente do gol não definiu bem.

A pressão continuou e aos 82 minutos, Lautaro acertou outro chute de perna esquerda e a bola bateu no travessão. Os nerazzurri estavam próximos de conseguir a igualdade, mas faltava a precisão final nas jogadas ofensivas.

O gol que selou a classificação

Quando tudo indicava que a partida poderia se estender para a prorrogação, Hércules Pereira do Nascimento foi o encarregado de sentenciar o compromisso e a classificação do “Flu” para a próxima fase aos 93 minutos, aproveitou o espaço e a desatenção na defesa para chegar à área, definir com a esquerda e comemorar com toda a torcida.

Ficha técnica

Inter de Milão 0 x 2 Fluminense Data: 30 de junho de 2025 Local: Bank of America Stadium, Charlotte, Carolina do Norte Horário: 16h (horário de Brasília) Competição: Mundial de Clubes FIFA 2025 – Oitavas de final Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros (SLV)

Gols: Fluminense: 3′ (primeiro tempo) e Hércules 93′

Fluminense (Técnico: Renato Portaluppi) Fábio; Samuel Xavier, Silva, Freytes, Renê; Hércules, Martinelli; Jhon Arias, Nonato, Canobbio; Everaldo.

Inter de Milão (Técnico: Cristian Chivu) Sommer; Darmián, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Asllani, Mkhitaryan, Augusto; Esposito, Lautaro Martínez.

Cartões: Informações não disponíveis Público: Informações não disponíveis

O caminho até aqui

O Fluminense chegou às oitavas de final após conquistar a segunda posição no Grupo F, com uma vitória, dois empates e 5 pontos somados. O time brasileiro marcou quatro gols e sofreu dois, mantendo um aproveitamento Inter de Milão x Fluminense | Palpite | Mundial de Clubes | 30/06 consistente durante a fase de grupos.

Já a Internazionale garantiu sua vaga com mais tranquilidade, somando cinco gols marcados e apenas dois sofridos, com aproveitamento de 78% Inter de Milão x Fluminense | Palpite | Mundial de Clubes | 30/06. O Inter conquistou o primeiro lugar no Grupo E da Copa do Mundo de Clubes com uma vitória tardia por 2-0 sobre o River Plate Fluminense no Mundial de Clubes 2025: quem são e como estão jogando os adversários do Grupo F.

Protagonistas da partida

Jhon Arias foi uma das figuras de destaque do Fluminense durante toda a partida. O colombiano tem sido uma das figuras do ‘Flu’ durante o torneio e hoje está sendo o melhor jogador da partida, mostrando sua qualidade técnica e sendo fundamental na construção das jogadas ofensivas do time carioca.

Do lado italiano, Lautaro Martínez foi quem mais incomodou a defesa tricolor, criando as principais oportunidades de gol para a Inter, mas pecou na finalização em momentos cruciais.

Análise tática

O Fluminense soube explorar bem os espaços deixados pela defesa italiana, especialmente nos contra-ataques. A estratégia de Renato Portaluppi funcionou perfeitamente, com o time se defendendo de forma organizada e aproveitando as oportunidades que surgiram.

A Inter, por sua vez, teve o controle da posse de bola durante grande parte da partida, mas encontrou dificuldades para furar a defesa bem postada do Fluminense. Os “nerazzurri” têm uma clara intenção de alcançar a igualdade, nos últimos minutos se colocam mais no campo rival, mas ainda falta eficácia no último quarto.

Próximos passos

Com esta vitória histórica, o Fluminense avança às quartas de final do Mundial de Clubes e aguarda a definição de seu próximo adversário. O time de Renato Portaluppi mostrou que pode competir de igual para igual com qualquer equipe do mundo, independentemente do favoritismo.

Para a Inter de Milão, a eliminação precoce representa uma grande decepção, especialmente considerando que a equipe chegava como uma das favoritas ao título, tendo conquistado recentemente a Liga dos Campeões da UEFA.

Este resultado reforça a imprevisibilidade do futebol e a força crescente dos clubes sul-americanos no cenário mundial, provando mais uma vez que no futebol, o que vale é o que acontece dentro de campo nos 90 minutos de jogo.

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend