John Nicholson - Sem titulo - 2023 -Aquarela e acrilica sobre papel - 40cm X 30cm-

Folhas de outono, de John Nicholson

Curadoria de Zenon Valcacer selecionou 30 trabalhos do pintor e ex-professor da EAV Parque Lage, considerado um dos mestres da Geração 80 - Mostra inédita do norte-americano marca a abertura do ano expositivo nas Cavalariças

por Redação

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage anuncia Folhas de outono, mostra individual do norte-americano John Nicholson, que ocupa as Cavalariças a partir do dia 11 de abril. Sob a curadoria de Zenon Valcacer, a exposição reúne cerca de 30 trabalhos da produção recente do artista, sendo oito pinturas abstratas de grandes dimensões e uma série de 23 telas figurativas inspirada na obra do francês Henri Matisse (1869-1954).

“John Nicholson foi professor do Parque Lage durante muitos anos e contribuiu para a formação de vários de nossos artistas, como Chico Cunha e Cristina Canale. Apresentar sua exposição nas Cavalariças é uma oportunidade de acompanharmos sua produção”, diz Alberto Saraiva, diretor da instituição.

John Vincent Nicholson (Comanche, Estados Unidos, 1951) mudou-se para o Rio de Janeiro em 1977, depois de estudar Belas Artes nas Universidades de Houston e do Texas. Inicialmente figurativa, sua pintura se transforma a partir da chegada ao Brasil e da convivência com o artista carioca Luiz Aquila, ex-professor e ex-diretor da EAV. Ambos dividiram ateliê durante anos e Aquila passou a apoiar o norte-americano na corrente abstrata. Da nova fase, surgiu a superposição de planos e das cores fortes da pop art e do expressionismo abstrato.

Em 1980, John entra para o corpo docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde deu aulas de modelo vivo, pintura pós-moderna e desenho de observação. Tornou-se um dos mestres da chamada Geração 80, também influenciado por expoentes da pintura internacional, como Frank Stella, Sam Francis e Richard Diebenkorn, além de Matisse. 

“Inicialmente muito influenciado pelo expressionismo abstrato americano, passando também pela figuração e, posteriormente, pela abstração lírica à qual se dedica até hoje, Nicholson chega ao outono de sua carreira com completo domínio gestual. Sua paleta de cores puras parece evocar o sutil limite entre a transcendência onírica e o chamamento radical da realidade”, avalia o curador.

A mostra fica em cartaz até 10 de junho, com visitação gratuita de quinta a terça, das 10h às 17h (não abre às quartas).

EAV Parque Lage

A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.

Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição “Como Vai Você, Geração 80?”, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências na mostra que celebrou a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético foi também palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.

A EAV está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.

A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com os circuitos de arte nacional e internacional. A instituição integra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Folhas de outono, de John Nicholson
Curadoria: Zenon Valcacer

Inauguração: quinta-feira, 11 de abril de 2024, às 19h
Encerramento: 10 de junho de 2024

Local: Cavalariças | Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 2216-8505

Visitação: de quinta a terça, das 10h às 17h (a exposição não abre às quartas)

Gratuito | aberto ao público | classificação livre

Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Instagram: @parquelage

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via