Folia de Reis da Região Noroeste Fluminense vira Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial

As tradicionais celebrações de Folia de Reis na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro agora são reconhecidas como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial, de acordo com o Projeto de Lei 2638-A/2023, de autoria da deputada Marina do MST (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O projeto vai a autógrafo do governador.

Permeando o imaginário social, as memórias, o território e a vida da população fluminense, as manifestações de Folias de Reis incluem o embalo de cânticos para celebrar o Natal e reverenciar-se diante do reisado, a partir do nascimento de Cristo. A festa religiosa é realizada no período que compreende os meses de dezembro e janeiro.

“Concretização de cultura popular, celebrar o reisado é uma forma de manutenção de memória às tradições e àqueles que já se foram; mas também um instrumento de resistência, na medida que a trajetória do povo destes territórios fluminenses também fundem-se com a sobrevivência destes costumes e celebrações. Portanto, faz-se imprescindível que rememoremos e que esta data seja compreendida enquanto um mecanismo de fortalecer esta importante celebração e festejo popular”, afirma a justificativa do projeto legislativo.

O documento declara que o Poder Executivo poderá apoiar as iniciativas que visem a valorização e divulgação deste bem imaterial, incluindo a celebração de convênios com entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao lazer, nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio